Conecte-se conosco

Flash

Palácio Rio Branco é iluminado em celebração ao Dia Internacional da Mulher: ‘Temos lutado pela vida de todas’, diz governadora em exercício Mailza

Publicado

em

Nem mesmo a forte chuva atrapalhou quem saiu para ver o acender das luzes do Palácio Rio Branco, nesta sexta-feira, 7. A iluminação rosa em alusão ao Dia Internacional da Mulher, data celebrada neste sábado, 8, foi acesa no Salão Nobre da sede do Executivo acreano e será mantida durante todo o mês de março.

Acender das luzes simboliza luta, empoderamento e respeito que todas as mulheres merecem. Foto: Neto Lucena/Secom

A cerimônia contou com a apresentação da banda Furiosa, da Polícia Militar do Acre (PMAC), e reuniu centenas de pessoas, servidores, secretários e secretárias de Estado.

A governadora em exercício e também secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, disse que o ato representa o “compromisso do governo com a vida das mulheres”. “É acender uma luz para toda a sociedade acreana: as mulheres precisam ser respeitadas, protegidas e ocupar todos os espaços”, disse.

Ao lado da primeira mulher a governar o Acre, Iolanda Fleming, vice-governadora disse que momento é de reconhecer e honrar todas as mulheres que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da sociedade acreana. Foto: Neto Lucena/Secom

Ao cumprimentar as presentes, agradeceu o trabalho de cada uma pelo Estado e destacou que o “trabalho desenvolvido pelas mulheres é necessário para criar uma sociedade com menos desigualdades”

Mais de 500 balões foram soltos pelas mulheres para marcar o mês em que se celebra a luta histórica em defesa do gênero feminino.

Balões foram soltos ao céu em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Foto: Neto Lucena/Secom

A missão do acender das luzes é celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres acreanas e reforçar o compromisso do Estado na proteção feminina.

A capitã da Polícia Militar, Adriana Santos, falou da importância da atuação feminina na Polícia Militar do Acre. “Que tenhamos cada vez mais mulheres ocupando esses espaços e a valorização das policiais militares com segurança, igualdade, oportunidade de treinamento e promoção profissional. Quando protegemos uma mulher, protegemos também uma família, pois a mulher nunca tá sozinha”, enfatizou.

Evento teve como foco o empoderamento feminino. Foto: Neto Lucena/Secom

A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marta Renata Freitas, primeira mulher à frente do mais alto cargo da instituição em 108 anos falou da importância de ter mulheres ocupando esses espaços. “Temos esse compromisso de dar voz às mulheres, permitir participação ativa nos lugares de decisão. A essência feminina é muito importante dentro da corporação”, destacou.

Comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata. “Nosso compromisso é usar esse espaço que nos foi dado justamente para promover ações de fortalecimento às políticas públicas voltadas para as mulheres”. Foto: Neto Lucena/Secom

Desde o início do governo Gladson Camelí, foi criada a Patrulha Maria da Penha, e nesses últimos cinco anos, implantada  uma patrulha em cada batalhão. “Todo o Estado hoje é coberto por uma patrulha da Maria da Penha”, informou Marta Renata.

Acre é destaque no combate ao feminicídio e proteção às mulheres.

No seu segundo mandato, o governador Gladson Camelí criou a secretaria da Mulher (Semulher). Inaugurada em 2023, é responsável por ações estratégicas pelo fim da violência feminina.

A Semulher atua de forma contínua, ou seja, os programas e projetos instituídos são desenvolvidos periodicamente. Além disso, durante o ano, a pasta tem campanhas pontuais de intensificação dos serviços, como o Bloco do Respeito, no Carnaval; o Mês da Mulher; o Agosto Lilás; o estande presente na ExpoAcre 2024; e os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, eventos que alcançam uma grande quantidade de pessoas e causam um impacto na sociedade quanto à necessidade urgente de preservar os direitos das mulheres.

A pasta também promove palestras da campanha Feminicídio Zero para estudantes das escolas públicas, tanto de Rio Branco quanto no interior.

