fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Outubro + que rosa: mulher deve manter cuidado permanente com a saúde

Publicado

em

Campanha alerta para estarem sempre atentas a qualquer sinal no corpo

 

Lançada pela Fundação do Câncer em alusão ao Outubro Rosa, mês da conscientização sobre o câncer de mama, a campanha Outubro + que rosa tem um objetivo maior que é alertar sobre a necessidade de cuidado permanente da saúde por parte das mulheres, e não somente em um período específico do ano.

“A ideia é chamar a atenção das mulheres para cuidarem de sua saúde, porque a questão do câncer de mama em outubro é pontual no mundo todo, para chamar a atenção para o problema, mas não é só isso. É para estar atenta a qualquer sinal do seu corpo, não esquecer de fazer os exames preventivos, manter hábitos saudáveis; enfim, todo um conjunto de coisas que são sempre importantes para a gente lembrar. Por isso é que, na fundação, é sempre Outubro + que rosa, disse  à Agência Brasil o diretor executivo da Fundação do Câncer, cirurgião oncológico Luiz Augusto Maltoni. O slogan da campanha é Valorize a sua saúde, cuide de você.

A atriz e cantora Isabel Fillardis é a embaixadora da campanha. Ela participa de uma série de vídeos veiculados nas redes sociais da Fundação do Câncer, fazendo perguntas relacionadas ao câncer de mama e à saúde da mulher, que são respondidas por Luiz Augusto Maltoni e pelos consultores médicos da instituição, Alfredo Scaff e Flávia Miranda. “Precisamos alertar as mulheres sobre a importância de se cuidar o ano inteiro, mantendo hábitos saudáveis, além de acompanhamento médico”, salientou Isabell.

Sinais e sintomas

A campanha deste ano ressalta a necessidade de não adiar as consultas; fazer os exames preventivos; manter hábitos saudáveis, com destaque para não fumar. Maltoni reafirmou a importância de as mulheres prestarem atenção ao aparecimento de eventuais sinais e sintomas de problemas na mama, como aparecimento de nódulos, secreção anormal pelo mamilo que não seja leite, alterações ou retração na pele da mama. “Enfim, sinais e sintomas que chamam a atenção que alguma coisa não está bem”, reforçou Maltoni.

O diretor executivo da Fundação do Câncer indicou que esses cuidados valem para qualquer idade. A mulher que sente alguma alteração nas mamas tem que procurar um médico do serviço de saúde para investigar, recomendou. Segundo ele, isso é diferente de quando se fala de rastreamento, ou seja, a realização de exame de mamografia como prevenção. Nesse caso, a faixa etária que deve realizar mamografia a cada dois anos vai de 50 a 69 anos, seguida de exame clínico por um profissional de saúde. “Isso é para aquela mulher que não está sentindo nada, não tem nenhum sintoma, nem alteração nas mamas”.

Maltoni informou que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 30% e 40% de todos os cânceres poderiam ser prevenidos ou terem reduzida a incidência de casos novos se as pessoas mantivessem hábitos de vida saudável. Eles incluem uma dieta balanceada e rica em fibras, evitar excessos de carne vermelha, evitar excesso de bebida alcoólica, não fumar, manter atividade física regular, evitar sobrepeso e obesidade. “Todos esses são fatores de risco não só para câncer, mas para outras doenças, especialmente as cardiovasculares”. Fumar, em particular, é considerada pelo cirurgião oncológico “uma catástrofe” para vários tipos de câncer e para várias outras doenças. “Então, a gente reforça e destaca essa questão para a pessoa procurar ajuda”.

Neoplasias

No Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer no sexo feminino e constitui a neoplasia mais comum entre as mulheres, sendo menos incidente apenas que o câncer de pele não melanoma. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de aparecimento de mais de 66 mil novos casos de câncer de mama somente em 2022. Outros tipos de câncer mais incidentes nas mulheres são o do colo do útero, com estimativa de 16.700 casos; o colorretal, com 20 mil casos novos; e o câncer de pulmão, que responde por mais de 12 mil casos a cada ano, no triênio 2020-2022, segundo o Inca.

Comentários

Continue lendo

Geral

Sobrevivente de acidente com Ranger sai da sedação após 2 semanas no PS

Publicado

em

Foto: reprodução

Um dos sobreviventes do grave acidente na Via Verde, em Rio Branco, o monitor de alarme Fábio Farias de Lima, saiu da sedação após mais de duas semanas internado na UTI do pronto-socorro da capital acreana. Ele já começou a apresentar sinais de melhora e a reconhecer familiares e amigos.

