fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Número de chamados no Samu aumenta mais de 60% desde o início da pandemia no Acre

Publicado

em

Número de chamados no Samu aumenta quase 60% desde o início da pandemia no Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Lidson Almeida

O número de chamados para o Serviço Móvel de Urgência (Samu) no Acre aumentou mais de 60% desde de o início da pandemia no estado, segundo dados da coordenação do órgão.

Em janeiro e fevereiro deste ano foram de 3,3 mil e 3,5 mil chamados, respectivamente. A partir de março, mês em que foram registrados os primeiros casos de Covid-19 no estado e decretada quarentena, os chamados começaram a apresentar um aumento e chegaram a quase 4 mil.

Em abril o número de atendimentos foi de 3,9 mil e em maio, quando os registros de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Acre aumentaram de forma significativa, foram quase 5,5 mil atendimentos feitos pelo Samu.

O coordenador do Samu, Pedro Pascoal, afirmou que não foram só os números de chamados de urgências que mudaram, mas também o perfil dos atendimentos em função do novo coronavírus.

“Tentando minimizar a propagação, a parte administrativa do Samu diminuiu seu horário de expediente. Quanto à Central de Regulação, que é um serviço que funciona 24h, nós não conseguimos fazer uma adaptação, os médicos continuam na central regulando e triando as ocorrências. Identificada a emergência, a ambulância é enviada de imediato e quando não identificada é feita orientação”, afirmou o coordenador.

Como uma forma de diminuir ainda mais os riscos de contaminação, o coordenador disse que o condutor da ambulância fica em local isolado do veículo e só tem contato com paciente em caso de urgência.

“Nas ambulâncias fizemos o isolamento do condutor, que é um profissional de saúde a menos exposto ao risco de infecção. O paciente é assistido pelo técnico de enfermagem no baú da viatura, é feito todo acompanhamento do local da ocorrência até o destino”, disse Pascoal.

O estado possui, pelo menos, quatro ambulâncias de UTI de suporte avançado, específicas para atendimento de pacientes graves de Covid-19. Para o atendimento a esse tipo de paciente, os profissionais precisam estar munidos dos equipamentos de proteção, sendo que a maioria foi produzido por alunos de enfermagem e medicina da Ufac.

As ambulâncias também estão equipadas com uma cápsula de transporte que é usada nos pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19. O objetivo é garantir a segurança do paciente e dos profissionais, evitando assim a disseminação do vírus.

O médico Felipe Cabau é um dos profissionais de saúde que atendem em unidades móveis em Rio Branco. Ele explicou como é a composição e o funcionamento de uma ambulância do Samu em caso de transporte de pacientes graves de Covid-19.

“É uma ambulância que vai toda equipe médica para transportar e fazer atendimento dos pacientes que sabemos que é Covid-19 positivo. É uma ambulância toda plastificada para facilitar na limpeza e nós temos aparato de suporte avançado que não temos nas de suporte básico. Temos respirador, monitor cardíaco que tem multifunção, cápsula de transporte”, explicou o médico.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista e pedestre ficam feridos em acidente na Estrada de Porto Acre

Publicado

em

Colisão ocorreu em trecho escuro e de pista estreita; vítimas foram socorridas e encaminhadas ao pronto-socorro

O motociclista Marcelo Gonçalves da Silva, de 42 anos, e o pedestre Lirvini Antony Gonçalves de Oliveira, de 20 anos, ficaram feridos após uma colisão na noite desta quinta-feira (30), na altura do km 30 da Rodovia AC-10, nas proximidades da Vila do Incra, em Porto Acre.

De acordo com relatos de moradores, Marcelo pilotava uma motocicleta Honda Fan 125 vermelha no sentido Porto Acre/Vila do Incra quando, ao fazer uma curva, atingiu Lirvini, que caminhava pelo acostamento a caminho de casa. A falta de iluminação e a pista estreita podem ter sido fatores que contribuíram para o acidente.

Com o impacto, o motociclista sofreu escoriações no rosto e nos braços, além de um traumatismo cranioencefálico (TCE) moderado e perda momentânea de consciência. Já Lirvini teve escoriações no joelho esquerdo e um edema com suspeita de fratura no tornozelo.

Motoristas que passavam pelo local prestaram socorro e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada para os primeiros atendimentos e encaminhou as vítimas ao pronto-socorro de Rio Branco, onde ambas foram internadas em estado estável.

A Polícia de Trânsito esteve no local para isolar a área e realizar a perícia. A motocicleta foi removida da rodovia após os procedimentos necessários.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Tarauacá

Publicado

em

Suspeito tentou se desfazer de entorpecentes ao avistar a guarnição, mas foi detido com 67 trouxinhas de cocaína

A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta quinta-feira (30), Pablo da Silva Oliveira, de 24 anos, por tráfico de drogas na Baixada do Habitasa, em Rio Branco. O suspeito havia chegado recentemente do município de Tarauacá e já possuía passagens pela polícia por tráfico e participação em organização criminosa.

Durante patrulhamento na Rua Bolívia, uma guarnição do 1° Batalhão avistou Pablo jogando um saco plástico por cima de uma cerca. Devido ao histórico de tráfico de drogas na região, os policiais imediatamente localizaram o material descartado e abordaram o suspeito.

Na revista, foram encontradas 37 trouxinhas de cocaína e um celular. Após uma busca mais detalhada no local, os policiais encontraram um pote contendo mais 30 invólucros da mesma substância, além de um invólucro de maconha e uma balança de precisão.

Diante das evidências, Pablo foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde ficará à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem é agredido pelo irmão após discussão durante bebedeira em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atingida com um celular na cabeça e golpeada com cabo de enxada

Jackson Costa de Souza, de 20 anos, foi agredido pelo próprio irmão após uma discussão na noite desta quinta-feira (30), em uma residência no bairro 6 de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo relatos de familiares, Jackson estava ingerindo bebida alcoólica quando decidiu ir até a casa do irmão. No local, uma discussão entre os dois começou e, em meio ao desentendimento, o irmão da vítima arremessou um celular contra sua cabeça, causando um corte profundo.

A briga evoluiu para uma luta corporal e, para se defender, o agressor pegou um cabo de enxada e golpeou Jackson, que sofreu ferimentos e reclamava de dores no quadril e nas costas.

Após a agressão, o jovem correu para a casa da mãe e pediu ajuda. Um motorista de aplicativo foi acionado e o levou ao pronto-socorro de Rio Branco, onde recebeu atendimento médico. Seu estado de saúde era estável.

A Polícia Militar e a Polícia Civil não foram acionadas, e o caso não será investigado.

Comentários

Continue lendo