Para Bittar, o caso da BR 364 é de polícia, e já deveria ter sido apurado pelo Ministério Público Federal
Bittar: “Tudo o que eles (o PT) criticavam, nos outros, estão fazendo pior”,
O ex-deputado Marcio Bittar (PSDB) disse ter ficado estarrecido com o que ele chama de “a última pérola’ do governador Tião Viana (PT). Bittar se refere às declarações do governador sobre o estado precário da BR-364, quando o petista teria culpado os empresários de Cruzeiro do Sul pela situação da estrada.
As declarações de Tião Viana foram publicadas pelo site AC24horas, e foi notícia, também, até em sites de outros Estados. ”É um absurdo o governador tentar tirar este problema de sua responsabilidade e jogar nas costas de um povo que vive praticamente isolado do resto do País. É muita ingratidão. É este o presente que o povo do Juruá ganha, depois de ter dado duas eleições ao PT?”, pergunta o tucano.
Bittar lembra que se completarão 20 anos em que o PT está no poder no Acre, e que o partido teve todas as condições necessárias para concluir a pavimentação da BR 364, mas não o fez. Segundo ele, a rodovia que tiraria uma das principais regiões do Estado do isolamento não foi concluída por “incompetência”. “Lembro que eles criticavam a estrada que o Romildo Magalhães construiu de Feijó a Tarauacá, diziam que o ex-governador estava ligando ‘nada a lugar nenhum’; fizeram pior”, ironiza.
Bittar diz que os petistas faziam críticas ao ex-governador Wanderley Dantas, chamando-o de megalomaníaco. Depois voltaram a artilharia petista para Rubens Branquinho, dizendo à época que ele queria construir uma estrada aos pedaços; outro alvo da militância do PT foi Orleir Cameli, que, segundo Bittar, conseguiu fazer o quilômetro mais barato de asfalto do País, na época, mas mesmo assim foi duramente criticado pelos petistas, que afirmavam que se eles fossem construir a obra fariam por um valor bem menor.
Tucano diz que as pessoas que precisam da estrada continuam enfrentando muito sofrimento com os grandes atoleiros
“Eles (o PT) diziam que se estivessem no poder, naquela época, fariam um quilômetro da BR 364 ao custo de R$ 300 mil. Tiveram muito dinheiro e todo tempo do mundo, gastaram mais de um bilhão de reais e não conseguem entregar a obra. Criaram um grande abacaxi e não sabem descascar. O certo é que seus dentes estão para cair, e a obra não sai; culpam o Dnit, que é um órgão do governo federal, administrado por pessoas do governo petista, culpam todo mundo, e as pessoas que precisam dessa estrada continuam enfrentando o maior sofrimento quando precisam trafegar nela”, comenta o tucano.
“O PT fez uma obra que não aguenta ver a fotografia de uma carreta que se desmancha toda”, diz Marcio
Ao lembrar que o senador Gladson Cameli (PP) fez vários questionamentos sobre a estrada, e duras críticas ao governador Tião Viana através das redes sociais, o tucano dá mais uma bicada no governo petista: “O Gladson tem razão. O PT fez uma obra que não aguenta ver a fotografia de uma carreta que se desmancha toda. Como se faz uma estrada federal e proíbem o tráfego de caminhões, que têm que ser utilizados para transportar a produção e a mercadoria para abastecer o comércio nos municípios que ficam às suas margens? Isso é um absurdo, quando chega o inverno eles põem três balanças para medir o peso dos veículos, e muitos deles ficam proibidos de trafegar. Tudo o que eles criticavam, nos outros, estão fazendo pior”, critica.
Para Bittar, o caso da BR 364 é de polícia, e já deveria ter sido apurado pelo Ministério Público Federal. “A Justiça precisa agir, punir os culpados por tantos desmandos, são 20 anos de dinheiro jogado fora e o que a gente vê é petista tratando o povo do Acre como imbecil, ao dizer que ‘se esta obra estivesse nas mãos do governo do Acre’ já estaria pronta. Ora, e o Dnit é comandado por quem, não é pelos petistas?”, questiona.
Com o objetivo de aumentar a eficiência e a segurança no tratamento da água fornecida à população, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), instalou um sistema moderno de fornecimento contínuo e dosagem automatizada de cloro na Estação de Tratamento de Água II (ETA II).
A ação constitui um progresso importante na atualização dos procedimentos operacionais da autarquia, reforçando o controle de qualidade e a segurança sanitária da água fornecida à população.
Segundo o gerente de produção de água, Henrique Amaral, a automação do serviço garantirá que seja amplificada a eficiência no tratamento de água.