A informação foi repassada por uma amiga da família, que preferiu não ter o nome divulgado. Segundo ela, Fábio teve a sedação suspensa no início da semana e, apesar de ainda não estar totalmente consciente, já interage durante as sessões de fisioterapia. “Ele está bem melhor, já faz fisioterapia, não está ciente ainda, mas já tiraram toda sedação dele. Já reconhece a esposa e alguns amigos”, contou ao g1 Acre.

Funcionário da Empresa de Vigilância VIP, Fábio foi atropelado por uma caminhonete no dia 17 de abril, junto com os colegas de trabalho Macio Pinheiro da Silva e Carpegiane Lopes, além da autônoma Raiane Xavier. O condutor do veículo, Talysson Duarte, invadiu a pista contrária e atingiu as três motocicletas.

Macio morreu ainda no local. Fábio, Carpegiane e Raiane foram socorridos com vida, mas Carpegiane não resistiu e faleceu três dias depois na UTI. Fábio teve várias fraturas, passou por cirurgias e precisou de doações de sangue. Ele segue internado, sob cuidados, mas com evolução no quadro clínico.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motorista colide com poste e foge após acidente em frente à igreja em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Ford Ranger atinge estrutura elétrica ao contornar rotatória; apesar da fuga inicial, condutor foi localizado e testou negativo para álcool

Condutor colide com poste e foge do local em rotatória de município no interior do Acre. Foto: ContilNet

Na manhã deste sábado (3), por volta das 8h, um acidente de trânsito foi registrado na Avenida 25 de Agosto, no bairro Aeroporto Velho, em Cruzeiro do Sul, em frente à Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Um veículo modelo Ford Ranger colidiu com um poste de energia elétrica após o condutor perder o controle ao tentar contornar a rotatória nas proximidades da igreja.

A ocorrência foi comunicada inicialmente por um solicitante, que relatou que o motorista havia abandonado o local logo após o impacto. A Companhia Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) foi acionada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e se deslocou até o endereço informado.

No local, os agentes constataram os danos causados pelo acidente. Segundo as informações levantadas, o veículo seguia no sentido centro para a Avenida 25 de Agosto quando, ao tentar realizar a manobra, o condutor perdeu o controle e avançou em linha reta, colidindo diretamente com o poste.

Apesar da gravidade do impacto, não houve registro de vítimas. A estrutura elétrica sofreu danos significativos, e uma equipe da Energisa foi acionada para avaliar os prejuízos e realizar os reparos necessários na rede elétrica da região.

Veículo trafegava no sentido centro para a Avenida 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. Foto: ContilNet

Posteriormente, o condutor foi localizado e identificado. Submetido ao teste do etilômetro, foi constatado que ele não havia ingerido álcool (0,00 mg/L). A Ciftran isolou a área até a chegada da Perícia Técnica, que realizou os procedimentos de análise e documentação da cena.

O caso foi registrado como sinistro de trânsito sem vítimas, com danos materiais e abandono inicial do local — o que poderá ser considerado em eventuais desdobramentos legais. A Polícia de Trânsito reforça que, em qualquer acidente, é fundamental que o condutor permaneça no local até a chegada das autoridades, conforme prevê a legislação brasileira.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende foragido da Justiça de Goiânia em bairro de Rio Branco

Publicado

em

João Pedro Castro e Castro, de 38 anos, era procurado por crimes de ameaça e violência doméstica

Policiais militares do 1º Batalhão prenderam na tarde desta sexta-feira (3) João Pedro Castro e Castro, de 38 anos, foragido da Justiça de Goiânia. A prisão aconteceu durante patrulhamento de rotina na Avenida Sul, no conjunto Tucumã, região marcada pelo intenso movimento de tráfico de drogas.

De acordo com a Polícia Militar, os agentes desconfiaram da atitude de João Pedro e decidiram abordá-lo. Durante a checagem no sistema do Banco Nacional de Mandados de Prisão, foi confirmado um mandado preventivo expedido contra ele em março deste ano, pela Vara Criminal da Comarca de Goiânia.

O acusado responde a processo por ameaça e violência doméstica e estava em situação de foragido desde que a ordem judicial foi emitida.

Após ser detido, João Pedro foi conduzido à Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Comentários

Continue lendo