fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Outubro + que rosa: mulher deve manter cuidado permanente com a saúde

Publicado

em

Campanha alerta para estarem sempre atentas a qualquer sinal no corpo

 

Lançada pela Fundação do Câncer em alusão ao Outubro Rosa, mês da conscientização sobre o câncer de mama, a campanha Outubro + que rosa tem um objetivo maior que é alertar sobre a necessidade de cuidado permanente da saúde por parte das mulheres, e não somente em um período específico do ano.

“A ideia é chamar a atenção das mulheres para cuidarem de sua saúde, porque a questão do câncer de mama em outubro é pontual no mundo todo, para chamar a atenção para o problema, mas não é só isso. É para estar atenta a qualquer sinal do seu corpo, não esquecer de fazer os exames preventivos, manter hábitos saudáveis; enfim, todo um conjunto de coisas que são sempre importantes para a gente lembrar. Por isso é que, na fundação, é sempre Outubro + que rosa, disse  à Agência Brasil o diretor executivo da Fundação do Câncer, cirurgião oncológico Luiz Augusto Maltoni. O slogan da campanha é Valorize a sua saúde, cuide de você.

A atriz e cantora Isabel Fillardis é a embaixadora da campanha. Ela participa de uma série de vídeos veiculados nas redes sociais da Fundação do Câncer, fazendo perguntas relacionadas ao câncer de mama e à saúde da mulher, que são respondidas por Luiz Augusto Maltoni e pelos consultores médicos da instituição, Alfredo Scaff e Flávia Miranda. “Precisamos alertar as mulheres sobre a importância de se cuidar o ano inteiro, mantendo hábitos saudáveis, além de acompanhamento médico”, salientou Isabell.

Sinais e sintomas

A campanha deste ano ressalta a necessidade de não adiar as consultas; fazer os exames preventivos; manter hábitos saudáveis, com destaque para não fumar. Maltoni reafirmou a importância de as mulheres prestarem atenção ao aparecimento de eventuais sinais e sintomas de problemas na mama, como aparecimento de nódulos, secreção anormal pelo mamilo que não seja leite, alterações ou retração na pele da mama. “Enfim, sinais e sintomas que chamam a atenção que alguma coisa não está bem”, reforçou Maltoni.

O diretor executivo da Fundação do Câncer indicou que esses cuidados valem para qualquer idade. A mulher que sente alguma alteração nas mamas tem que procurar um médico do serviço de saúde para investigar, recomendou. Segundo ele, isso é diferente de quando se fala de rastreamento, ou seja, a realização de exame de mamografia como prevenção. Nesse caso, a faixa etária que deve realizar mamografia a cada dois anos vai de 50 a 69 anos, seguida de exame clínico por um profissional de saúde. “Isso é para aquela mulher que não está sentindo nada, não tem nenhum sintoma, nem alteração nas mamas”.

Maltoni informou que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 30% e 40% de todos os cânceres poderiam ser prevenidos ou terem reduzida a incidência de casos novos se as pessoas mantivessem hábitos de vida saudável. Eles incluem uma dieta balanceada e rica em fibras, evitar excessos de carne vermelha, evitar excesso de bebida alcoólica, não fumar, manter atividade física regular, evitar sobrepeso e obesidade. “Todos esses são fatores de risco não só para câncer, mas para outras doenças, especialmente as cardiovasculares”. Fumar, em particular, é considerada pelo cirurgião oncológico “uma catástrofe” para vários tipos de câncer e para várias outras doenças. “Então, a gente reforça e destaca essa questão para a pessoa procurar ajuda”.

Neoplasias

No Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer no sexo feminino e constitui a neoplasia mais comum entre as mulheres, sendo menos incidente apenas que o câncer de pele não melanoma. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de aparecimento de mais de 66 mil novos casos de câncer de mama somente em 2022. Outros tipos de câncer mais incidentes nas mulheres são o do colo do útero, com estimativa de 16.700 casos; o colorretal, com 20 mil casos novos; e o câncer de pulmão, que responde por mais de 12 mil casos a cada ano, no triênio 2020-2022, segundo o Inca.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM recupera escavadeira no bairro Alto Alegre

Publicado

em

PM localiza escavadeira por suposto furto, no bairro Alto Alegre, nesta quarta-feira, 30.

Segundo informações repassadas a uma equipe policial do 3º BPM, uma escavadeira estaria sendo furtada em um caminhão prancha. Os militares solicitaram apoio às demais guarnições de serviço, que imediatamente se dirigiram ao local da ocorrência. Ao chegarem, os policiais interceptaram o caminhão prancha e uma camionete Amarok.

Segundo os supostos autores, eles haviam negociado o veículo com outro homem, que garantiu transferir o documento após receber uma quantia em dinheiro que havia sido anteriormente acordado. Diante dos fatos, os policiais levaram as partes à delegacia, para esclarecimento dos fatos.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende assaltante em parada de ônibus

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu um homem durante assalto a um casal que estava em uma parada de ônibus, na Avenida Getúlio Vargas, na manhã desta quinta-feira, 30. Os militares também apreenderam uma arma de fogo de fabricação caseira, utilizada na ação criminosa.

Durante patrulhamento, uma equipe policial do 1 ª BPM foi surpreendida por uma pessoa que transitava na rua. Segundo a denúncia, um homem estaria em luta corporal com uma pessoa vítima de assalto, em uma parada de ônibus nas proximidades do banco Bradesco. Colhidas as informações, os militares dirigiram-se ao local.

Na situação, os militares encontraram o assaltante em luta corporal com a vítima na parada de ônibus. Imediatamente a guarnição deteu o criminoso. Os militares também localizaram uma arma de fogo caseira do tipo garrucha, utilizada pelos criminosos. Segundo o relato das vítimas, um casal se aproximou deles em uma motocicleta e anunciou o assalto. Nesse momento, o homem entrou em luta corporal com o criminoso, enquanto a comparsa fugia do local.

Diante dos fatos, os policiais deram voz de prisão ao criminoso, que foi conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), com a arma apreendida, para prosseguimentos das medidas legais cabíveis aos fatos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Detento vai a júri popular acusado de executar adolescente com 10 tiros em Rio Branco

Publicado

em

Juan Alves da Silva responde por homicídio ocorrido em janeiro de 2024; vítima tinha apenas 16 anos

O detento Juan Alves da Silva será julgado nesta quinta-feira, 31, pelo Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, no Fórum Criminal de Rio Branco. Ele é acusado de assassinar o adolescente Andriel Oliveira da Silva, de 16 anos, em um crime considerado brutal, ocorrido no início de 2024.

Segundo informações da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, o crime ocorreu na noite do dia 4 de janeiro, no residencial Rosalinda, no 2º Distrito da capital. Andriel foi surpreendido por criminosos em frente à casa de familiares e alvejado com pelo menos 10 tiros à queima-roupa. Juan Alves da Silva foi apontado pelas investigações como o autor direto dos disparos.

Mesmo após ser socorrido por parentes, o jovem não resistiu aos ferimentos. A motivação do crime, de acordo com o inquérito policial, teria sido o término do relacionamento da vítima com uma adolescente que mantinha amizade com o suposto mandante do homicídio.

Juan foi preso cerca de um mês após o crime, durante as diligências da equipe da Delegacia de Homicídios, e aguarda o julgamento detido. O caso gerou grande comoção pela violência e pela idade da vítima, e será agora submetido à análise do Tribunal do Júri.

Comentários

Continue lendo