Acre
Nova Mesa Diretora da Câmara de Brasiléia é empossada em Sessão Solene

Nova Mesa durante Sessão Solene contou com a presença do prefeito Everaldo Gomes e convidados – Foto: Captura
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brasiléia, eleita para o Biênio 2015/2016, foi empossada em Sessão Solene realizada na noite desta segunda-feira, dia 05 de janeiro de 2015, com grande participação popular.
A Mesa tem como presidente o vereador Mário Jorge Fiesca (SDD), que juntamente com o vice, foram reconduzidos aos cargos após eleição realizada no mês de dezembro de 2014; como 2ª vice-presidente o vereador Marcos Tibúrcio dos Santos (PSDB); como 1º secretário, o vereador Joelso Pontes (PP); como 2º secretário, o vereador Benedito Lima (PMDB).
A cerimônia, inicialmente presidida pela vereador Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD), contou ainda, com a presença dos vereadores Ivonaldo da Costa Rufino (SDD), Marivaldo da Silva Oliveira (PMDB), dos convidados, secretário de Planejamento Municipal de Brasiléia Francisco Sales Carvalho Lima, de Finanças Josué Wiliam Andrade Mendes, Primeira dama, Marisanta Rodrigues da Silva, Prefeito Everaldo Gomes; do Pastor Wiliam Maia, representando a Policia Civil de Brasiléia Shirley Torres e convidados.
Após prestar o juramento e tomar posse, juntamente com os demais membros da Mesa, a presidente reeleito fez uso da Tribuna e, em seu pronunciamento, disse estar muito satisfeito em ser reconduzido ao cargo novamente. Agradeceu a confiança dos pares e o apoio de todos e dos servidores ao longo dos dois primeiros anos, bem como, reafirmou seu compromisso para o segundo mandato e convidou todos a darem as mãos para trabalharem em prol dos Brasileenses.
O vice-presidente Marcos Tiburcio dos Santos, também se pronunciou e falou sobre a gestão da vereador Mário Jorge Gomes Fiesca como presidente nos últimos dois anos. De acordo com ele, o vereador ao assumir a presidência da Câmara, enfrentou um início de mandato difícil, mas, soube contornar e desenvolver uma gestão pautada por princípios como a imparcialidade, a responsabilidade administrativa e a democracia.
O primeiro secretário, Joelso Pontes (PP), agradeceu o convite para compor a Mesa Diretora pelo biênio 2015/2016, e disse que pretende manter um bom relacionamento com os colegas da casa, com a imprensa e com o Poder Executivo Municipal, de quem ele disse depender muito o Legislativo Municipal, especialmente para atender os pedidos da população, especialmente àqueles que são encaminhados pelos vereadores, em tempo hábil e satisfatório.
Encerrando os pronunciamentos, o segundo secretário Benedito Lima, levou à Tribuna, seus agradecimentos por compor a mesa, em respeito ao seu trabalho nos primeiros dois anos de vereanças. Ao final, a presidente Mário Jorge Gomes Fiesca, agradeceu a presença de todos, disse entender que a data não favoreceu a participação de mais vereadores e autoridades a Sessão Solene de Posse e parabenizou aos presentes pelo compromisso em participar deste momento tão importante para a Casa Legislativa (Casa do Povo de Brasiléia).
Marcus José – oaltoacre.com/2015
Comentários
Acre
MPF abre inquérito para apurar precariedade em escola indígena de Tarauacá
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou nesta quinta-feira, 17, um inquérito civil para investigar a precariedade na estrutura da Escola Estadual São José I, localizada na Aldeia São Vicente, Terra Indígena Rio Humaitá, em Tarauacá (AC).
Segundo a denúncia que motivou a apuração, a unidade de ensino apresenta sérios problemas de infraestrutura. Entre os relatos estão paredes quebradas, piso e escadas deteriorados, goteiras que comprometem as aulas durante o período chuvoso, falta de cadeiras adequadas, obrigando os alunos a assistirem às aulas deitados no chão, além de banheiros em condições precárias de higiene. O quadro utilizado nas aulas foi providenciado pelos próprios moradores da aldeia.
O MPF destaca que a escola foi construída em 2012 e, conforme informações prestadas pela Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE/AC), nunca passou por serviços de manutenção predial. A Divisão de Manutenção e Obras da secretaria informou ainda que não há previsão imediata para reforma ou construção de nova sede, mas que será elaborada uma agenda de visita técnica, condicionada às condições de navegabilidade do rio, para avaliar a situação in loco.
Outro ponto identificado é a ausência de estrutura para o armazenamento de alimentos perecíveis, o que compromete o fornecimento da merenda escolar. De acordo com o Departamento de Alimentação Escolar, a escola não possui cantina, freezer ou geladeira, dificultando a logística de distribuição de alimentos.
O prourador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos, responsável pelo caso, determinou a abertura do inquérito com prazo inicial de um ano, com o objetivo de apurar irregularidades na prestação dos serviços educacionais pela SEE/AC na escola indígena.
Comentários
Acre
Diante da ameaça do sarampo, Gladson faz apelo direto à população: “procurem os postos”

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Durante evento de entrega de certificados de cursos profissionalizantes, realizado no auditório Rio Moa, na sede do Sebrae em Rio Branco, o governador Gladson Cameli comentou, nesta quinta-feira, 17, o decreto que estabelece estado de emergência em saúde pública no Acre, devido ao risco iminente de reintrodução do sarampo no estado. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, tem validade de 90 dias.
A decisão se baseiou em parecer técnico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que apontou o avanço da doença em países vizinhos, especialmente a Bolívia, que já declarou emergência nacional e registra mais de 100 casos confirmados. A preocupação se intensificou diante da proximidade geográfica e da circulação transfronteiriça.
Em entrevista à imprensa, Gladson Cameli fez um apelo direto à população acreana sobre a gravidade da situação. “É uma preocupação que nós temos no governo. Nós declaramos já estado de emergência para justamente chamar a atenção, pedir para a população que se vacine, vacine-se. Está tendo sim essa crise. Na Bolívia está tendo muitos casos. Nós sabemos que a Bolívia faz fronteira com o Acre e nós temos que pedir também a cooperação da população: que procure os postos de saúde, que vá lá fazer a prevenção, tomar vacina, para que a gente não tenha aí números piores. Mas é uma grande preocupação nossa, sim”, afirmou o governador.
Questionado sobre as providências já adotadas, o chefe do Executivo estadual confirmou o apoio do governo federal e o reforço na campanha de vacinação. “Com toda certeza. Inclusive, o próprio Ministério da Saúde já colocou uma equipe aqui disponível para atender. E estamos nessa campanha, que a população procure os postos de saúde para se vacinar, para que depois não aconteçam aí situações mais graves”, ressaltou.
Com o decreto, a Sesacre está autorizada a adotar medidas urgentes e prioritárias, incluindo a mobilização de recursos e equipes técnicas.
VEJA VÍDEO:
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, aponta Defesa Civil de Rio Branco

Foto: Whidy Melo/ac24horas
O nível do Rio Acre voltou a apresentar leve queda nesta quinta-feira, 17, conforme boletim diário divulgado pela Defesa Civil Municipal. Às 5h13, a medição indicou 1,69 metros, o que representa um recuo de 5 centímetros em relação ao dia anterior.
Além da baixa do manancial, não foi registrada precipitação nas últimas 24 horas em Rio Branco. O rio está muito abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e da cota de transbordo, que é de 14 metros.
Você precisa fazer login para comentar.