Acre
Nota de esclarecimento sobre surto de doença de Chagas aguda (DCA) em Cruzeiro do Sul
Equipes da vigilância sanitária já estão no local realizando busca ativa, ações de vigilância sanitária e inspeção, em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos suscetíveis à contaminação

Sesacre vem aplicando medidas para controle e prevenção da doença. Equipes da vigilância sanitária já estão no local realizando busca ativa, ações de vigilância sanitária e inspeção, de produção de alimentos suscetíveis à contaminação. Foto: internet
Com assessoria
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem a público prestar esclarecimentos sobre o recente surto de doença de Chagas aguda (DCA), após a notificação de nove casos em Cruzeiro do Sul.
O caso em questão envolve pessoas de um mesmo núcleo familiar e amigos próximos, residentes em um bairro do município, em que todos já estão sendo acompanhados por equipes médicas e recebendo o suporte necessário.
Além disso, a Sesacre vem aplicando medidas para controle e prevenção da doença. Equipes da vigilância sanitária já estão no local realizando busca ativa, ações de vigilância sanitária e inspeção, em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos suscetíveis à contaminação, intensificando o monitoramento na região afetada, para identificar novos casos e possíveis focos de transmissão, com coleta de amostras para investigação epidemiológica.
Diante da gravidade do caso, estabelecemos uma sala de situação em parceria com o Município, para alinhamento, capacitação dos profissionais de saúde e fornecimento do medicamento para tratamento dos casos confirmados.
Informamos, ainda, que já realizamos articulação com o Ministério da Saúde, para reforço do estoque do medicamento no estado.
Lembramos a toda a comunidade que a doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a transmissão pode ocorrer de diversas formas, incluindo contato direto com fezes do barbeiro infectado, geralmente durante a picada, também por meio de consumo de alimentos e bebidas contaminados com fezes do barbeiro infectado, bem como por transfusão de sangue contaminado e transmissão de mãe para filho durante a gravidez.
Reafirmamos nosso compromisso com a saúde pública e solicitamos a colaboração de toda a população no combate a esse surto.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.