Extra
Peruanos de vários vilarejos próximo à fronteira ainda buscam único posto de gasolina em Assis Brasil
A crise política que só cresce no país vizinho do Acre, o Peru, parece que está longe de acabar. Como consequência, vem afetando cidades e vilarejos que necessitam de combustível para seus veículos.
Como foi noticiado dias atrás, as manifestações tem registrados casos de violência extrema, resultando até em mortes por parte de civis e militares, passando de 50 pessoas brutalmente em confrontos nas regiões mais violentas.
A pequena cidade de Assis Brasil, distante 330km da capital do Acre e 230km da cidade de Puerto Maldonado, está recebendo centenas de peruanos de ao menos 6 vilarejos localizados na transoceânica, que se encontra bloqueada em vários pontos.
Com isso, essas pequenas cidades vêm sendo desabastecida e sem previsão da chegada de caminhões. Segundo foi apurado, com a escassez de combustível, o litro de gasolina estaria chegando a $16 novo sol peruano (soles), equivalente a R$ 21,32 no câmbio deste domingo, dia 29.
Com a média de R$ 5,50 no lado brasileiro, a busca tem aumentado fazendo com que grandes filas se formassem no único posto da cidade de Assis Brasil. O governo do Acre, através de Nota, disse que ‘tem articulado através da Sejusp, tratativas com a prefeitura de Assis Brasil, Agência Nacional do Petróleo, Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos, para que estratégias sejam adotadas no sentido de preservar a integridade física do povo peruano e da nossa população de Assis Brasil, sobretudo, quanto ao transporte de combustível para o lado peruano’.
Segundo foi relatado pelo prefeito Jerry Correia, o proprietário do posto garante que não existe possibilidade de desabastecimento de combustível, mas, chegou a demonstrar preocupação, além do desabastecimento, com a segurança no transporte dos combustíveis, já que os viajantes carregam o material em galões e tambores, e o movimento deve se intensificar nos próximos dias.
Matérias relacionadas:
Crise política no Peru leva moradores de Iñapari a procurar gasolina em Assis Brasil
Segurança Pública do Acre monta estratégias afim de garantir integridade de peruanos na fronteira
Comentários
Extra
Homem é baleado dentro de salão de cabeleireiro em Brasiléia e passa por cirurgia
Vítima sofreu quatro disparos, incluindo dois no abdômen; Polícia investiga autoria da tentativa de homicídio ocorrida no bairro Eldorado.
Um homem identificado como Diplanir da Silva Pereira foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde desta sexta-feira (19), no bairro Eldorado, em Brasiléia (AC). O crime ocorreu por volta das 14h20, em um salão de cabeleireiro onde a vítima trabalhava e caia uma forte chuva.
De acordo com informações da Polícia Militar, um homem armado entrou no estabelecimento e efetuou vários disparos contra Diplanir. Em seguida, fugiu sem ser identificado. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao hospital do município.
O médico responsável pelo atendimento informou que a vítima sofreu quatro ferimentos de arma de fogo: um no braço esquerdo, que provocou fratura; um no joelho direito; e dois na região abdominal, sendo que um projétil ficou alojado, exigindo procedimento cirúrgico. Apesar da gravidade, Diplanir conseguiu relatar à guarnição que não conhece o agressor.
A Polícia Militar do 5º Batalhão do Alto Acre isolou o local e registrou imagens para o boletim de ocorrência. Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime nem sobre a identidade do atirador. O caso será investigado pelas autoridades competentes.
Ainda não divulgado o estado clínico da vítima e se irá ser transferido para a Capital nas próximas horas.
Comentários
Extra
Pesquisa aponta Carlinhos do Pelado com 86,2% de aprovação em Brasiléia
Prefeito do PP aparece entre os gestores mais bem avaliados do Alto Acre, segundo levantamento do Instituto Data Control publicado pelo jornal A Tribuna.
O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado (PP), obteve 86,2% de aprovação entre os moradores do município, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Data Control em parceria com o jornal A Tribuna. O levantamento ouviu 1.317 eleitores entre os dias 1º e 6 de agosto em sete municípios acreanos, incluindo Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó, Brasiléia e Xapuri.
Na regional do Alto Acre, Carlinhos figura entre os prefeitos mais bem avaliados, ficando próximo do colega de Xapuri. A pesquisa considerou as avaliações somadas de “Ótimo”, “Bom” e “Regular”.
A boa avaliação, segundo analistas, reflete ações da atual gestão na área de infraestrutura urbana e rural, como recapeamento de ruas, limpeza pública, abertura de ramais, construção de pontes, além do resgate de eventos esportivos e culturais, como a Copa Bolpebra e o Festival de Praia.
Carlinhos também mantém parceria com o governo do Estado e articulação com a bancada federal, que garante emendas parlamentares para investimentos no município.
Ao comentar o resultado, o prefeito afirmou que a aprovação é fruto do trabalho coletivo. “A voz do povo é a voz de Deus. Quando pedi para ser prefeito, não foi por vaidade, mas para trabalhar pela minha gente. Vamos continuar firmes para fazer mais e melhor”, declarou.
Em seu primeiro mandato, Carlinhos do Pelado consolida-se como uma das lideranças políticas de maior popularidade na região.
Comentários
Extra
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC / Licença Prévia
Governo do Estado do Acre
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC
Licença Prévia
JOSE ALBERTO KAIRALA
Torna Público que recebeu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença Prévia nº 396/2025- para atividade Planejamento Das Obras e Elaboração do Projetos referente a Construção Do Loteamento Kairala, localizado Av. Enoch de Alencar Matos, Brasileia – AC.
Você precisa fazer login para comentar.