Cotidiano
Pediatras alertam para aumento de desafios perigosos na internet
Pais devem supervisionar atividades dos filhos nas redes, orienta SBP
Divulgados e ampliados com rapidez por meio de imagens, vídeos ou jogos online e em diferentes plataformas, os chamados desafios promovidos via internet podem causar risco à vida, à integridade física e psicológica e, em alguns casos, fatalidades ou danos irreversíveis a crianças e adolescentes. O alerta é da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
A proposta de desafios perigosos nas redes, como a própria entidade os intitula, é estimular a prática de comportamentos de risco e autoagressivos, muitas vezes sob a falsa impressão de atitude inofensiva ou até mesmo de brincadeira. Para os pediatras, como a maioria desses desafios convida à agressão física ou psíquica, eles devem ser considerados violência e crime.
A SBP cita pesquisas observacionais da internet realizadas nos Estados Unidos, na França e no Brasil que descreveram mais de 100 maneiras de nomear esses desafios. Os padrões de comportamento de risco mais frequentemente identificados entre os adolescentes são: práticas de sufocamento, asfixia ou apneia; práticas de autoagressão ou heteroagressão; e ações como o uso de pílulas mágicas com teor desconhecido de pó branco ou colorido, jantares com detergentes como bebidas e pastilhas de sabão como refeição, engolir chips e bolinhas magnéticas e dangerous selfies, dentre outras.
Entre as recomendações da entidade para evitar fatalidades entre crianças e adolescentes está a atualização da comunidade médica, especialmente dos pediatras, para que possam orientar, durante as consultas, sobre prevenção dos riscos e segurança online.
“Também é fundamental a conscientização sobre riscos on-line para os educadores escolares, psicólogos e profissionais da área de saúde mental que trabalham com crianças e adolescentes em diferentes comunidades e circunstâncias”, avalia a SBP.
A entidade ressalta ainda que os pais são responsáveis legais e morais pelos cuidados dos filhos e que precisam estar presentes na supervisão das atividades deles nas redes digitais, com regras claras na convivência diária sobre segurança, privacidade, bloqueio de mensagens inapropriadas, violentas ou discriminatórias, que possam causar danos físicos ou mentais, e com a orientação para a não prática de desafios.
“Em uma sociedade em que a força do corpo e do poder faz parte da cultura, assim como testar os próprios limites como prova de coragem sem medir as consequências do perigo reflete uma atitude peculiar na adolescência, precisamos estar mais alertas na análise dos ‘desafios perigosos’ e das consequências dos ‘jogos mortais’.”
Edição: Juliana Andrade
Comentários
Cotidiano
Polícia prende quinto integrante de quadrilha acusada de roubos em Porto Walter
Grupo era formado por quatro homens e uma mulher de cidades vizinhas; ação teve perseguição com tiros no centro da cidade

Os outros quatro integrantes, incluindo uma mulher, já haviam sido presos pela manhã em uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar. Foto: cedida
Porto Walter, 13 de maio de 2025 – A Polícia Civil, em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu na tarde desta terça-feira (13) o quinto integrante de uma quadrilha acusada de cometer vários roubos no município. O homem foi capturado no quintal de uma residência no Centro de Porto Walter, horas após a prisão dos outros quatro suspeitos – incluindo uma mulher que é irmã de um dos acusados e namorada de outro.
Imagens registradas por moradores mostram o momento tenso da captura, com um policial em bermuda perseguindo o suspeito enquanto tiros ecoavam no local. “Estão atirando!”, relata a pessoa que filmou a cena. Dos cinco presos, quatro são naturais de Marechal Thaumaturgo e um é de Porto Walter.
As prisões fazem parte de uma operação para desarticular grupos criminosos atuantes na região. Todos os detidos serão encaminhados à delegacia para interrogatório e devem responder por roubo e associação criminosa. A polícia investiga se a quadrilha está envolvida em outros crimes no Vale do Juruá.
Comentários
Cotidiano
325 atletas estão confirmados na disputa do Campeonato Estadual

Foto PHD: Estadual vai ter um número expressivo de competidores
O departamento técnico da Federação de Taekwondo do Estado do Acre (Feteac) confirmou a inscrição de 325 atletas para a disputa do Campeonato Estadual, competição programada para os dias 24 e 25 deste mês no ginásio do Sesc.
A competição vai ser promovida nas categorias Mirim, Infantil, Cadete, Juvenil, Adulto e Master com lutadores de Rio Branco, Porto Acre, Plácido de Castro, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e da Vila Campinas.
“Os números do Estadual são expressivos e teremos grandes combates em todas as categorias”, comentou a Mestre Aldeniza Fernandes, uma das coordenadoras do Estadual.
Em dois dias
A Feteac inova em 2025 e por isso vai realizar o torneio em dois dias.
“No ano passado fizemos a competição somente em um dia e ficou muito desgastante para todos. Com o campeonato em duas datas ficará melhor para os atletas e também para os torcedores prestigiarem o evento”, explicou Aldeniza Fernandes.
Comentários
Cotidiano
Teles vai promover Torneio Aberto no CIE nos dias 17 e 18

Foto PHD: Equipes estão sendo formadas para o evento no fim de semana
Com o objetivo de conseguir recursos financeiros para jogar uma competição em Porto Velho, Rondônia, a direção do Teles vai promover nos dias 17 e 18 deste mês no Centro de Iniciação ao Esporte um Torneio Aberto de Vôlei, no masculino. A inscrição da competição será R$ 20,00 por atleta.
“Essa foi a alternativa encontrada para podermos disputar o torneio Sub-23 em Porto Velho. Vamos promover um fim de semana com muito voleibol no CIE”, declarou Alfredo Teles.
Melhores jogadores
Segundo Alfredo Teles, as equipes estão sendo montadas para o Torneio Aberto e alguns dos melhores jogadores acreanos estarão em quadra.
“Vamos ter um torneio bem disputado. Esses eventos fora do calendário oficial são bem prestigiados”, avaliou o coordenador do Aberto.
Você precisa fazer login para comentar.