Geral
Operação investiga mercado de drogas pelas redes sociais
Desde agosto de 2018 a Delegacia de Repressão a Entorpecente (DRE), localizada em Rio Branco, já trabalha em investigações nesse sentido. Recentemente, apesar de pontos físicos de venda de drogas continuarem sendo abastecidos, surgiu o comércio de compra e venda de entorpecentes através de diversas redes sociais.
A delegacia vem atuando nessa linha de investigação que deve culminar na prisão de vários acreanos suspeitos de integrarem uma quadrilha que realiza o tráfico por meio da internet. “As investigações tiveram início ano passado, depois que o trabalho de inteligência da própria polícia realizou a prisão de um individuo suspeito de utilizar a internet para comercializar diferentes tipos de droga”, afirmou o delegado Pedro Henrique Resende, responsável pela DRE e Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Decco).
A prisão de um primeiro suspeito abriu o trabalho de investigação que segue até os dias de hoje, com o objetivo de desarticular a organização criminosa que negocia drogas por meio do Facebook, Whatsapp e Instagram dentro e fora do Acre. Parte da investigação aponta que o grupo age de forma organizada, com muitos membros em funções distintas, provavelmente sujeita a um comando centralizado.
“Esse comércio aproxima vendedores e compradores, intermediando o comércio de entorpecentes incomuns a nossa região, como drogas sintéticas. O que mais observamos sendo comercializadas são drogas sintéticas, ecstasy, LSD, MDMA e Skunk – um tipo de maconha produzida em laboratório”, conta o delegado.
A delegacia de Repressão a Entorpecente também conta com o apoio da comunidade, no que diz respeito a denúncias, para agilizar o processo de investigação.
Contenção
Para tentar conter esse tipo de crime, a DRE do Acre já trabalha em conjunto a seis delegacias do Brasil. Todas se uniram no combate ao tráfico de drogas nas redes sociais, segundo o delegado que coordena a ação. “Estão juntas nessa linha de investigação com o Acre as delegacias do Rio grande do Sul, Pernambuco, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Rondônia”.
“Para coibir essa prática, fazemos diversos monitoramentos e uma grande ferramenta nossa é o número (68) 99922- 1111, disponibilizado pela própria DRE, que recebe denúncias anônimas”. De acordo com o delegado, a participação da comunidade na elucidação de crimes como esse é de suma importância. “Recebemos muita informação nesse canal, e é totalmente sigiloso”.
O crime
De acordo com o delegado, os criminosos agem sem pudor. “Eles combinam a venda do entorpecente, recebem o dinheiro via transação bancária e enviam a droga pelos correios”. Na ocasião em que uma pessoa foi presa em 2018, todos os envolvidos eram de dentro do Estado.
No geral, os envolvidos em crimes como esse são, em sua maioria, pessoas jovens, de classe média e, até mesmo, universitários. Também há mulheres investigadas. “O produto que mais se consome nesse tipo de crime não são drogas comuns, como maconha ou cocaína, mas as drogas sintéticas”, ressalta Resende.
O número preciso de pessoas envolvidas na investigação que está em andamento não pode ser divulgado, neste momento, por questões de segurança. “Mas é muita gente envolvida”, alerta o delegado.
A prática pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas acarreta penas de 3 a 15 anos de prisão e multa.
Operação Dealer
No último dia 12 de fevereiro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Dealer para desarticular uma organização criminosa que negociava drogas por meio de uma rede social. Foram cumpridos 10 mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão em cidades de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Sergipe e Minas Gerais.
Os mandados foram expedidos, a pedido da PF, pela 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo nas cidades paulistas de Indaiatuba, Casa Branca, Osvaldo Cruz, Bauru e Birigui. Também houve diligências em Aracaju, Florianópolis, Curitiba e Divinópolis (MG).
Comentários
Geral
Vídeo; Homem é filmado roubando moto durante a madrugada em bairro de Cobija, na Bolívia
Câmeras de segurança capturaram o momento em que suspeito forçou o guidom e fez ligação direta para levar o veículo. Autoridades pedem ajuda da população para identificá-lo.
