Acre
O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico
E o olhar do fotógrafo Cleiton capturou esse renascimento com detalhes, numa sinfonia de imagens que revelam para o mundo a alma da cultura Shawãdawa
O 6º Festival Kãda Shawã Kaya, na Aldeia Foz do Nilo, município acreano de Porto Walter, marcou um momento importante para o Povo Shawãdawa. Durante quatro dias, entre 8 e 11 de janeiro, os indígenas celebraram sua cultura ancestral por meio de pinturas corporais, vestimentas originais, arcos e flechas, cantos e danças inspiradas na rica natureza da floresta.
Toda essa profusão de cores e formas foi captada pelas lentes do fotógrafo Cleiton Lopes, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Mesmo imerso na floresta, em condições adversas, o profissional montou um verdadeiro estúdio fotográfico para registrar os melhores momentos do Festival Kãda Shawã Kaya, com foco, sobretudo, nos personagens que participaram das festividades.
Os aspectos humanos e criativos do povo Shawãdawa foram registrados com sensibilidade. O resultado é um arquivo fotográfico que servirá de referência para quem quiser estudar a cultura dos povos originários do Acre.
A beleza indígena e o vigor desse povo, que sofreu no passado um massacre cultural, não podendo praticar os seus costumes, espiritualidade e idioma, passaram por uma regeneração profunda nos mais recentes anos. E o olhar do fotógrafo Cleiton capturou esse renascimento com detalhes, numa sinfonia de imagens que revelam para o mundo a alma da cultura Shawãdawa.
O concurso de beleza nas vestimentas originais, a disputa de arco e flecha, as brincadeiras, as danças e cantorias, as pinturas corporais, as cerâmicas e artesanatos estão detalhados nas fotos do profissional da Secom, constituindo um registro antropológico que servirá de espelho para as futuras gerações da Nação Shawãdawa, conhecidos como “Arara”.
Um dito popular afirma que uma imagem vale mais do que mil palavras. Nas fotos produzidas por Cleiton Lopes, está impressa uma história de lutas para a afirmação cultural de um povo que transcende o tempo cronológico.
Na verdade, nesse simples registro fotográfico, estão as almas de homens, mulheres e crianças que fizeram da conexão com a natureza um suspiro de amor e alegria para seguir a jornada da construção dos valores do Povo Shawãdawa.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Gladson defende Jéssica Sales como possível vice de Mailza e repudia exclusão por orientação sexual: “Democracia é respeitar as escolhas”
Governador respondeu pergunta direcionada à pré-candidata e afirmou que eleitorado está atento a propostas, não a questões pessoais

O governador destacou que o cenário político atual exige maturidade e respeito às diferenças, citando como exemplo eleições recentes no estado. Foto: captada
Durante entrevista concedida na sexta-feira (20), o governador do Acre, Gladson Cameli, assumiu a resposta a um questionamento direcionado à vice-governadora Mailza Assis e pré-candidata ao governo, ao comentar a possível composição de chapa com o nome de Jéssica Sales.
“Democracia é isso: cada um tem suas escolhas, e ninguém pode impedir o outro de seguir o caminho que acredita”, afirmou o governador.
A pergunta, feita com base em articulações internas do MDB que apontariam o nome de Jéssica como já consolidado nos bastidores, também levantou se o fato de a ex-deputada ter um relacionamento homoafetivo poderia impactar a base eleitoral conservadora de Mailza. Antes que a vice-governadora respondesse, Cameli pediu a palavra e conduziu a resposta.
O governador destacou que o cenário político atual exige maturidade e respeito às diferenças, citando como exemplo eleições recentes no estado. Segundo ele, disputas acirradas, como a ocorrida em Cruzeiro do Sul em 2024, demonstram que o eleitorado está atento a propostas e não a questões pessoais.
“Não vejo isso como problema. Estamos em 2026, com informação e tecnologia chegando a todos. Cada partido tem suas afinidades para indicar nomes, mas o mais importante é respeitar a democracia”, reforçou.
Cameli também enfatizou que a decisão final cabe à população e defendeu que posicionamentos individuais não devem ser motivo de exclusão no debate político.
“Quem sou eu, quem é a Mailza ou qualquer outro para impedir alguém de seguir a vida como escolheu? Se eu defendo a democracia, preciso praticá-la”, declarou.
O governador pediu desculpas à vice-governadora por ter respondido à pergunta em seu lugar, mas reiterou que considerou necessário se posicionar diante do tema.
Cenário eleitoral
A fala de Gladson ocorre em meio às articulações do MDB para definir o nome que ocupará a vaga de vice na chapa de Mailza Assis. Jéssica Sales, ex-deputada federal e filha do presidente estadual do partido, Vagner Sales, é uma das principais cotadas para o cargo, ao lado do ex-prefeito Marcus Alexandre.
O MDB deve realizar reuniões nos próximos dias para definir o nome que será apresentado à pré-candidata Mailza Assis. A escolha do vice é considerada estratégica para consolidar alianças e ampliar a capilaridade da chapa nas diferentes regiões do estado.

