Conecte-se conosco

Acre

Operação “Sejusp em Ação” amplia ações na fronteira do Acre com reforço no combate ao crime

Publicado

em

Ação policial mobiliza Gefron e outras forças de segurança até 31 de dezembro; operação “Sejusp em Ação” chega ao Alto Acre para reforçar segurança em Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil

O coordenador do Gefron, Coronel Assis dos Santos, destaca que a nova fase da operação “Sejusp em Ação”, e seus resultado é reflexo da integração das forças de segurança do estado. Foto: Ascom Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) iniciou nesta sexta-feira (11) uma nova fase da operação “Sejusp em Ação” na região do Alto Acre, com o objetivo de reduzir a criminalidade nas cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil. A ação, que segue até 31 de dezembro, concentra esforços no combate a roubos, furtos de veículos, porte ilegal de armas e tráfico de drogas, além da captura de foragidos da Justiça.

A operação conta com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e outras unidades policiais, utilizando estratégias de inteligência e patrulhamento ostensivo. O coordenador, Coronel Assis dos Santos destacou o duplo caráter da ação: “Além da repressão, queremos prevenir crimes e reduzir os índices de violência com presença efetiva do Estado”.

A Sejusp já realizou operações semelhantes em outras regiões do estado, com resultados positivos na apreensão de armas e drogas, além da prisão de criminosos procurados.

Operação “Sejusp em Ação”

A Operação “Sejusp em Ação” manterá reforço permanente no policiamento nas áreas de fronteira do Acre, com foco especial nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia – que fazem divisa com Pando/Cobija (Bolívia) e Bolpebra – e no eixo de Iñapari (Peru), completando o esquema de vigilância na tríplice fronteira com Assis Brasil. As ações se estenderão até o final do ano com operações rotineiras e surpresas, o reforço no policiamento visa inibir o crime organizado e o tráfico internacional nestas rotas estratégicas.

A operação conta com patrulhamentos ostensivos fixos e móveis, bloqueios policiais em pontos estratégicos e ações de inteligência, com base em dados de indicadores criminais, denúncias anônimas e demandas da comunidade.

A operação se iniciou no dia 12 junho e prossegue até o dia 31 de dezembro
Fotos: Ascom Sejusp:

A ação começou na capital, Rio Branco, chegou em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Sena Madureira, passando por Plácido de Castro e Capixaba, chegando agora na regional do alto acre envolvendo áreas de fronteira e localidades em todas as regionais, completa seu ciclo de atuação em todo o território acreano

Destaques da operação:
  • Reforço no policiamento da tríplice fronteira (Brasil-Bolívia-Peru)
  • Foco no combate ao tráfico internacional de drogas e contrabando de armas
  • Aumento de abordagens em vias de acesso às fronteiras
  • Operação integrada com Gefron e outras forças de segurança

Segundo o coordenador, Assis dos Santos, a presença ostensiva é fundamental para ampliar a sensação de segurança da população. “Estamos empregando inteligência, mobilidade e estratégia para atuar em pontos estratégicos da capital e do interior. A Segurança está comprometida em restabelecer a tranquilidade em todas as regionais. Esta operação será constante”, afirma.

O secretário José Américo Gaia reforçou que a operação combina inteligência policial e presença ostensiva para garantir maior segurança em todo o estado. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 181 para auxiliar nas investigações.

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), José Américo Gaia, destaca a importância do Gefron em suas operações. Foto: Ascom Sejusp

Gefron divulgou nesta semana resultados operacionais do primeiro semestre de 2025

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), divulgou o relatório operacional do primeiro semestre de 2025. Foram registradas 96 ocorrências no total, sendo 19 por tráfico de entorpecentes e 43 por descaminho (produtos lícitos que entram no país de forma ilícita), resultando em 35 conduções/prisões.

O titular da Sejusp, José Américo Gaia, destaca a importância do Gefron em suas operações. “Esses números são resultado do trabalho conjunto das forças de segurança aliado à inteligência. O esforço conjunto reflete nosso objetivo de garantir a segurança da população e promover um ambiente mais seguro em nosso estado.”

O coordenador do Gefron, Coronel Assis dos Santos, destaca que esse resultado é reflexo da integração das forças de segurança. Foto: Ascom Sejusp

Em relação à recuperação de bens, 34 veículos foram recuperados. O trabalho das forças de segurança refletiu nas apreensões, com 271 kg de entorpecentes e 72 mil maços de cigarros.

O grupo também realizou 35 prisões durante o primeiro semestre.

O coordenador do Gefron, Coronel Assis dos Santos, destaca que esse resultado é reflexo da integração das forças de segurança.

“Nós estamos atuando praticamente em todo o território acreano, onde temos ações pontuais em todos os municípios. Não são ações fixas, mas ações pontuais e ações que envolvem a mobilidade e a conectividade nas operações”.