Além disso, há o trabalho do Ônibus Lilás, que leva os atendimentos às cidades do interior do estado, levando informação e se aproximando cada vez mais das mulheres, independente de sua localização geográfica.

Além de convocar mais efetivo para a segurança pública, a gestão de Gladson Camelí também cuidou do espaço físico da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Em 2023, foi entregue a reforma e ampliação da unidade, que se tornou um espaço acolhedor e pensado para mulheres nos mínimos detalhes, principalmente quando essa cidadã está vulnerável, que é o caso das vítimas de violência doméstica.

Neste ano, foi entregue em Cruzeiro do Sul, o Centro de Referência da Mulher Brasileira, construído com emenda da atual vice-governadora quando senadora da República. A inauguração contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Mailza destinou ainda verba parlamentar para construção de um centro em Epitaciolandia (espaço está em construção e vai atender todo o Alto Acre) e um para a capital, Rio Branco.

As redes sociais também são um instrumento de informação da Semulher. Constantemente, a equipe da pasta produz conteúdos com linguagem simples e que ajudam a identificar os tipos de violência que a mulher pode passar. Confira em @semulher.

O combate ao feminicídio e proteção às vítimas tem sido uma das prioridades da gestão. O Acre foi um dos primeiros a debater a criação de um fundo para pagamento de um salário-mínimo para órfãos de feminicídio. Liderado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com a Semulher e também a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), um grupo de trabalho está ajustando um projeto de lei que deve ser apresentado para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

A criação do fundo está prevista na Lei Estadual n° 4.065/2022, aprovada em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Gladson Camelí, que criou a Política Estadual de Proteção e Atenção Integral aos Órfãos e Órfãs de Feminicídio.

Os recursos para pagamento são provenientes do Fundo Estadual de Reparação às Vítimas de Crimes (Fervs) no valor de um salário-mínimo por filho com idade de 0 a 18 anos, em caso de feminicídio consumado e comprovada situação de pobreza.

Confira a programação do mês de março da Secretaria da Mulher para todo o estado:

Cronograma Março – Mês da Mulher 2025

Canais para denunciar:

  • Central de Atendimento à Mulher – 180
  • Polícia Militar -190
  • Secretaria de Estado da Mulher (Semulher): recebe denúncias de violações de direitos da mulher no Acre. Telefone: (68) 99930-0420. Endereço: Travessa João XXIII, 1137, Village Wilde Maciel;
  • Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Juruá – (68) 99947 9670
  • Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Alto Acre – (68) 99930 0383
  • Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Purus – (68) 99913 6110
  • Delegacias especializadas no atendimento de crianças ou de mulheres ou qualquer unidade da Polícia Civil
  • Centro de Atendimento à Vítima – (68) 99993-4701 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Acre avança no enfrentamento ao fogo com redução de 77,75% dos focos de calor

Publicado

em

As ações de combate e redução de focos de calor em todo o território acreano vêm sendo intensificadas por meio de um esforço conjunto do Governo Federal e Governo do Estado do Acre com execução através do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre e demais órgãos parceiros. A partir da Sala de Situação Operacional, onde inteligência e geoespacialização monitoram as ocorrências em tempo real, os recursos são acionados conforme a necessidade, priorizando as regiões mais afetadas. Este ano, registramos uma redução expressiva de cerca de 77% na densidade de focos de calor em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2024 foram registrados 8.655 focos, enquanto em 2025 esse número caiu para 1.401.As ações de combate e redução de focos de calor em todo o território acreano vêm sendo intensificadas por meio de um esforço conjunto, com financiamento do Governo Federal e execução integrada do Governo do Estado do Acre e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre.

Além das ações de combate, tem-se investido fortemente em medidas preventivas e educativas. Somente em 2025, foram realizadas mais de 2 mil atividades preventivas, alcançando diretamente mais de 100 mil pessoas conscientizadas em todo o território acreano. Esse conjunto de esforços fortalece a proteção ao meio ambiente, preserva vidas e garante maior segurança às famílias acreanas.