O governador destacou que o cenário político atual exige maturidade e respeito às diferenças, citando como exemplo eleições recentes no estado. Foto: captada
Comentários
Acre
Prefeitura de Brasiléia participa da mobilização nacional do Dia B de Saúde Bucal
Por Fernando Oliveira
Fotos: Matheus Gomes-Secom/ Prefeitura de Brasiléia
Nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da mobilização nacional do Dia B de Saúde Bucal. A ação contou com a presença do secretário de Saúde, Francelio Barbosa, acompanhado de sua equipe.
As atividades foram realizadas com alunos das escolas municipais Elson Dias Dantas e Socorro Frota, onde foram desenvolvidas diversas ações educativas e preventivas, como palestras, escovação supervisionada, aplicação de flúor, além do Tratamento Restaurador Atraumático (ART).
“O Dia B é um momento importante para reforçarmos, de forma educativa, a importância dos cuidados com a saúde bucal desde a infância. Nosso objetivo em quanto saúde municipal é prevenir doenças e incentivar hábitos saudáveis entre as crianças”, destacou o secretário Francelio Barbosa.
O Dia B de Saúde Bucal é uma mobilização nacional voltada à prevenção da cárie e à promoção da higiene oral, especialmente entre o público infantil.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Carlinhos do Pelado com a promoção da saúde e a prevenção de doenças, levando mais cuidado e qualidade de vida aos estudantes da rede pública.
Comentários
Acre
Em reunião com mulheres de Xapuri, vice-governadora Mailza ouve histórias, demandas e fortalece diálogo
Em Xapuri, a atuação feminina tem forte presença no protagonismo social, com destaque para a preservação ambiental, a agricultura familiar e a organização comunitária. As mulheres têm papel fundamental em movimentos sociais

Atividade teve como objetivo promover um diálogo direto com as mulheres da cidade. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Em agenda em Xapuri, neste sábado, 21, antes do ato cívico em comemoração aos 121 anos do município, a vice-governadora Mailza Assis se reuniu com lideranças femininas, mães atípicas e produtoras rurais, reconhecidas como guardiãs da floresta. O encontro foi organizado por Maria Moraes, ex vice-prefeita do município e auxiliar da comarca de Xapuri.
A atividade teve como objetivo promover um diálogo direto com as mulheres da cidade. Durante o encontro, Mailza ouviu as principais demandas apresentadas e se colocou à disposição para contribuir, dentro das atribuições do governo do Estado, com as pautas levantadas pelas participantes.
Durante sua fala de abertura, Maria Moraes apresentou a vice-governadora ao grupo, destacando a importância da representatividade feminina nos espaços de poder e a identificação das mulheres com a trajetória de Mailza Assis.
“O nosso objetivo hoje é mostrar para as mulheres xapurienses que nós temos uma governadora como elas. Por isso reunimos aqui representantes de todas as realidades, a mulher que limpa a rua, a trabalhadora da zona rural, a representante de associações, a mãe, a professora, a funcionária pública. Queremos conhecer a história dela e associar à nossa, percebendo que é uma mulher igual a cada uma de nós. Esse é o propósito deste encontro, um café simples, organizado por todas as mulheres presentes. Nada sofisticado, porque a vida da mulher não é fácil. É uma rotina de luta, de cuidado com a família, de trabalho e dedicação, assim como a nossa governadora. Nós, mulheres do campo e da cidade, nos vemos nela porque ela também é assim”, destacou Maria Moraes.
Em Xapuri, a atuação feminina tem forte presença no protagonismo social, com destaque para a preservação ambiental, a agricultura familiar e a organização comunitária. As mulheres têm papel fundamental em movimentos sociais, como o Movimento de Mulheres Camponesas, além da defesa da floresta e da sustentabilidade na região.

“Estou muito feliz em celebrar o mês de março, o mês da mulher, ao lado de tantas mulheres fortes e guerreiras”. Foto: Ingrid Kelly/Secom
A vice-governadora Mailza Assis agradeceu a recepção e ressaltou a importância do momento de escuta e aproximação com as mulheres do município.
“Participei de um café maravilhoso, preparado pelas mulheres lideranças aqui de Xapuri. Estão presentes mães atípicas, representantes de associações, mulheres da zona rural, empreendedoras e integrantes de igrejas. É uma participação feminina de diversos segmentos. Quero agradecer de coração à Maria e ao senhor Manoel Moraes por proporcionarem esse momento. Estou muito feliz em celebrar o mês de março, o mês da mulher, ao lado de tantas mulheres fortes e guerreiras”, afirmou Mailza.
Durante o encontro, também esteve presente um grupo de mães atípicas que iniciou o processo de organização para a criação de uma associação no município, com o objetivo de buscar apoio, políticas públicas e investimentos voltados ao cuidado e desenvolvimento de seus filhos.
“Sou mãe atípica, tenho 40 anos e dois filhos, um menino de quatro anos, autista não verbal, e outro de 13 anos, também autista. Faço parte da organização das mães atípicas de Xapuri, e hoje já contamos com cerca de 50 mães ativas no grupo. Viemos prestigiar a nossa vice governadora e, para nós, é a primeira vez que temos essa oportunidade de diálogo direto com ela. Esse momento representa um marco inicial para a nossa associação. Nos sentimos fortalecidas e acolhidas”, relatou Jailene, presidente do grupo de mães atípicas de Xapuri.
O encontro reforçou a importância do diálogo entre o poder público e a população, especialmente com grupos que atuam diretamente nas comunidades, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres e às famílias no estado do Acre.

“Nos sentimos fortalecidas e acolhidas pela vice governadora”. Foto: Ingrid Kelly/Secom
















Você precisa fazer login para comentar.