Conecte-se conosco

Acre

Números disparatados tiram credibilidade de pesquisas no Acre

Publicado

em

blog_do_nelson_liano_ac24horas

Só vou levar a sério alguma pesquisa de tendência de voto nas eleições acreanas se o DataFolha resolver fazer uma sondagem por aqui. A história recente mostrou que nenhuma pesquisa do Ibope ou do Vox Populi feita às vésperas das eleições passadas bateram com o resultado das urnas. Agora, já saíram três pesquisas uma do Delta, outra do Vox Populi e nesses dias a do Instituto de Rondônia Phoenix atrelado ao site Madeirão. A do Delta mostra Tião Viana (PT) a frente, mas com os dois candidatos de oposição Márcio Bittar (PSDB) e Bocalom (DEM) em patamares que indicam uma tendência de segundo turno. Já a do Vox Populi mostra Viana tão a frente que nem sei se seria ainda necessário uma eleição. Agora, a do Phoenix contradiz as outras duas e coloca Bocalom na dianteira. Só Deus com a sua Onisciência para saber qual das três é verdadeira.

Treino é treino
Fico a pensar que tem candidato que gosta de se enganar. Usar pesquisas é uma ferramenta para fazer ajustes no andamento de uma campanha. Mas o voto na urna é que decide a eleição. Infelizmente as pesquisas no Acre se tornaram peças de propaganda e não de ajustes técnicos internos das coligações.

Jogo é jogo
Os números antes de começar a campanha pouco dizem. Ainda mais com pesquisas que têm resultados tão diferentes. O que vai valer mesmo na hora da decisão são os candidatos convencerem os eleitores com propostas concretas.

A realidade
Como não acredito em pesquisas tão diferentes vou falar daquilo que tenho sentido nas minhas andanças pelo Estado. Há um sentimento de mudança. Mas também uma necessidade de credibilidade nos candidatos que significam a mudança.

Um lado ou outro
Mesmo com dois candidatos de oposição será uma eleição plebiscitária. Aqueles que são a favor ou contra os governos da FPA. Nesse quesito sinto que os números são parecidos ao das duas mais recentes eleições no Acre, ou seja, meio a meio.

Bem articulado
O candidato a deputado federal Raimundo Vaz (PRP) está fazendo uma campanha bem organizada e com apoios importantes de vários partidos. Resta saber se a sua força na Capital tem respaldo também no interior.

Chá de sumiço
Não tenho visto o deputado estadual Moisés Diniz (PC do B) na Aleac. Mas pode ter arrumado mais uma bandeira de luta para reforçar a sua candidatura a deputado federal. Moisés está jogando pra ganhar.

O perigo do fogo amigo
No entanto, Moisés deve ficar esperto. Quem tem denunciado os deputados estaduais que “somem” da Aleac é o seu camarada de partido, Washington Aquino (PC do B) que concorre para estadual.

Sem vantagens
Nenhum candidato a deputado federal ou estadual poderá se gabar de ter o apoio do prefeito da Capital, Marcus Alexandre (PT). O equilíbrio de forças dentro da prefeitura é completo. O militante que se exalta por um ou outro nome imediatamente leva um puxão de orelhas.

Questão de coerência
Marcus está correto na sua postura. Terminada a eleição vai precisar de emendas parlamentares de todos os federais da bancada acreana, inclusive, da oposição. Além disso, se sonha com a sua reeleição em 2016 não vai querer arrumar desafetos dentro da FPA.

Sem nomes
Como as eleições no Acre são sempre muito antecipadas ainda não vi pretendentes à prefeitura da Capital, em 2016. Mas certamente terminadas as eleições de 2014 as especulações começarão. E os nomes mais fortes sairão do pleito atual.

Não é bem assim
Um leitor da coluna que faz parte do primeiro escalão do Governo me disse o seguinte: “Você vive escrevendo que a FPA considera a fatura ganha. Mas isso não é verdade. Existe muito medo entre as lideranças pelo desgaste natural dos 16 anos de poder.”

Prudência
Se o que a minha fonte me revelou for verdade melhor para a FPA. Se entrarem de salto alto irão tomar uma “sapatada” histórica. O acreano é politizado e não vai acreditar em “conversa da carochinha”. Quem não pisar no chão vai flutuar na balsa para Manacapuru.