“Com o novo sistema, vamos conseguir aumentar a eficácia e a segurança no processo de purificação da água. A dosagem automatizada assegura melhor controle operacional e, consequentemente, maior qualidade da água que chega às residências da população’’, explica Amaral.
O projeto feito pelo Grupo Sabará, empresa que desenvolve tecnologias e soluções de alta performance para os mercados de tratamento de água, foi responsável pelo desenvolvimento do projeto, e possui um sistema que fornece cloro gás liquefeito de forma contínua, com pureza mínima de 99,5% (m/m), em conformidade total com a norma ABNT NBR 13295:2021.
A colaboração também abrange serviços de manutenção preventiva e corretiva tanto no sistema, quanto nos cilindros, garantindo a confiabilidade, eficiência e continuidade da operação da unidade.
Com a automação dos serviços, a Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com a modernização do saneamento básico, a constante melhoria dos serviços oferecidos e a salvaguarda da saúde pública em Rio Branco.
A Prefeitura de Rio Branco e o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) assinaram, na manhã desta sexta-feira (20), um termo de cooperação que oficializa a capital acreana como sede do 57º Encontro do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje). O evento será realizado entre os dias 27 e 29 de maio, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), no Distrito Industrial.
A iniciativa marca um momento histórico para o Judiciário local. Esta será a primeira vez que o Fonaje será realizado no Acre, mesmo estando em sua 57ª edição. O encontro reunirá magistrados de todo o país, além de acadêmicos e operadores do Direito dos 26 estados da federação, com foco no aprimoramento da prestação jurisdicional e na ampliação do acesso da população à Justiça.
Para o prefeito de Rio Branco, receber um evento desse porte é uma chance estratégica de fortalecer a gestão municipal, estimular o turismo e atrair novos investimentos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Para o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sediar um evento dessa magnitude representa uma oportunidade estratégica não apenas para o fortalecimento institucional, mas também para impulsionar o turismo e atrair investimentos.
“Para nós, é uma honra muito grande o Acre ter conseguido trazer para cá esse grande encontro. É muito importante acolher bem essas pessoas influentes que circulam pelo Brasil e pelo mundo, mostrando o potencial da nossa cidade e do nosso estado. Rio Branco hoje tem uma nova cara e integra projetos de cidades inteligentes e destinos turísticos inteligentes. Precisamos aproveitar esse momento para gerar visibilidade positiva e atrair investidores, porque o desenvolvimento econômico significa melhoria direta na vida das pessoas”, destacou o prefeito.
O presidente do TJ/AC, desembargador Laudivon Nogueira, destacou que o evento será uma oportunidade única para divulgar o Acre e Rio Branco nacionalmente, fortalecendo a imagem do estado e garantindo um Fonaje realizado com excelência. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O presidente do TJ/AC, desembargador Laudivon Nogueira, ressaltou o caráter inédito do evento e o impacto institucional para o judiciário acreano.
“É um momento ímpar para apresentar o Acre e Rio Branco ao Brasil. Receberemos juízes e autoridades de todo o país em um evento nacional que certamente trará uma divulgação muito positiva para o nosso estado. Com o apoio da prefeitura, realizaremos o primeiro Fonaje no Acre com excelência, gerando frutos importantes para todos nós”, afirmou.
Sobre o Fonaje
O Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje) é um espaço permanente de articulação entre coordenadores dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, voltado à padronização de procedimentos, à troca de experiências e ao compartilhamento de boas práticas. O encontro contribui diretamente para o fortalecimento do conhecimento jurídico, a melhoria dos serviços prestados à população e a modernização do sistema de Justiça.
Com a confirmação da sede, Rio Branco se prepara para receber autoridades jurídicas, magistrados, servidores e estudantes de todo o Brasil, consolidando-se como protagonista em um dos principais debates nacionais sobre eficiência do Judiciário e ampliação do acesso à Justiça. A expectativa é de que o evento também amplie a projeção do Acre no cenário internacional, com a possibilidade de participação de representantes de cortes de países vizinhos.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulgou as novas datas para o sorteio de uso de espaço público no Horto Florestal, nos meses de março, abril e maio.
Os interessados em participar deverão realizar inscrição presencial na Diretoria de Espaços Públicos (DEP), no período de 23 a 25 de fevereiro, durante o horário de expediente.
O sorteio será realizado no dia 26, às 10h, no auditório da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal.
A iniciativa garante transparência e igualdade de oportunidades para todos os interessados na utilização do espaço público, fortalecendo a organização e o ordenamento das atividades desenvolvidas no Horto, que é referência em convivência, lazer e educação ambiental no município.
A Prefeitura reforça a importância de que os participantes fiquem atentos aos prazos estabelecidos e compareçam munidos da documentação necessária, conforme orientações previstas na Portaria nº 19/2025.
Você precisa fazer login para comentar.