Um homem foi filmado praticando o roubo de uma moto na madrugada desta terça-feira (06/02) no bairro Santa Clara, em Cobija, capital do estado de Pando, na Bolívia. As imagens, capturadas por câmeras de segurança, mostram o momento em que o indivíduo forçou o guidom do veículo e fez uma ligação direta para levar a moto. O crime ocorreu por volta das 04h30.
A proprietária do veículo está pedindo a colaboração da população para ajudar a identificar o suspeito. As autoridades policiais locais estão analisando as gravações e buscando mais detalhes para localizar e prender o responsável pelo roubo.
O caso reforça a importância de sistemas de segurança e da vigilância comunitária no combate à criminalidade. Qualquer informação que possa auxiliar na investigação deve ser repassada às autoridades competentes.
Comentários
Geral
Prefeito Carlinhos do Pelado e DNIT discutem melhorias na infraestrutura de Brasiléia
Reunião tratou de correções na BR-317, instalação de quebra-molas e escoamento de bueiros. Obras já avançam em vias como a Avenida Rui Lino e Marinho Monte.
Nesta quinta-feira (6), o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, acompanhou uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para discutir melhorias na infraestrutura do perímetro urbano e rural do município. O foco da reunião foi a BR-317, no sentido de Assis Brasil, onde foram identificados pontos críticos que necessitam de intervenções.
Entre as principais demandas estão correções nos acostamentos, instalação de dois quebra-molas próximo ao hospital e outros dois em frente ao clube da Polícia Militar, além da melhoria no escoamento de um bueiro localizado ao lado da borracharia 24 horas. Essas ações visam aumentar a segurança viária e facilitar o tráfego na região.
O DNIT já vem realizando obras de recuperação na BR-317, com a conclusão dos trabalhos na Avenida Rui Lino e a continuidade dos serviços na Avenida Marinho Monte. O prefeito Carlinhos do Pelado destacou a importância das parcerias com órgãos federais para o desenvolvimento do município.
“Temos reforçado e agradecido sempre as parcerias que beneficiam o povo brasileense. Essas melhorias são fundamentais para garantir mais segurança e qualidade de vida para nossa população”, afirmou o prefeito.
As intervenções discutidas na reunião devem contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e a redução de acidentes, além de promover o desenvolvimento econômico e social de Brasiléia. A expectativa é que as obras avancem rapidamente, beneficiando moradores e visitantes da região.
Comentários
Geral
Eletricista cai de altura de 4 metros durante serviço em igreja no bairro Montanhês, em Rio Branco
Vanderlei de Souza Leão, de 39 anos, conhecido como “Tito”, sofreu ferimentos na cabeça, escoriações e possível fratura no braço. Ele foi encaminhado ao pronto-socorro em estado estável.
O eletricista Vanderlei de Souza Leão, de 39 anos, popularmente conhecido como “Tito”, sofreu um acidente na manhã desta quinta-feira (6) ao cair de uma altura de aproximadamente 4 metros enquanto realizava a instalação elétrica em uma igreja evangélica na Rua Senador Mário Maia, no bairro Montanhês, em Rio Branco. O local fica em frente a um posto de combustíveis.
De acordo com testemunhas, Vanderlei estava trabalhando na instalação da rede elétrica da igreja para a colocação de aparelhos de ar-condicionado quando, de forma inesperada, sofreu a queda. O acidente poderia ter sido evitado se o trabalhador estivesse utilizando equipamentos de segurança, como o cinto de segurança, que impediria a queda. Após o impacto, a vítima ficou desacordada.
Amigos de Vanderlei acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou uma ambulância de suporte avançado ao local. Após receber os primeiros socorros e ser estabilizado, Tito foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco. Segundo o médico do SAMU, ele apresentava um ferimento na cabeça, escoriações pelo corpo, uma possível fratura no braço direito e relatava dores nas costas. Seu estado de saúde foi considerado estável.
Você precisa fazer login para comentar.