Acre
Oposição inicia plano de governo e Bittar quer acabar com pensão de ex-governadores
“A partir de agora estamos inaugurando uma nova agenda, com reuniões e conversas que aprofundem nossos debates”, disse Bittar.
Assessoria
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), na sede do diretório estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), uma coletiva de imprensa para tratar de assuntos que dizem respeito às eleições deste ano.
O pré-candidato ao governo do Acre, deputado federal Marcio Bittar (PSDB), o pré-candidato ao Senado, deputado federal Gladson Cameli (PP), e o senador Sérgio Petecão (PSD) falaram de diversos assuntos que tomaram grande repercussão no Acre, e de suas estratégias e planos para as eleições 2014.

Marcio estava acompanhado pelo pré-candidato ao Senado, deputado federal Gladson Cameli (PP) e pelo senador Sérgio Petecão (PP)/Foto: Selmo Melo/Agência ContilNet
No evento, Marcio Bittar distribuiu uma coletânea formada por pronunciamentos e artigos escritos por ele, desde o último ano até este mês de março. O pré-candidato ao governo fala um pouco sobre sua agenda, nos próximos dias.
“Nossa agenda, dentro destes dias, será de intensificar a conversa com as famílias, com os homens e mulheres, da capital e do interior do estado, para compor nosso Plano de Governo. Já temos algumas diretrizes, que foram apresentadas no último dia 27, reafirmando a necessidade de uma Reforma no Estado, bem como de conter desperdícios. E, é claro que o titular [o chefe do Poder Executivo, o governador] precisa dar exemplo”.
De acordo com Bittar, caso seja eleito governador do Acre, não levará em consideração bandeiras partidárias e terá como exemplo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
“Nós nos inspiramos em pessoas como Fernando Henrique Cardoso, que governou o Brasil quando Orleir era governador do Acre, quando Jorge Viana era governador do Acre, e nunca olhou para o Acre contando votos. Várias obras no estado, como a duplicação do aeroporto, a construção do próprio aeroporto, canal da maternidade, asfaltos para Sena Madureira e Brasiléia, foram obras feitas na gestão de FHC”.
Bittar promete um governo republicano, que atenda a todos os acreanos/Foto: Selmo Melo/Agência ContilNet
E completa: “É com essa inspiração que queremos governar o Acre, olhando para todos os municípios de forma igual, fazendo convênios com todos os municípios do estado, entre outras razões, para diminuir nossa dependência com relação a produtos de fora”.
Fundo de Participação dos Municípios deve ser revisto, afirma Cameli
O pré-candidato ao Senado, Gladson Cameli, também falou sobre suas metas e de que forma poderá colaborar para o Plano de Governo que está a ser elaborado.
Ele cita a situação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como uma das pautas que deve ser incluída no documento.
“Primeiramente, uma das pautas a que devemos estar atentos é no que diz respeito à renegociação das dívidas dos Estados e prefeituras. Os Estados têm um prazo para estarem quites com a União e isso, infelizmente, não vai acontecer. Temos que colocar isso na prática, pois os Estados já não aguentam mais, as prefeituras muito menos”.
Para ilustrar a situação, o pré-candidato ao Senado usou a atual situação do Acre, que está isolado devido à cheia do rio Madeira.
“Com o isolamento do Acre, por exemplo, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) caiu drasticamente e teve município que até ficou sem receber. Então, a situação é delicada e deve entrar em pauta”.
Fim de pensões vitalícias de ex-governadores
Bittar, durante a coletiva, prometeu acabar com a aposentadoria de ex-governador, caso seja eleito governador do Acre. O deputado apontou a ação como um meio de “enxugar a máquina pública”.
Ele afirma que estes e outros pontos fazem parte de um conjunto de medidas que constará no Plano de Governo da oposição.
“É uma bandeira que defendi enquanto deputado estadual e defendo agora, como deputado federal: o chefe do Executivo tem que dar exemplo de economia”.
“Devemos fazer uma gestão direcionada ao povo”, afirma Petecão
O senador Sérgio Petecão também manifestou apoio ao plano que está sendo elaborado e destacou a atitude de Bittar, de buscar a ajuda do povo para elaborá-lo.
“Merece os parabéns a atitude do nosso Marcio Bittar, que é ir ao encontro das pessoas mais simples para que estas também ajudem na composição do Plano de Governo. Essa era uma das propostas que eu defendia na nossa pré-candidatura e, aqui, junto com o Marcio, tomamos essa iniciativa e fizemos algumas reuniões”.
Petecão define como gratificante o fato de fazer um Plano de Governo democrático e com a ajuda da população.
“É gratificante ver a satisfação das pessoas em opinar, em fazer parte. Penso que devemos fazer uma gestão direcionada ao povo, principalmente às pessoas mais humildes”.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência
A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.
O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.
Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.
Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.
Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.
“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco
Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.
A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.
Comentários
Acre
Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco
Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.
Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.
Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.
Comentários
Acre
Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco
Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes
O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.
Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.
Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.













Você precisa fazer login para comentar.