Cotidiano
Petecão lembra assassinato do pai e diz que decreto de armas de Bolsonaro tem “interesse de empresas e grupos”
O Senado vota nesta terça-feira (18) a manutenção ou a derrubada do decreto das armas, do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A matéria sofreu alterações e uma delas é o veto ao porte de fuzis por pessoas comuns. O primeiro-secretário, senador Sérgio Petecão (PSD/AC) comentou sobre a votação. Ao que parece o voto de Petecão será contrário à medida de Bolsonaro.
Logo cedo, ele relatou um fato triste envolvendo o uso de arma de fogo: a morte do pai. Petecão tinha apenas 14 anos de idade. Ele cita, também, que já possuiu arma de fogo, mas que a esposa Marfisa Galvão retrucou da ideia de ter armas em casa.
“Confesso que uma vez com medo arrumei uma arma , a mulher lá em casa fez uma grande confusão , cuidado com essa arma para as crianças na pegar. Lembro que minha mãe sempre dizia , menino não mexe com arma . Mais o que mais me chocou foi o assassinato de meu pai quando tinha 14 anos. É por isso é por outras que vou procurar ouvir a todos para que possa tomar a decisão correta”, diz o senador acreano.
Petecão disse, ainda, que a desinformação quanto à posse e o porte de armas tem gerado confusão no meio da sociedade brasileira. Ele destacou que buscou aconselhamento junto aos membros do PSD e técnicos do Senado para tomar sua decisão sobre o tema. O parlamentar não escondeu que há muito interesse de empresas para que a posse e o porte de armas tenha liberação.
“Hoje aqui no Senado deveremos votar um projeto que mexe com a vida das pessoas. Impressionante o interesse de empresas e grupos nesse projeto. Preocupado com a vida são poucos!”, pontua ele ao citar que há interesse mais econômico que social em jogo.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura e SEE realizam abertura dos Jogos Estudantis 2025 em fase municipal em Epitaciolândia.
Neste sábado, 26, a Prefeitura Municipal através do prefeito Sérgio Lopes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Assessoria de Desporto Estudantil, promoveu a cerimônia de abertura da fase municipal dos Jogos Estudantis 2025. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Wilson Pinheiro, marcou o início das competições que reúnem alunos de escolas estaduais e municipais em diversas modalidades esportivas.
A solenidade contou com a presença de autoridades locais na pessoa do Sr. Marcelo Galvão Secretário Municipal de Esportes, Eunice Maia Gondim Secretária Municipal de Educação, Professora Edileusa, Núcleo de Educação, e Thiago Menezes, representando a coordenação estadual do Jeac2025. Gestores escolares, professores, atletas e a comunidade prestigiaram o desfile das delegações. Os jogos promovem a união por meio do esporte.
Os Jogos Estudantis têm como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a integração entre os alunos e revelar novos talentos. A fase municipal classificará os melhores atletas para as etapas regionais e estaduais, representando o município em busca de medalhas e experiências enriquecedoras. Epitaciolândia será cidade sede na fase estadual nas modalidades Futsal, Judô e Wrestling.
Comentários
Cotidiano
Morador em situação de rua é esfaqueado após cobrar por serviço em Rio Branco
Railon Muniz foi ferido no pescoço durante discussão por pagamento de R$ 36 e está internado em estado estável
O morador em situação de rua Railon Muniz da Silva foi ferido com um golpe de faca no pescoço na noite de sexta-feira (25), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco. O pedido de socorro só foi feito na tarde deste sábado (26), quando ele procurou ajuda de moradores da região.
Segundo relatos de testemunhas, Railon havia limpado um poço para um morador e, ao cobrar o valor combinado de R$ 36,00, iniciou-se uma discussão. Durante o desentendimento, o agressor desferiu o golpe no pescoço da vítima. Mesmo ferido, Railon conseguiu se afastar do local.
Após o pedido de ajuda, moradores acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou uma ambulância de suporte avançado. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Railon para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral. Seu estado de saúde é considerado estável.
A Polícia Militar esteve na UPA e registrou a ocorrência. O agressor ainda não foi localizado.
Comentários
Cotidiano
Humaitá enfrenta o Manaus e tenta voltar a vencer no Brasileiro

Foto Glauber Lima: O meia João Hassen (10) acredita em boa apresentação do Humaitá
O Humaitá enfrenta o Manaus neste sábado, 26, às 14h30 (hora Acre), no estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, em um duelo válido pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão estreou na competição com derrota na Arena da Floresta e Manaus conquistou um ponto fora de casa contra o Trem.
Erismeu estreia
O confronto fora de casa marca a estreia de Erismeu Silva no comando do Tourão. Com o elenco mais fraco (três atletas foram dispensados após a estreia), o treinador vai para o jogo pressionado por um bom resultado.
Júlio César quer vitória
Júlio César Nunes espera uma grande apresentação do Manaus para conquistar a primeira vitória no torneio. O treinador quer a equipe como protagonista na Série D.
No apito
Rubens Paulo Rodrigues, de Goiás, apita Manaus e Humaitá. Hugo Agostinho e Raimundo José Azevedo, ambos do Amazonas, serão os auxiliares.
Você precisa fazer login para comentar.