Geral
PF inicia cronograma de serviços para CACs no Acre a partir de julho

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Polícia Federal divulgou, por meio da Portaria DG/PF nº 19.040, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 30, o cronograma de retomada e ampliação dos serviços voltados a caçadores excepcionais, atiradores desportivos e colecionadores de armas de fogo, munições e acessórios, o grupo conhecido como CACs. No Acre, a liberação dos serviços ocorrerá em três fases, com início marcado para o mês de julho.
Segundo a normativa, a partir do dia 1º de julho de 2025, todos os estados brasileiros, incluindo o Acre, já terão disponível o serviço de emissão de Guia de Tráfego, documento necessário para o transporte legal de armas de fogo.
No caso específico do Acre, bem como nos estados de Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima, o cronograma de ampliação dos serviços seguirá as seguintes etapas:
A partir de 16 de julho de 2025: serão disponibilizados os serviços de concessão de Certificado de Registro (CR), além de apostilamento de endereço, documentos, atividades e revalidação de CR;
A partir de 1º de agosto de 2025: começam a ser prestados os serviços de cancelamento de registro, aquisição e registro de armas de fogo;
A partir de 18 de agosto de 2025: estarão disponíveis os serviços de renovação de Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF), gerenciamento de nível de atirador, transferência de propriedade de armas e gestão de recursos administrativos.
Com a publicação da portaria, ficam suspensos até o início dos prazos determinados os pedidos de apostilamentos ou seja, atualizações e alterações em registros de CACs no âmbito da PF.
Comentários
Geral
Armas e munições são encontradas em residência após denúncia de envolvimento com facção em Rio Branco
Suspeito conseguiu fugir por área de mata nos fundos da residência; arma de fogo, munições e uma faca foram localizadas pela Força Tática do 2º BPM
Uma ação da Força Tática do 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre (2º BPM) resultou na apreensão de uma espingarda calibre 28 municiada, dois cartuchos e uma arma branca na tarde desta quinta-feira (31), em uma residência no bairro Calafate, em Rio Branco. A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima feita por meio do aplicativo Agente de Campo, às 15h29.
Segundo a guarnição, a denúncia relatava que um homem, supostamente integrante da facção criminosa Bonde dos 13 (B13), estaria utilizando o imóvel para comercializar entorpecentes e guardar armas. O local seria frequentemente visitado por usuários de drogas e pessoas ligadas à organização criminosa, gerando temor entre os moradores da região.
Ao chegar ao endereço indicado, os policiais avistaram um homem em frente à casa. Ao notar a presença da viatura, ele fugiu por uma área de mata densa localizada nos fundos da residência, que não possui muro. A perseguição foi dificultada pelo terreno de difícil acesso, e o suspeito não foi localizado.
Durante buscas na área de fuga, os policiais encontraram dois cartuchos calibre 28 e uma faca tipo adaga. Mais à frente, escondida entre bananeiras, foi localizada uma espingarda calibre 28 municiada.
A moradora do imóvel, identificada como Jamila Silva de Araújo Nascimento, afirmou aos policiais que não conhecia o homem que havia fugido. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os procedimentos legais. Ninguém foi preso durante a ocorrência.
Você precisa fazer login para comentar.