Atualmente, o Acre conta com 18 bases operacionais distribuídas estrategicamente em todo o estado, garantindo alcance direto em 21 dos 22 municípios. Para dar suporte às ações, são empregados diariamente mais de 150 bombeiros militares em serviço, dentre eles cerca de 100 profissionais dedicados exclusivamente ao enfrentamento dos focos de calor, atividades de proteção ambiental e monitoramento de regiões críticas. Complementando essa estrutura, 36 viaturas estão mobilizadas para assegurar rapidez e eficiência no deslocamento e atendimento das ocorrências. Todos esses dados podem ser acompanhados em tempo real em nosso site na aba Operação Fogo Controlado 2025.

Esses resultados refletem um compromisso coletivo em proteger o meio ambiente e garantir qualidade de vida à população. A integração entre instituições, tecnologia, reforço operacional e ações preventivas demonstra que o enfrentamento ao fogo exige estratégia, união e responsabilidade. Seguimos firmes nesse propósito, reduzindo os impactos das queimadas e construindo um futuro mais sustentável para todos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Rio Branco concentra quase 90% dos casos de aids do Acre e lidera taxa de detecção entre capitais

Publicado

em

Foto: Reprodução Agência Brasil

Dados do Ministério da Saúde apontam avanço da doença e aumento da mortalidade no estado na última década

Rio Branco concentrou a maior parte dos casos de aids registrados no Acre em 2024 e aparece entre as capitais brasileiras com as maiores taxas de detecção da doença. De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados em dezembro de 2025, a capital acreana contabilizou 114 casos no período, com taxa de detecção de 29,4 casos por 100 mil habitantes, índice bem acima da média estadual.

No mesmo ano, o Acre registrou 129 notificações de aids, o que significa que quase 90% dos casos ocorreram em Rio Branco, evidenciando a centralização da epidemia na capital. Em 2025, o número total de registros no estado caiu para 83 casos, indicando uma redução no volume absoluto, embora os desafios no controle da doença permaneçam.

Os dados também revelam um cenário preocupante em relação à mortalidade. Entre 2014 e 2024, enquanto o Brasil apresentou uma queda de 37% na taxa padronizada de mortalidade por aids, o Acre registrou aumento de 34,8%, figurando entre as quatro unidades da federação com crescimento desse indicador.

Outro ponto de alerta é o avanço da taxa de detecção no estado. Em uma década, o Acre teve aumento de 65,9%, um dos maiores do país. Em 2024, a taxa estadual foi de 14,6 casos por 100 mil habitantes, enquanto Rio Branco apresentou índice praticamente duas vezes maior, reforçando o papel da capital como principal foco da doença no estado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia analisa projeto de regularização fundiária do Bairro Nazaré

Publicado

em

Reunião tratou do avanço do REURB, que garante segurança jurídica a centenas de moradores do núcleo urbano informal

A Prefeitura de Brasiléia realizou, na última quarta-feira (21), um encontro técnico na sede do setor de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do município para análise do projeto de Regularização Fundiária Urbana (REURB) do núcleo urbano informal do Bairro Nazaré.

Durante a reunião, foi destacada a importância do avanço no processo de regularização fundiária da área, considerada essencial para garantir segurança jurídica aos moradores e demais envolvidos, além de promover a organização urbana e o acesso a direitos básicos.

Participaram do encontro o gerente de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do município, Luciano Augusto; a secretária municipal de Meio Ambiente, Liane Chaves; o economista da Secretaria de Planejamento, Nevisson Tavares; a secretária municipal de Assistência Social, Suly Guimarães; o consultor em Engenharia Civil, Anselmo Ricardo; o representante da Secretaria Municipal de Obras, Jefferson Luis Araújo; a consultora em Arquitetura, Leovânia Moraes; e Felipe Braga, da empresa Braga Consultoria e Serviços LTDA.

Apesar da relevância da iniciativa, a ação teve pouca divulgação institucional, mesmo beneficiando centenas de moradores com a regularização definitiva do bairro, que teve origem a partir de uma ocupação irregular e agora caminha para a legalização fundiária.

Comentários

Continue lendo