Entrevista exclusiva com o coordenador da operação coronel Assis dos santos:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco realiza mutirão de limpeza no bairro Bonsucesso

Publicado

em

Garantir a limpeza pública da cidade e promover mais segurança para motoristas e pedestres é um dos compromissos permanentes da Prefeitura de Rio Branco. Com esse objetivo, a gestão municipal executa serviços contínuos de limpeza e manutenção urbana em mais de 200 bairros da capital. Na manhã desta quinta-feira (5), um mutirão de limpeza foi iniciado no bairro Bonsucesso, localizado na região da baixada.

Com a chegada do período chuvoso e o aumento da umidade do solo, o crescimento da vegetação ocorre de forma acelerada. Para prevenir a proliferação de animais peçonhentos e de mosquitos transmissores de doenças infectocontagiosas, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, intensificou as ações de limpeza em toda a capital. No Bonsucesso, mais de 100 colaboradores atuam diretamente nos serviços de retirada de entulhos, roçagem e capina.

Mutirao Bom Sucesso 5
Mais de 100 colaboradores atuam diretamente nos serviços de retirada de entulhos, roçagem e capina. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o coordenador de Limpeza da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, Sebastião Gracindo, os trabalhos abrangem todas as ruas do bairro e incluem serviços de roçagem, capina, raspagem de drenagens e retirada de entulhos das vias públicas. A expectativa é que, ao final das ações, sejam removidas cerca de 700 a 800 toneladas de resíduos.

“A previsão de retirada de entulho aqui é de aproximadamente 700 a 800 toneladas, porque é um bairro que gera muito material. Como vocês estão vendo, o volume é grande. Estamos aqui para servir a população e vamos continuar trabalhando”, destacou Sebastião Gracindo.

Mutirao Bom Sucesso 2
“Os serviços contemplam todas as ruas do bairro e incluem roçagem, capina, limpeza de drenagens e retirada de entulhos”, destacou Gracindo. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A ação tem sido acompanhada de perto pela comunidade. O presidente da Associação de Moradores do Bonsucesso, André Cesar, ressaltou a importância do mutirão para o bairro.
“A gente só tem a agradecer. Nosso bairro estava precisando muito dessa limpeza. Chegou em boa hora. A demanda é grande em toda a cidade, mas graças a Deus hoje chegou aqui. Nosso bairro é novo e a prefeitura sempre esteve presente com ações de limpeza”, afirmou.

Mutirao Bom Sucesso 12
“Nosso bairro é novo e a Prefeitura sempre esteve presente com ações de limpeza”, afirmou o presidente da Associação de Moradores, André Cesar. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Para a execução do mutirão, estão sendo utilizadas pás carregadeiras, retroescavadeiras, caminhões-caçamba e veículos de carga seca, garantindo o suporte logístico necessário às equipes em campo. A previsão de conclusão dos trabalhos no bairro Bonsucesso é até o dia 15 de fevereiro.

A Prefeitura de Rio Branco segue empenhada em manter a cidade limpa e organizada, reforçando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida da população.

Mutirao Bom Sucesso 21
Mutirao Bom Sucesso 20
Mutirao Bom Sucesso 19
Mutirao Bom Sucesso 18
Mutirao Bom Sucesso 17
Mutirao Bom Sucesso 15
Mutirao Bom Sucesso 13
Mutirao Bom Sucesso 11
Mutirao Bom Sucesso 9
Mutirao Bom Sucesso 10
Mutirao Bom Sucesso 8
Mutirao Bom Sucesso 7
Mutirao Bom Sucesso 6
Mutirao Bom Sucesso 5
Mutirao Bom Sucesso 4
Mutirao Bom Sucesso 3
Mutirao Bom Sucesso 1
Mutirao Bom Sucesso 2

<p>The post Prefeitura de Rio Branco realiza mutirão de limpeza no bairro Bonsucesso first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Estimativas para 2026: câncer de próstata lidera em homens e de mama em mulheres no Acre

Publicado

em

Incidência projetada é de 24,92 casos por 100 mil homens para próstata e 23,98 por 100 mil mulheres para mama; câncer colorretal aparece em segundo em ambos os sexos

Os números refletem o envelhecimento da população, desigualdades regionais e desafios persistentes no acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento. Foto: captada 

As estimativas para 2026 apontam que o câncer de próstata será o mais incidente entre os homens no Acre, com taxa de 24,92 casos por 100 mil habitantes, enquanto entre as mulheres o câncer de mama lidera, com 23,98. Os dados são do Ministério da Saúde e integram as projeções nacionais de incidência da doença.

Entre os homens, os tipos de câncer com maior taxa após a próstata são cólon e reto (8,44), pulmão (9,77), estômago (9,20) e cavidade oral (6,58). Já entre as mulheres, seguem-se os cânceres de cólon e reto (6,85), colo do útero (19,63), pulmão (12,30) e tireoide (7,49).

As projeções reforçam a necessidade de políticas públicas de rastreamento, diagnóstico precoce e atenção oncológica no estado, principalmente para os tipos de maior incidência e com possibilidade de prevenção, como os cânceres de colo do útero, mama e próstata.

