Flash
Perícia conclui que van invadiu contramão em acidente que deixou cinco mortos em acidente na BR-317
Motorista é indiciado por homicídio culposo e defesa diz que há divergência e vai pedir uma perícia particular
Por Alcinete Gadelha Agazeta do Acre
A Polícia Civil de Xapuri concluiu o inquérito que investigava o acidente entre uma van e um caminhão, que deixou cinco mortos, na BR-317, em julho deste ano, e indiciou o motorista Jean Lopes de Oliveira Junior por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Isso porque a perícia, apesar de não apontar a velocidade nem o que ocasionou o acidente, apontou que a van foi quem invadiu a contramão, o que ocasionou a batida com o caminhão.
“Conclui o inquérito, ouvi os motoristas, vários passageiros e a perícia foi concluída. E a conclusão do inquérito foi que a van invadiu a faixa do caminhão e houve a colisão e as mortes”, disse o delegado Gustavo Neves.
O inquérito foi encaminhado para o judiciário na última terça-feira, 13, segundo o delegado. Ele informou ainda que as testemunhas relataram que o motorista não estava em alta velocidade.
“A perícia apontou o local da colisão, já a parte de velocidade, isso não foi informado. As testemunhas disseram que ele vinha em velocidade normal, a viagem transcorria tudo bem e que se assustaram já com a pancada, porque foi muito cedo e muitos passageiros estavam dormindo ainda”, acrescentou.
O acidente aconteceu no dia 27 de julho, quando a van seguia de Xapuri com destino à capital acreana, onde as vítimas fariam tratamento de saúde no Hospital de Amor. Além das cinco mortes, outras 11 pessoas ficaram feridas no acidente.
O que diz a defesa
O advogado Mario Rosas, que representa o motorista Jean Lopes, disse que vai pedir uma perícia particular por concluir que o documento não foi preciso nas informações.
“Nós tivemos acesso hoje [quinta,15] pela manhã, à conclusão do inquérito e verificamos, com bastante surpresa, a conclusão do laudo pericial, que foi uma conclusão muito rápida e subjetiva, na qual, lamentavelmente, o perito não indica nenhum critério técnico que possa levá-lo a esta conclusão de que o Jean estaria invadindo a contramão”, disse.
Além disso, Rosas informou que duas testemunhas indicam que o motorista pode ter invadido a pista contrária, mas que também há testemunha que indica que ele teve o cuidado necessário e que não invadiu em nenhum momento.
“Então, há um conflito de depoimentos e, com relação à perícia, a própria defesa vai buscar uma perícia particular de peritos renomados para que possa também elaborar o seu parecer. E também por causa da conclusão subjetiva da perícia”, acrescentou.
Com a conclusão do inquérito, e envio para o judiciário, o caso deve seguir para o Ministério Público, que deve ou não oferecer denúncia contra o motorista. Só então a defesa será notificada.
Comentários
Flash
Sebrae selecionou 50 negócios inovadores para programa de aceleração Acre for Startups
Selecionados participarão de capacitações e mentorias focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado
Nesta quinta-feira (10), o Sebrae no Acre realizou a abertura do programa Acre For Startup com a apresentação dos 50 negócios e iniciativas de grande potencial selecionados para participar do programa intensivo de pré-aceleração. Os selecionados participarão de capacitações e mentorias focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado.
De acordo com o gestor de Inovação do Sebrae no Acre, Jorge Freitas, 176 empresas se inscreveram para participar do programa, número maior que as expectativas, e de seis cidades do estado. Essa é a primeira fase do processo com previsão de duração de dois meses. “Os 20 melhores modelos de negócios serão classificados para a segunda etapa, onde serão acelerados e receberão uma Bolsa Sócio Empreendedor no valor de R$ 6.500 mensais, cada, durante seis meses”, afirmou.
Com essa iniciativa, o Sebrae busca promover a competitividade e o amadurecimento de negócios inovadores e tecnológicos, bem como dar o suporte para esses empreendedores possam tirar as ideias de negócios do papel e começar a fazer uma prática de mercado.
Uma das empresas selecionadas foi o Chamaí App, um aplicativo multisserviços que visa facilitar o processo de contratação entre o prestador de serviço e quem deseja contratá-lo. “Minhas expectativas são as melhores. O Acre For Startup será um grande portal que vai oportunizar conhecimentos essenciais para estruturar o negócio, de forma segura para que eu possa evoluir de forma escalonada”, afirmou a CEO da empresa, Tais Oliveira.
O diretor municipal de Tecnologia da Prefeitura de Rio Branco, Manoel de Jesus Lima Ferreira, participou do evento é destacou a importância do programa para apresentar ideias e soluções que vão contribuir com a comunidade. “É muito gratificante saber que as ideias que estão vindo daí, elas serão aproveitadas pela cidade”, frisou.
Os projetos selecionados apresentam soluções para os segmentos da saúde, agricultura, alimentação, educação e impacto social. A lista com as statups selecionadas estão disponíveis no site https://bit.ly/m/
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia promove festa do Dia das Crianças com várias atrações e bolo gigante
A Prefeitura de Brasiléia promoveu um linda festa do dia das crianças nesta sexta-feira 11, na quadra de esportes do centro Cultural Sebastião Dantas.
Centenas de crianças e adultos participaram da linda festa e se divertiram com brincadeiras, pula-pula, brinquedos infláveis e no parquinho infantil entregue a comunidade. Também teve distribuição de cachorro quente, pipoca e bolo gigante.
A gestão municipal faz questão de valorizar as datas especiais, e parabenizar nesse dia as crianças do município.
Neste dia celebremos a magia de ser criança, um período em que a imaginação não tem limites e os sonhos ganham asas. É um tempo de brincadeiras, amizades sinceras e sorrisos verdadeiros.
Parabenizamos todas as crianças por sua pureza de coração, por sua capacidade de enxergar o mundo com olhos cheios de encantamento e por nos ensinarem a valorizar as coisas simples da vida.
Feliz Dia das Crianças a todos os pequenos. Que a alegria, amor, afeto e sinceridade das crianças contagiem nossas vidas e que possamos aprender com os pequenos o verdadeiro significado da palavra amor.
Comentários
Flash
Cão policial federal realiza apreensão de entorpecentes nos Correios antes de aposentadoria
A Polícia Federal, por meio do seu canil, realizou nesta sexta-feira, 11/10, mais uma apreensão de entorpecentes durante fiscalização de rotina. Nesta ocasião, a fiscalização ocorreu nos Correios.
Esta é a 18ª apreensão do ano em empresas de transportes, totalizando mais de 50 kg de drogas apreendidas até o momento em 2024.
Nesta ocasião, também é anunciado o início da aposentadoria do cão de detecção de drogas (CDD) Eagle. Eagle, que prestou serviços à Superintendência da Polícia Federal no Acre ao longo de 7 anos, foi responsável por diversas apreensões, somando mais de 400kg de drogas interceptadas durante esse período.
Nos próximos dias um novo cão chegará a Rio Branco, em substituição ao CDD Eagle.
Você precisa fazer login para comentar.