Geral
Estudante de 11 anos da periferia de Sena vai representar o Acre em concurso nacional
Estudante de 11 anos da periferia de Sena vai representar o Acre em concurso nacional
Estudantes, professores, funcionários e equipe Gestora da Escola estadual Raimundo Magalhães, em Sena Madureira, estão em clima de comemoração. É que uma aluna da referida escola, de apenas 11 anos de idade, ficou em 1º lugar em um concurso do Ministério Público do Trabalho (MPT) e irá representar o Acre a nível Nacional.
Com o apoio da Escola, Luiara Sousa do Nascimento, 11 anos, se inscreveu no concurso na modalidade poesia. Sua produção foi sobre o trabalho infantil e concorreu com estudantes de pelo menos 15 escolas do Acre.
Atuando há 20 anos na escola Raimundo Magalhães, o professor Carlos Alberto disse que a alegria é imensa, ainda mais porque a unidade de ensino fica no Segundo Distrito de Sena Madureira, região tida como periférica. “Para nós é um grande privilégio ter uma aluna daqui alcançando tão importante conquista. Nos motiva a continuar cada vez mais incentivando os nossos estudantes. Parabéns, Luiara e a todos dessa unidade de ensino”, comentou.
A professora Rosângela Alcântara, coordenadora pedagógica da escola Raimundo Magalhães, também discorreu sobre o importante momento: “Estamos vivenciando um momento ímpar em nossa Escola. Com grata satisfação tomamos conhecimento do resultado do concurso e, desde já, parabenizamos a nossa estudante Luiara por essa vitória. Com certeza, estará nos representando muito bem na próxima etapa que é a nacional”, salientou.
Confira a produção do poema de Luiara Sousa, campeã do concurso do MPT no Acre:
Trabalho infantil nem pensar
Trabalho infantil não é para criança
Criança não pode trabalhar
O tempo delas é estudar
Brincar e se divertir
E na escola se dedicar
Para sua vida mudar
O Brasil precisa mudar isso
A exploração das crianças tem que acabar
E para isso mudar
É preciso saber bem em quem votar
Para que as coisas possam melhorar
Pela vidas das crianças
Temos que lutar
E se for preciso vou à rua protestar
Para o trabalho infantil acabar
O trabalho forçado não é recompensado
Diga não a essa humilhação
Já está na hora de parar
E todas as crianças do mundo salvar
Nunca deixe uma criança trabalhar
Comentários
Geral
TRE-AC: Geração de mídias das urnas eletrônicas das Eleições 2024 começa amanhã
TRE-AC inicia o processo de gravação de dados e sistemas para as 2.868 urnas que serão utilizadas nas eleições municipais
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) dará início, nesta terça-feira, 17 de setembro, à cerimônia pública de geração das mídias que serão utilizadas na preparação das 2.868 urnas eletrônicas para as Eleições Municipais de 2024. A cerimônia ocorrerá na sede do TRE-AC, a partir das 14h, e será presidida pela Juíza-Auxiliar da Presidência, Louise Santana.
Esse procedimento tem como objetivo gravar, em mídias de carga, os sistemas e programas oficiais das urnas, bem como os dados essenciais para a votação, incluindo informações de eleitores, seções e candidatos. Essas mídias serão posteriormente inseridas nas urnas eletrônicas que serão distribuídas nas seções eleitorais.
A cerimônia, que é pública, poderá se estender até o dia 24 de setembro, mas poderá ser encerrada antes, caso todas as mídias sejam geradas previamente. Após essa etapa, entre os dias 25 e 29 de setembro, ocorrerá outra cerimônia pública em todas as zonas eleitorais do estado para realizar a carga das urnas.
No caso de um eventual segundo turno das eleições em Rio Branco, uma nova geração de mídias será realizada. O TRE-AC continuará fazendo ampla publicidade ao processo, garantindo a transparência e o envolvimento de entidades fiscalizadoras, imprensa e da sociedade em geral.
Comentários
Geral
Medidas extremas! Bolívia adota bombardeio de nuvens no céu para gerar chuvas e combater incêndios
A substância utilizada para induzir a chuva artificial foi o “iodeto de prata”; governo afirma que foram utilizados cerca de cinco mil litros do composto
O governo boliviano “bombardeou” nuvens em diversas partes do país com o objetivo de provocar chuva e conter os incêndios que ocorrem na região Os aviões militares despejaram “iodeto de prata” no céu — substância química utilizada para induzir a chuva artificial através de um processo chamado de “semeadura de nuvens”. Luis Arce, presidente da Bolívia, afirma que foram utilizados cinco mil litros da substância química. A iniciativa ainda conta com quatro helicópteros que realizam trabalhos de mitigação do fogo há semanas. Um comando conjunto das Forças Armadas bolivianas informou que direcionou mais de três mil militares e uma série de caminhões-pipa para lidar com a situação.
Comentários
Geral
Idosa morre sem saber que usava pedra de mais de R$ 6 milhões como aparador de porta
Pepita de âmbar foi encontrada pela mulher no leito de um riacho em Colti, na Romênia, e hoje faz parte do acervo de um museu
Uma senhorinha romena vivia no vilarejo de Colti, no sudeste do país, quando encontrou uma pedra avermelhada no leito de um riacho local. O item com 3,5 kg acabou aproveitado por ela como aparador de porta na casa onde morava. No entanto, após a morte da idosa, em 1991, o item chamou a atenção de uma herdeira da mulher, que considerou a hipótese de se tratar de algo precioso.
Conforme reportado pela versão em inglês do jornal El País, ela então vendeu a pedra ao estado romeno, que a encaminhou para análise de especialistas do Museu de História de Cracóvia, na Polônia, onde ela foi classificada como uma das maiores pepitas de âmbar já encontradas.
Atualmente, ela é avaliada em aproximadamente 1 milhão de Euros — valor equivalente a R$ 6.253.831,61, na cotação atual — e faz parte do acervo do Museu do Condado de Buzau, na própria Romênia.
No entanto, em declaração ao El País, Daniel Costache, diretor da instituição, acredita que a pedra possua valor incalculável: “A descoberta dela representa um grande significado tanto ao nível científico quanto ao nível museológico”, avaliou.
Valor que curiosamente não foi ignorado apenas pela antiga proprietária, mas também por ladrões que invadiram a casa da idosa, quando a pedra de âmbar ainda estava por lá. “Na busca frenética por objetos de valor, eles ignoraram o verdadeiro tesouro”, contaram parentes da mulher.
Você precisa fazer login para comentar.