Acre
Onze viaturas do Samu se encontram paradas em terreno baldio do bairro Distrito Industrial
No Distrito Industrial, uma cena chamou a atenção da imprensa e dos cidadãos que passavam por um terreno do bairro: 11 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se encontram estacionadas no local. Os veículos, que não estão sucateados, ficam sujeitos à deterioração por ação do tempo.
A equipe da ContilNet entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e de acordo com a nota de esclarecimento enviada, os veículos no terreno do Distrito Industrial já atingiram o tempo de vida útil (5 anos), tendo sido substituídas por novas viaturas. Os veículos também serão leiloados em breve através de processo que já se encontra no Ministério da Saúde.
Confira a nota da íntegra:
Em relação às ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), esclarece que de acordo com a Portaria nº 2.048/2002 do Ministério da Saúde que regulamenta o funcionamento do SAMU em todo o país, as ambulâncias possuem um tempo de vida útil de 5 anos. Depois desse período, as ambulâncias são substituídas por novas viaturas.
Em seguida, como é regulamentado para todas as unidades de SAMU do Brasil, é feito um processo de desfazimento junto ao Ministério da Saúde e as ambulâncias são colocadas em leilão.
No caso das viaturas mostradas na reportagem, o processo encontra-se no Ministério da Saúde e as mesmas devem ser leiloadas brevemente.
É importante ressaltar que essas ambulâncias não possuem mais condições de funcionamento e o custo oneroso (que varia de 90 a 120 mil reais por ambulância) não justifica a recuperação.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.


Você precisa fazer login para comentar.