Conecte-se conosco

Cotidiano

O fogo consome 26,6% das áreas protegidas na Bolívia

Publicado

em

Segundo relatório da ABT, as chamas causaram danos à natureza em Santa Cruz, Beni e La Paz

 Com Esmir Cortez Becerra

O incêndio continua devastando as florestas do país. De acordo com o último relatório da Autoridade Florestal e Terrestre (ABT), entre os dias 12 e 18 de outubro, 4.436 fontes de calor foram registradas em áreas protegidas, o equivalente a 26,6% das queimadas ocorridas no período.

O relatório indica que, até este domingo, dia 18 de outubro, existiam 16.675 fontes de calor com média diária de 2.382 eventos, superior ao recorde de 2019, que foi de 1.582 fontes por dia.

Entre as reservas afetadas estão Copaibo, Río Blanco y Negro, Noel Kempff Mercado, Isiboro Sécure, Humedales del norte, Iñao, Aguaragüe, Parabanó, Madidi, entre outras.

Enquanto isso, os municípios que lutam para tentar controlar o incêndio são San Ignacio, Concepción, Urubichá, Ascensión de Guarayos, El Puente, San Javier e San Matías, todos no departamento de Santa Cruz.

Já no departamento de Beni, as fontes de calor se concentraram em Baures, Exaltación, San Javier e Santa Ana, além do município de La Paz de Ixiamas.

A ABT acrescenta que mais de 8.160 fontes de calor (49%) estão em áreas sem cobertura. São locais cuja vocação de uso do solo se destina à produção agrícola. Um pouco mais de 8.515 fontes de calor (51%) estavam localizadas em áreas com florestas e matagal.

De acordo com a ABT, até o momento foram abertos 600 processos administrativos contra os causadores de incêndios. Destes, 277 processos correspondem à Santa Cruz. Além disso, 30 processos criminais foram iniciados contra jaquetas do departamento de Santa Cruz e uma pessoa em Beni.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Publicado

em

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados

Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.

New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.

Indefinição no Juruá

As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026

Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.

Brasileia

O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.

Quinari

No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.

Dupla de arbitragem

Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo

O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.

Novo momento

Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.

Família Atleticana

Marcelo Avelino-Presidente

Ricardo Lopes-Vice-presidente

Paulo Santana-Tesoureiro

Francisco Brito-Diretor administrativo

Ilson da Silva-Diretor de patrimônio

Antônio Acivaldo-Diretor social

Juliano de Souza-Diretor comercial

Comentários

Continue lendo