Cotidiano
Paysandu vence Vila Nova por 4 a 0, e conquista Copa Verde pela quarta vez
A equipe comandada por Hélio dos Anjos superou Rio Branco-AC, Manaus e Remo antes de enfrentar o Tigre na decisão. Nos sete jogos do torneio, foram 18 gols marcados e apenas dois sofridos.

Festa dos campeões começou no gramado e seguiu numa churrascaria. Créditos: Staff Images
Com Assessoria CBF
O Paysandu venceu o Vila Nova por 4 a 0, no Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia, e conquistou a Copa Verde pela quarta vez em sua história, na noite desta quarta-feira (29). Nicolas, João Vieira, Vinicius Leite e Edinho marcaram os gols do triunfo paraense. A vitória foi a cereja no bolo do Papão, que já havia goleado o Tigre por 6 a 0, pelo jogo de ida, no Curuzu, em Belém.

Paysandu conquistou a Copa Verde pela quarta vez. Créditos: Staff Images / CBF
Com o título, a grande torcida do Papão pode soltar o grito de campeão nesta temporada, depois de ter sido derrotada na decisão em 2023. Graças à conquista, o clube, que levantou a taça em 2016, 2018 e 2022, também se classificou diretamente para a terceira fase da Copa do Brasil de 2025.
Nesta edição, a equipe comandada por Hélio dos Anjos superou Rio Branco-AC, Manaus e Remo antes de enfrentar o Tigre na decisão. Nos sete jogos do torneio, foram 18 gols marcados e apenas dois sofridos.
Do outro lado, fica a campanha honrosa do Vila Nova, que segue em busca de levantar a taça da Copa Verde pela primeira vez e que foi vice-campeão em três edições: 2021, 2022 e 2024.

Paysandu conquistou a Copa Verde pela quarta vez. Créditos: Staff Images / CBF
O JOGO
Em desvantagem, o Vila Nova relacionou 11 jogadores das categorias de base para a partida. Quatro deles estiveram entre os titulares: os zagueiros Vitor Graziani e Léo Gama, o lateral Marcos Rondon e o meia-atacante João Lucas. Já o treinador Hélio dos Anjos colocou o que tem de melhor em campo, como uma demonstração de respeito aos adversários.
Aos três minutos de jogo, Nicolas mostrou o motivo de ser o artilheiro da Copa Verde. Ele aproveitou tentativa de Ruan Ribeiro e escorou para marcar seu sexto gol na competição.

Nicolas abriu o placar pelo segundo jogo da final da Copa Verde. Créditos: Staff Images/CBF
Aos 13 minutos, os goianos responderam com Henrique Almeida que finalizou, mas o chute foi defendido por Diogo Silva. Aos 21 minutos, o árbitro retirou o cartão vermelho aplicado ao lateral Edilson, do Paysandu.
O Tigre seguiu tentando e, aos 37 minutos, Estevão teve chance na entrada da área, mas o chute colocado passou por cima do gol. Dois minutos depois, o Paysandu ampliou o placar com João Vieira, que não desperdiçou chance na entrada da área.

João Vieira em comemoração pelo segundo gol do Paysandu pela final da Copa Verde. Créditos: Staff Images/CBF
Mesmo com o título encaminhado, o Paysandu não abriu mão de jogar no segundo tempo e, aos 26 minutos, fez o 3 a 0. Vinicius Leite empurrou para o fundo das redes, com passe de Edinho.
Após a assistência, Edinho marcou o gol mais bonito da noite. Ele recebeu lançamento, deu um chapéu no goleiro do Vila Nova e tocou a bola para transformar a vitória em goleada e fechar o placar da final, coroando o título do Paysandu com um tento marcante.

Edinho marcou um gol e deu uma assistência contra o Vila Nova. Créditos: Staff Images / CBF
VILA NOVA: Vitor Hugo; Apodi (Breno), Vitor Graziani, Léo Gama e Marcos Rondon (Lucas Bispo); Bruno Matias, João Vitor e Luciano Naninho (Islan); João Lucas (Carlos Miguel), Estevão (Gustavo Pajé) e Henrique Almeida. Treinador – Raphael Miranda.
PAYSANDU: Diogo Silva; Edílson, Wanderson, Lucas Maia e Kevyn; João Vieira (Netinho), Leandro Vilela (Val Soares) e Juninho (Vinicius Leite); Esli García (Robinho), Ruan Ribeiro (Edinho) e Nicolas. Treinador – Hélio dos Anjos.

Taça da Copa Verde foi disputada por Vila Nova e Paysandu. Créditos: Staff Images/CBF
Comentários
Cotidiano
Chuvas intensas causam pontos de alagação em cerca de 10 bairros em Rio Branco

A forte chuva que atinge Rio Branco desde a madrugada desta quarta-feira (17) deixou pontos de alagação em ao menos 10 bairros da capital e causa elevação rápida de igarapés. As informações foram repassadas pelo repórter David Medeiros durante o ac24horas Play desta quarta-feira (17).
De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, ao menos 10 bairros de Rio Branco amanheceram com pontos de alagamento. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, que coordena o órgão e acompanha a situação desde as primeiras horas do dia. A previsão indica que a chuva deve persistir pelo menos até as 10h, mantendo o cenário de alerta na cidade

Foto: David Medeiros/ac24horas
Imagens exibidas ao vivo pelo ac24horas mostram a situação crítica da Rua 7 de Setembro, no bairro Habitar Brasil. O local apresenta dificuldade de acesso para veículos devido ao acúmulo de água, refletindo problemas recorrentes de drenagem agravados pelo alto volume de chuva em curto intervalo de tempo.
Segundo a Defesa Civil, Rio Branco registra uma média de 10 milímetros de chuva por hora. O volume é considerado extremamente elevado, já que, em apenas uma hora, chove o equivalente ao esperado para um dia inteiro. O volume intenso tem sobrecarregado os sistemas de drenagem e provocado a elevação rápida dos igarapés que cortam a capital.

Foto: David Medeiros/ac24horas
Ao todo, pelo menos oito igarapés atravessam a área urbana de Rio Branco e vários deles estão em situação crítica. Um dos mais afetados é o igarapé São Francisco, que recebe grande volume de água proveniente de afluentes menores. Na região do bairro Conquista, onde o repórter acompanhou a situação in loco, é possível observar igarapés em ritmo de enxurrada e despejando água diretamente no São Francisco.
Como consequência, algumas residências amanheceram com água nos quintais e ruas completamente alagadas. Além disso, há preocupação com o nível do Rio Acre, que na manhã desta quarta-feira marcou 6,30 metros. A previsão da Defesa Civil é de que o manancial possa subir entre três e quatro metros nas próximas horas, caso o volume de chuva se mantenha.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico
O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.
“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.
Trabalho físico
Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.
“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.
Matheus Nego
O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.
Comentários
Cotidiano
Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.
“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.
Rio Branco e Independência
O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.
Agradeceu o apoio
O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.
“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.

Você precisa fazer login para comentar.