Cotidiano
Obra da nova Estação de Tratamento de Água de Xapuri segue em ritmo acelerado e Saneacre avança no saneamento local
A previsão é que, na próxima semana, a ETA já receba água, ainda não para operação, mas para os testes”, relata Wilson

Com soldagem e instalação das tubulações, a obra segue em estágio avançado. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
A construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Xapuri está avançando em ritmo acelerado, conforme constataram os técnicos do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) durante visita técnica realizada nesta última quarta-feira, 9. A autarquia aproveita o verão amazônico para intensificar os trabalhos.
Com capacidade para tratar 30 litros de água por segundo, a ETA vai reforçar significativamente o sistema de distribuição, garantindo mais regularidade no fornecimento e qualidade de vida à população de Xapuri. A nova unidade será fundamental para garantir mais eficiência no abastecimento, principalmente nas áreas mais altas da cidade. A obra possui investimento de R$ 1.029.451,24, oriundos do Termo de Compromisso junto à FUNASA, e recursos do Estado.
O engenheiro mecânico e fiscal da obra, Wilson Gomes, detalhou o estágio atual da construção. “A fase dos guarda-corpos está sendo concluída para dar mais segurança à etapa final de soldagem e também para a colocação das estruturas dos decantadores e floculadores. As tubulações também estão sendo parafusadas e a equipe já iniciou o trabalho pela parte inferior da estrutura. A previsão é que, na próxima semana, a ETA já receba água, ainda não para operação, mas para os testes”, relata Wilson.

Estruturação da ETA conta com fiscalização detalhada. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
O presidente do Saneacre, José Bestene, também comentou o avanço das obras e reforçou o compromisso da gestão. “Essa obra é prioridade para nós e segue a determinação do governador Gladson Camelí, que nos orientou a acelerar ao máximo as entregas neste verão. Estamos atuando com responsabilidade técnica e foco em resultados para garantir que o saneamento chegue de forma eficiente às famílias. A ETA de Xapuri é um exemplo claro de como o investimento certo melhora diretamente a vida das pessoas”, destaca Bestene.
Principais benefícios para a cidade
Abastecimento mais estável e contínuo, mesmo nas áreas mais altas da cidade;
Maior segurança operacional, com estrutura moderna e eficiente;
Capacidade de atendimento ampliada, acompanhando o crescimento urbano e populacional do município;
Melhoria direta na saúde pública, com água tratada de qualidade para milhares de moradores.
A nova estação é pensada não apenas para resolver os desafios atuais, mas também para garantir que, nos próximos anos, o sistema de abastecimento continue atendendo com excelência uma Xapuri em expansão.

- Rogerio_Policarpo
- Rogerio_Policarpo
- Rogerio_Policarpo
Comentários
Cotidiano
Barco naufraga em igarapé de Feijó e vídeo do acidente circula nas redes sociais
Embarcação conhecida como “batelão” afundou no Igarapé Diabinho nesta sexta (16); não houve vítimas, apenas danos materiais

Segundo informações preliminares, o barco pertence a um morador do município de Envira, no Amazonas. Apesar do susto, não houve vítimas e os prejuízos foram apenas materiais. Foto: captada
Um barco conhecido como “batelão” naufragou no Igarapé Diabinho, em Feijó, no interior do Acre, nesta sexta-feira (16). O vídeo do acidente, que circula nas redes sociais, mostra populares tentando recuperar pertences enquanto a embarcação permanece parcialmente submersa.
Segundo informações preliminares, o barco pertence a um morador de Envira, no Amazonas. Não houve vítimas — apenas prejuízos materiais. O incidente ocorreu próximo à ponte que liga Feijó ao projeto Envira e reforça o alerta sobre a segurança da navegação durante o período de cheia dos rios na Amazônia.
A causa do naufrágio ainda não foi esclarecida. O proprietário da embarcação ficou bastante abalado, conforme relatos locais. O caso ganhou repercussão nas redes e reacende discussões sobre condições de navegação em rios e igarapés do estado.
Comentários
Cotidiano
Paulinho do Cras confirma a dispensa de Jojo, Korea e Pablo

Foto Sueli Rodrigues: Pablo estava trabalhando entre os titulares do Leão
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta sexta, 16, a dispensa dos laterais Jojo, Korea e do meia Pablo, todos por indisciplina. Algumas atitudes nos treinamentos e alojamento dos atletas desagradaram ao técnico Rodrigo Deião e por isso a decisão pelas saídas.
Fecha treinamentos
Rodrigo Deião comanda um treino de bolas paradas nesta sexta, no Frotão, e fecha a preparação para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro jogo do Leão será contra o Humaitá neste sábado, 17, às 17 horas, no Tonicão.
Polaco como opção
Polaco, voltando de lesão no joelho esquerdo, deve ficar como opção no jogo de estreia do Estadual.
“Tivemos uma semana muito complicada. Vamos ficar na partida porque teremos uma estreia difícil”, avaliou o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Catatau, Bryan e Leozinho “são perdoados” pelo técnico Erick Rodrigues

Foto Sueli Rodrigues: Catatau deve ser titular na partida de estreia no Estadual
O técnico Erick Rodrigues resolveu “perdoar” o lateral Catatau, o volante Bryan e o atacante Leozinho e os atletas serão relacionados para o jogo de estreia no Campeonato Estadual contra o Rio Branco. A partida será disputada neste sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão.
“O grupo pediu e resolvi atender. Vamos nos concentrar para a partida de estreia no Campeonato Estadual”, declarou Erick Rodrigues.
Entenda o caso
Catatau, Bryan e Leozinho atuaram pelos Amigos do Dudu em um jogo do Campeonato de Férias no último fim de semana. Os atletas foram multados e afastados do jogo contra o Rio Branco na decisão do início da semana.
Fechou preparação
Com um treinamento leve, na Fazendinha, o elenco do Vasco fechou a preparação para o primeiro confronto do Estadual.
“Sabemos da nossa responsabilidade. Nosso objetivo é a conquista do título”, afirmou o treinador vascaíno.




Você precisa fazer login para comentar.