Correndo atrás
O atual deputado estadual que parece estar mais ligado na eleição é Edvaldo Souza (PSDC). Ele tem feito o possível e o impossível para divulgar as suas ações parlamentares na imprensa. E está certo porque isso não pode acontecer depois que a eleição passar.

Desafetos de primeira grandeza
A vereadora Eliane Sinhasique (PMDB), candidata a estadual e, o deputado Major Rocha a federal são os alvos preferenciais da FPA. Esquecem que a vitimização tem um poder eleitoral enorme. Rocha já se beneficiou desse fator na eleição passada e, Sinhasique poderá se beneficiar.

Vale a máxima
Já dizia o velho filósofo chinês: falem mal, mas falem de mim. Na eleição é assim também. Outro que poderá se beneficiar das perseguições é o prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales (PMDB). Vai colocar todo o seu capital político em jogo para tentar eleger o filho a federal, Fagner Sales (PMDB).

Nem todos os gatos do G7 são pardos
Tem gente que foi preso e acusado na Operação G7 que ficou muito mais pobre do que era. Outros em compensação continuam a desfilar de carros importados e almoçando e jantando nos restaurantes mais caros da cidade. Tem ainda aqueles cheios de novos contratos milionários com o Governo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Desfile do Bloco Urubu Cheiroso marca a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco

Publicado

em

O tradicional Bloco Urubu Cheiroso abriu a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco, neste domingo, animando foliões de todas as idades. O prefeito Tião Bocalom, o vice-prefeito Alysson Bestene e as primeiras-damas, Kely Bocalom e Roberta Lins, acompanharam o bloco pela avenida e também caíram no samba.

Urubu Cheiroso 17
O prefeito destacou a relevância de resgatar o Carnaval para as famílias, reforçando que a festa deve ser alegre e segura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito ressaltou a importância do resgate do Carnaval voltado para as famílias, destacando que a festa deve ser marcada por alegria e segurança.

“Eu estou muito feliz. Pessoas vieram agradecer pelo resgate desse carnaval da cidade e das famílias. Graças à organização, todos podem brincar à vontade, crianças, idosos e cadeirantes, sem riscos. Isso me alegra o coração.”

Urubu Cheiroso 20
Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a novidade deste ano foi a eliminação dos camarotes, aproximando ainda mais o público da festa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a principal novidade deste ano foi a ausência de camarotes, trazendo o povo ainda mais próximo da folia:

“Toda a estrutura deste ano foi pensada para o povo. A avenida está lotada, sambando e pulando o carnaval no chão.”

Urubu Cheiroso 5
O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que trazer de volta o Carnaval tradicional valoriza a cultura local e celebra a alegria de toda a população de Rio Branco. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O vice-prefeito Alysson Bestene reforçou que o resgate do Carnaval tradicional é símbolo da alegria do povo de Rio Branco:

“Essa festa popular na Praça da Revolução foi feita com muito amor e carinho. A gestão do prefeito Tião Bocalom coloca as famílias em primeiro lugar, garantindo um Carnaval seguro, alegre e inclusivo. Queremos uma cidade cada vez mais moderna e desenvolvida para todos.”

A festa de Momo continua nesta segunda-feira, a partir das 18h30, com o desfile dos blocos de samba.

Urubu Cheiroso 22
Urubu Cheiroso 21
Urubu Cheiroso 19
Urubu Cheiroso 18
Urubu Cheiroso 16
Urubu Cheiroso 15
Urubu Cheiroso 14
Urubu Cheiroso 12
Urubu Cheiroso 11
Urubu Cheiroso 10
Urubu Cheiroso 9
Urubu Cheiroso 7
Urubu Cheiroso 6
Urubu Cheiroso 4
Urubu Cheiroso 3
Urubu Cheiroso 2
Urubu Cheiroso 1

<p>The post Desfile do Bloco Urubu Cheiroso marca a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Academia da Saúde leva energia da terceira idade para terceira noite de carnaval

Publicado

em

A terceira noite do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026, realizada neste domingo (15), foi marcada por muita animação, inclusão e cuidado com a saúde. A ação contou com a participação do grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, formada majoritariamente por idosos e idosas, que marcaram presença na folia com disposição, alegria e exemplo de qualidade de vida. A noite foi dedicada especialmente ao Carnaval das crianças e dos idosos, fortalecendo o caráter familiar e intergeracional do evento.

