Geral
PCAC participa do III Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência contra a Mulher
“A presença feminina nas forças de segurança tem sido cada vez mais relevante, e esse evento reforça a necessidade de aprimorarmos nossas estratégias e fortalecer o apoio às vítimas”

Delegadas, policiais e bombeiras compartilham experiências e estratégias para fortalecer a proteção das vítimas e o trabalho das forças de segurança. Foto: cedida.
Entre os dias 19 e 20 de março, a Polícia Civil do Acre (PCAC) esteve representada no III Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, realizado no Ministério da Justiça, em Brasília/DF. Participaram do evento a delegada Dra. Juliana De Angelis e a agente de polícia Luecia Carvalho, que atua no gabinete da direção do Instituto Médico Legal (IML).
O encontro reuniu mulheres das forças de segurança pública de todo o país para a troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e discussão dos desafios enfrentados no combate à violência contra a mulher. Representando o estado do Acre, também participaram a tenente-coronel da Polícia Militar, Ana Cássia Monteiro, e a tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Mirla Santos.
Neste ano, o evento teve um significado especial, pois, em 2025, serão comemorados os 40 anos da criação da primeira Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), inaugurada em 1985, em São Paulo (SP). Essas unidades especializadas, frutos da mobilização do movimento feminista, estão presentes em todas as regiões do Brasil e desempenham um papel essencial na proteção e no acolhimento das vítimas de violência doméstica e de gênero.

Delegada Juliana De Angelis e agente Luecia Carvalho representam a Polícia Civil do Acre no III Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Foto: cedida.
“Participar deste encontro nos permite trocar conhecimentos com profissionais de todo o país e buscar soluções eficazes para o enfrentamento da violência contra a mulher. A presença feminina nas forças de segurança tem sido cada vez mais relevante, e esse evento reforça a necessidade de aprimorarmos nossas estratégias e fortalecer o apoio às vítimas. No Acre, seguimos firmes no compromisso de garantir a proteção e dignidade das mulheres que buscam ajuda em nossas delegacias”, destacou Dra. Juliana De Angelis.
O III Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência contra a Mulher reafirma o compromisso das instituições de segurança pública com a proteção e garantia dos direitos das mulheres, promovendo ações integradas e aprimorando o atendimento especializado às vítimas em todo o Brasil.
Comentários
Geral
Motorista é preso por embriaguez ao volante após acidente em Cruzeiro do Sul
Teste do bafômetro apontou 0,40 mg/L de álcool; colisão ocorreu na Boca da Alemanha

No início da madrugada desta quarta-feira, 31, um homem de 28 anos, identificado como Leonardo, foi preso pela Polícia Militar após se envolver em um acidente de trânsito na região conhecida como Boca da Alemanha, em Cruzeiro do Sul. O teste do bafômetro confirmou que o condutor havia ingerido bebida alcoólica.
De acordo com a Polícia Militar, Leonardo conduzia um veículo quando colidiu contra uma motocicleta que estava estacionada em frente a uma residência. O proprietário da moto informou que havia acabado de chegar em casa e deixado o veículo parado, quando o automóvel atingiu a motocicleta, arremessando-a para fora da pista.
O motorista alegou que trafegava pela via, mas, devido à falta de iluminação, à neblina e à forma como a motocicleta estaria estacionada, não conseguiu desviar a tempo, provocando a colisão.
Submetido ao teste do etilômetro, foi constatado o índice de 0,40 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor acima do permitido pela legislação. Diante do resultado, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Geral de Polícia Civil.
Os dois veículos sofreram avarias materiais, e o caso foi registrado para as providências cabíveis.
Comentários
Geral
Caminhão pega fogo após parada na Via Chico Mendes, no Segundo Distrito de Rio Branco
Um motorista, ainda não identificado, teve o caminhão incendiado na noite desta terça-feira (30), após parar o veículo para atender uma ligação telefônica na Via Chico Mendes, na Vila do Denit, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo relato do condutor, ele havia estacionado o caminhão quando percebeu fumaça saindo debaixo da cabine. Em seguida, as chamas se espalharam rapidamente e tomaram conta da parte frontal do veículo. O motorista conseguiu sair a tempo e acionou o Corpo de Bombeiros Militar.
Uma equipe do Segundo Batalhão foi enviada ao local com um caminhão-tanque e uma caminhonete, conseguindo controlar o incêndio em poucos minutos. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
O caminhão transportava gêneros alimentícios para uma empresa da capital. O veículo, de placa BWV-4F76, pertence a uma transportadora. O motorista informou ainda que tanto o caminhão quanto a carga — que já havia sido distribuída — possuem seguro.
O proprietário da empresa foi comunicado sobre o ocorrido, e os procedimentos para a remoção do veículo devem ser realizados nesta quarta-feira (31).
Comentários
Geral
PMAC recupera veículo roubado em Sena Madureira

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 8º Batalhão, recuperou um veículo com registro de roubo na manhã desta terça-feira, 30, no município de Sena Madureira, interior do estado.
A ação ocorreu após a guarnição de serviço receber informações da possível localização do automóvel em uma área de matagal, situada no bairro Ana Vieira, nas proximidades da Estrada do Juruá. De posse da denúncia, os policiais deslocaram-se até o local indicado e lograram êxito na localização e recuperação do veículo.
No local, foi constatado que o automóvel não apresentava avarias aparentes. Diante disso, o veículo foi apreendido e encaminhado à delegacia de polícia para a adoção das providências cabíveis.



Você precisa fazer login para comentar.