Duas comunidades rurais já sofrem com os efeitos da alagação do Rio Acre: as comunidades do Panorama e do Catuaba, na região do Belo Jardim. Essas comunidades também estão recebendo auxílio da Prefeitura de Rio Branco.
Acre
Parlamentares de Brasiléia se reúnem com Secretária de Saúde do Município
Na manhã desta quarta-feira, 17, os vereadores Marivaldo Oliveira, Bil Rocha, e o Presidente da Câmara de Brasiléia, Mário Jorge, estiveram na Secretaria Municipal de Saúde de Brasiléia para saber da Secretária Sr.ª Aldenice Ferreira quando o aparelho de Ultrassonografia estará pronto para atender a população do município.
Segundo os vereadores, a população tem cobrado dos mesmos uma resposta para o problema, uma vez que o aparelho de ultrassonografia encontra-se inutilizado há vários meses por falta de um profissional que saiba manusear o aparelho, e quem precisa fazer exames gratuitos na rede pública, fica desassistido tendo que gastar o que não tem em laboratórios particulares.
O encontro com os parlamentares aconteceu no gabinete da secretária de saúde Aldenice, que também bastante preocupada disse que certamente a partir do dia 1 de Agosto iniciam os atendimentos na Unidade Francisco Azevedo Correa. “Estamos trabalhando para que os atendimentos aconteçam de segunda a sexta-feira, no período da manha e da tarde”, disse a secretária.
Para o presidente da Câmara Mário Jorge, a reunião foi bastante produtiva, e que está satisfeito com a resposta obtida da secretária. “Não podemos fugir da nossa responsabilidade, enquanto parlamentar estarei sempre à disposição da população para cobrar e esperamos que sejamos atendidos”, disse ele.
Na referida reunião, os vereadores também pediram uma explicação sobre a triste realidade que passam os produtores do seringa Rubicon, Filipinas, e parte do Seringal Porongaba. Mário Jorge lembrou que infelizmente o Rubicon passa por essa situação por conta da incompetência de alguns Deputados na época, que não pensaram no povo e deixaram que geograficamente uma área dentro de Brasiléia, que pertencia o município de Brasileia viesse a pertencer ao município de Epitaciolândia. “Temos que convocar os prefeitos dos municípios envolvidos para debater e resolver esse problema”, ressaltou Mário Jorge.
Aldenice Ferreira citou ainda que não acho justo Brasiléia arcar com as despesas de outro Município. “Espero que o CONDIAC possa resolver o mais rápido possível a situação da delimitação territorial daquela área”, Finalizou a secretária.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco intensifica ações de emergência para famílias afetadas por fortes chuvas
Diante da situação crítica, a administração municipal, em conjunto com a Defesa Civil estadual, está concentrando esforços nos 19 bairros mais atingidos pelos alagamentos

O volume acumulado de água em razão das fortes chuvas, fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade. Foto: captada
A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.
O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas. Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.
Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.
Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.
“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências. Foto: capadas
Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.
A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas. Foto: assessoria
Comentários
Acre
Com 40 bairros atingidos pela cheia do Rio Acre e enxurradas, Prefeitura de Rio Branco já abrigou mais de 70 famílias
Acre
Vídeo: Cheia do Rio Acre vira cenário de lazer para donos de jet-skis e lanchas em Rio Branco
Calçadão da Gameleira e bairro da Base reuniram banhistas, famílias e embarcações recreativas durante a tarde de domingo
A cheia do Rio Acre em Rio Branco, que tem causado transtornos a dezenas de famílias ribeirinhas, também acabou se transformando em cenário de lazer para proprietários de veículos aquáticos, como jet-skis e lanchas, que aproveitaram o nível elevado do rio para se divertir neste domingo.
As regiões da Gameleira e do bairro da Base concentraram a maior movimentação. Em meio à descida de balseiros e à água barrenta, diversos condutores colocaram suas embarcações na água para realizar passeios e manobras, atraindo a atenção de quem acompanhava tudo do calçadão.
No calçadão da Gameleira, centenas de pessoas — entre adultos, crianças e até animais de estimação — aproveitaram a tarde ensolarada para caminhar, socializar e observar a movimentação no rio, transformando o local em um ponto de encontro informal.
Apesar de algumas manobras consideradas arriscadas, não houve registro de acidentes envolvendo jet-skis ou lanchas ao longo do dia, segundo informações apuradas.
As autoridades, no entanto, reforçam o alerta para que os condutores mantenham cautela, especialmente durante o período de cheia, quando há aumento do fluxo de balseiros, troncos e outros obstáculos que podem representar riscos à navegação recreativa.



























Você precisa fazer login para comentar.