Terceira idade 6
Ação faz parte das iniciativas da Prefeitura de Rio Branco e destaca a importância de se manter ativo em todas as etapas da vida, especialmente na melhor idade. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando a importância de manter-se ativo em todas as fases da vida, especialmente na terceira idade. Além de prestigiar o evento carnavalesco, a Saúde Municipal também esteve presente com orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV.

Terceira idade 2
Fabiano Rodrigues destaca que ações como essa incentivam hábitos saudáveis. (Foto: Átilas Moura/Secom)

De acordo com o profissional de educação física Fabiano Rodrigues, responsável pelo grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, ações como essa são fundamentais para estimular hábitos saudáveis.

“A importância, como eu sempre falo, é sair do sedentarismo, sair de casa e aproveitar a vida. Quem teve a sorte de envelhecer precisa que esse processo seja feito com saúde, praticando exercício físico e tendo bons hábitos. O carnaval é uma ótima oportunidade, um evento organizado, tranquilo e seguro. A gente traz o grupo para curtir e também para espalhar a energia boa que eles têm, fruto da prática regular de atividade física”, destacou.

Terceira idade 4
Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, frequentar a Academia da Saúde mudou sua rotina e trouxe mais qualidade de vida. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, participar da Academia da Saúde transformou a rotina e a forma de viver.

“É muito bom, porque a gente está sempre na ativa, fazendo atividade física, e isso melhora a nossa saúde. A Academia da Saúde Barral y Barral é tudo de bom, o professor entende a gente, é muito legal”, relatou.

Terceira idade 10
Participação dos idosos junto às crianças e famílias reforça o compromisso da prefeitura com a saúde, o envelhecimento ativo e a convivência entre todas as gerações. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A presença dos idosos, ao lado das crianças e das famílias, reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, do envelhecimento ativo e da prevenção, consolidando o evento como um espaço de convivência, cuidado e alegria para todas as gerações.

Terceira idade 11
Terceira idade 9
Terceira idade 7
Terceira idade 5
Terceira idade 3
Terceira idade 1

<p>The post Academia da Saúde leva energia da terceira idade para terceira noite de carnaval first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura mobiliza 50 servidores para limpeza após noites de Carnaval em Rio Branco

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, iniciou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (16) uma força-tarefa de limpeza nas áreas centrais da capital, após as noites de Carnaval. As equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes, com o objetivo de garantir a organização e a limpeza dos espaços públicos utilizados durante a folia.

a304c0fc 6757 42d6 b1cc 042cd3a19707
Equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes (Foto: Secom)

De acordo com o secretário Tony Roque, os trabalhos contemplam a Praça da Revolução e arredores, incluindo a avenida Getúlio Vargas, rua Floriano Peixoto, rua Marechal Deodoro, a Gameleira e o Calçadão da região central.

“Todo o perímetro está inserido na programação especial de limpeza pós-Carnaval”, destacou o secretário”.

78867e1f eae1 4f3c a5ea 5617b9c6be69
Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. (Foto: Secom)

Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. Os serviços começam entre 6h30 e 7h e seguem até às 11h. As equipes realizam varrição, catação e retirada de resíduos, principalmente lixo leve, descartado durante as festividades. Após essa etapa inicial, caminhões compactadores da coleta regular do município entram em ação para recolher o material acumulado.

224a8cc8 217f 4c78 8888 52f38364ee07
Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo. (Foto: Secom)

Além da área central, a prefeitura também atuou de forma específica no bairro Tucumã, onde houve programação carnavalesca no domingo (15). Segundo a secretaria, aproximadamente 40 trabalhadores foram mobilizados desde às 6h30 exclusivamente para a limpeza do local. A meta é concluir os trabalhos até às 11h30.

Após a finalização do serviço no Tucumã, as equipes retornam para reforçar a limpeza na região da Praça da Revolução, onde a programação de Carnaval segue até terça-feira. A Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo.

<p>The post Prefeitura mobiliza 50 servidores para limpeza após noites de Carnaval em Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo