Acre
Pesquisa aponta que o Acre é um dos estados com pior desempenho de cobertura vacinal
Relatório da Fundação Abrinq aponta que 68% da população do estado é imunizada com 15 tipos de vacinas.Dados do sistema precisam ser atualizados, diz Estado.
G1

Estado diz que precisa trabalhar mobilização dos municípios para o alcance ser maior (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)
O Acre aparece entre os cinco estados com pior desempenho em cobertura vacinal, segundo aponta o relatório “A Criança e o Adolescente nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)” divulgado pela Fundação Abrinq nesta segunda-feira (24). De acordo com o estudo, que analisa os principais indicadores nacionais associados às crianças e adolescente, o estado acreano tem um pouco mais da metade da população imunizada, 68%.
Dentre os 15 tipos de vacinas incluídas no cálculo, 12 são recomendadas aos menores de um ano de idade. Das três restantes, duas são aplicáveis à população menor de quatro anos e uma à população maior de 60 anos. A parcela da população mais sensivelmente afetada com algum decréscimo na distribuição de vacinas e que incide sobre esse indicador, portanto, é aquela menor de quatro anos de idade.
A análise destaca ainda um grande avanço nas últimas décadas relacionados à imunização. A região Norte apresenta a taxa de cobertura mais baixa entre as regiões, com 76,6%. Destaca-se a região Sudeste com 87,5% de sua população imunizada, seguida das demais regiões, Sul (85,9%), Nordeste (85,5%) e Centro-Oeste (84,7%), ordenadamente, com percentuais iguais.
Durante a análise, o estudo mostra preocupação na porcentagem registrada no Acre. Apenas 68% dessa população é imunizada, segundo o estado, seguido do Distrito Federal (65,4%) e Pará (64,5%), onde pouco mais da metade dessa população é alcançada pelas imunizações.
A gerente de Imunização do Acre, Dora Holanda, atribui esse número a dois fatores. O primeiro à falta de mobilização em alguns municípios do estado e o segundo também às mudanças no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) que, segundo ela, não contabiliza os dados reais do estado.
“Acho que a falta de mobilização por conta de alguns municípios para divulgar mais, ter o próprio planejamento voltado mais para a mobilização. Se divulgassem mais a questão da importância, teríamos um alcance maior”, explica.
Ela diz ainda que antes de algumas mudanças, o Estado também intervia nas cidades porque os recursos não eram destinados de forma individual. Atualmente, segundo Dora, cada município recebe seu recurso.
“O papel do Estado é acompanhar, monitorar e orientar. Só que a cobrança vem pro Estado, então alguns municípios se acomodam e isso interfere na cobertura. Isso é muito preocupante para a gente”, destaca.
Sobre a mudança no sistema e a discrepância de dados entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) e o Ministério da Saúde, Dora disse que isso já foi oficializado e aguardam uma correção nos números relacionados ao estado.
“Depois que mudou o sistema, mais ou menos em 2014, às vezes ele dá problema. Estamos oficializando ao Ministério da Saúde para atualizar o nosso banco de dados, porque interfere na nossa cobertura vacinal. Por exemplo, teve município que alcançou a cobertura 100% de todos os grupos prioritários, mas está com a cobertura baixa no site e isso está em investigação junto ao Ministério da Saúde”, finaliza.
Comentários
Acre
Ciclista morre atropelado no dia do aniversário na Baixada da Sobral, em Rio Branco
Vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância
O ciclista Rizomar Nascimento de Almeida, de 44 anos, morreu na noite deste domingo (22) após ser atropelado no bairro Bahia Velha, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. A tragédia aconteceu no mesmo dia em que ele comemorava aniversário.
Segundo informações apuradas no local, a vítima trafegava de bicicleta pela Rua Mende Sá quando tentou atravessar a via e foi atingida por um caminhão vermelho que seguia no sentido centro-bairro.
Com o impacto, a bicicleta ficou presa debaixo do veículo e há suspeita de que as rodas do caminhão tenham passado sobre o abdômen do ciclista, provocando um grave trauma abdominal, além de possível fratura na região do quadril.
Populares prestaram os primeiros socorros e acionaram a Polícia Militar do Acre e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, foram enviadas ao local. As equipes médicas realizaram manobras de reanimação, mas, apesar dos esforços, Rizomar não resistiu e morreu dentro da ambulância.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para os trabalhos da perícia. Após os procedimentos, o motorista do caminhão foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde deverá prestar esclarecimentos.
A bicicleta da vítima foi entregue aos familiares.
Comentários
Acre
Rio Branco recebe mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza neste domingo, 22, um mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher. A ação integra o programa nacional Mais Especialistas, do Ministério da Saúde, e ocorre em alusão ao Mês da Mulher.
A iniciativa ocorre de forma simultânea em todo o país, envolvendo unidades hospitalares públicas, privadas e filantrópicas. O objetivo central é ampliar o acesso da população a procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Fundhacre, os atendimentos foram concentrados no centro cirúrgico da unidade, beneficiando pacientes previamente reguladas. Ao todo, foram executados procedimentos de diversas especialidades, visando garantir agilidade e reduzir as filas de espera.
Durante a mobilização, estão sendo executados procedimentos de diversas especialidades, como tireoidectomia total, plástica mamária não estética, reparo de manguito rotador, ressecção de cisto sinovial e tratamento de varizes. A ação contempla também demandas ginecológicas, incluindo histerectomias e curetagens, garantindo agilidade no atendimento e redução das filas de espera.
Antonia Neide, paciente contemplada pela ação relata. “Eu sentia muita dor no ombro e, quando trouxe os meus exames, o médico recomendou a cirurgia imediatamente. Graças a Deus, esse procedimento será realizado hoje. Esses mutirões são muito importantes, porque ampliam o acesso aos atendimentos. No meu caso, como eu trabalhava fazendo movimentos repetitivos, acabei desenvolvendo alguns problemas no ombro”, afirmou.
A inclusão da Fundhacre na mobilização nacional foi viabilizada após agenda institucional junto ao Ministério da Saúde, no início de março. O alinhamento reforça o compromisso do Estado com estratégias nacionais de atenção especializada e atendimento humanizado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em queda e permanece abaixo da cota de alerta em Rio Branco


Você precisa fazer login para comentar.