Principais taxas projetadas (por 100 mil habitantes):
  • Homens: Próstata (24,92), cólon/reto (8,44), pulmão (9,77), estômago (9,20), cavidade oral (6,58)

  • Mulheres: Mama (23,98), cólon/reto (6,85), colo do útero (19,63), pulmão (12,30), tireoide (7,49)

Outros destaques (taxas por sexo):
  • Pulmão: 9,77 (H) × 12,30 (M) – maior em mulheres

  • Estômago: 9,20 (H) × 3,50 (M) – três vezes mais incidente em homens

  • Fígado: 8,97 (H) × 2,46 (M) – quase quatro vezes mais em homens

  • Tireoide: 3,26 (H) × 7,49 (M) – mais que o dobro em mulheres

O alto índice de câncer de colo do útero (19,63) reflete a baixa cobertura de rastreamento (preventivo) e a infecção persistente por HPV no estado. Já a maior incidência de câncer de pulmão em mulheres pode estar ligada ao aumento do tabagismo feminino nas últimas décadas.

Entre as mulheres, em ordem de incidência, predominam os cânceres de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão e tireoide. Foto: captada 

A Secretaria de Saúde do Acre deve reforçar em 2026:

  • Campanhas de mamografia e PSA (exame da próstata);

  • Rastreamento de HPV e vacinação de adolescentes;

  • Programas de cessação do tabagismo.

Os dados servirão para planejar a distribuição de recursos em quimioterapia, radioterapia e cirurgias oncológicas nos hospitais de referência do SUS no estado.

A disparidade de gênero em certos tipos de câncer – como estômago e fígado (mais em homens) e tireoide (mais em mulheres) – exige políticas de prevenção diferenciadas, que considerem fatores de risco comportamentais, ocupacionais e hormonais específicos de cada população.

Entre os homens, os cinco tipos de câncer mais incidentes são os de próstata, cólon e reto, pulmão, estômago e cavidade oral, respectivamente. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Educação certifica 300 servidores de apoio e reforça papel desses profissionais no ambiente escolar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) certificou, nesta quinta-feira, 5, cerca de 300 servidores de apoio pela conclusão da Formação Continuada para Servidores Não Docentes, em uma cerimônia realizada no auditório da SEE, em Rio Branco. A iniciativa encerra uma etapa de capacitação que reuniu agentes de portaria, assistentes educacionais, auxiliares de biblioteca e outros profissionais que atuam nas escolas públicas estaduais.

Cerimônia de certificação reuniu agentes de portaria, auxiliares de secretaria, assistentes educacionais e auxiliares de biblioteca. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A formação, que começou no início da semana e alcançou 328 participantes, teve foco na melhora do clima e da convivência escolar, ética, competências pedagógicas e socioemocionais — temas considerados fundamentais para a atuação desses profissionais no cotidiano das unidades de ensino.

“Hoje é um momento de muita alegria, de muita satisfação para o Departamento de Formação da Secretaria de Estado de Educação”, destacou Lídia Maria Cavalcante, chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional. Ela lembrou que, embora esses educadores não atuem diretamente em sala de aula, “eles colaboram e contribuem para a educação do nosso estado”.

Lídia Maria Cavalcante Lima destaca a importância da valorização da equipe de apoio nas escolas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Durante a formação, os participantes tiveram acesso a conteúdos que vão além do aspecto técnico da função, incluindo saúde mental, autocuidado, relações humanas, ética no trabalho e enfrentamento à violência escolar, contribuindo para uma atuação mais integrada com as equipes escolares.

Raimundo Barroso, auxiliar de secretaria da Escola Marina Vicente, destacou que a formação contribuiu para somar conhecimento à sua longa trajetória profissional.  “Tenho mais de 40 anos de serviço público e já atuei em diversas funções dentro da escola. Esse curso veio para acrescentar ainda mais ao que já vivencio no dia a dia. A gente aprende, troca experiências e passa a compreender melhor o papel de cada um no funcionamento da escola”, afirmou.

Raimundo Barroso, auxiliar de secretaria da Escola Marina Vicente, participou da Formação Continuada para Servidores Não Docentes promovida pela SEE. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já Maria Eneide de Freitas, auxiliar de secretaria da mesma unidade escolar, ressaltou a importância do reconhecimento das equipes de apoio.

“Esses três dias de formação foram muito proveitosos. Cada conteúdo trouxe um aprendizado que vamos levar para o nosso trabalho diário, no atendimento aos alunos, aos pais e à comunidade escolar. Muitas vezes, apenas os professores têm acesso a capacitações, e essa formação mostrou que nós, administrativos e servidores de apoio, também somos parte fundamental da escola. Fomos lembrados, valorizados, e isso faz toda a diferença”, concluiu.









The post Educação certifica 300 servidores de apoio e reforça papel desses profissionais no ambiente escolar appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo