fbpx
Conecte-se conosco

Acre

No primeiro comício, Bocalom diz que sua eleição foi tomada em 2010

Publicado

em

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

O candidato Bocalom, que concorre ao Governo do Acre pela Coligação Produzir para Empregar, precisou de 60 minutos para chegar ao palanque de autoridades, desde que desceu do carro, para retribuir os cumprimentos da população de Acrelândia, na noite desta sexta-feira. Entre poses para fotos e abraços calorosos de amigos e eleitores, atravessou a extensa avenida cercado de populares e, com dificuldade, conseguiu abrir o primeiro comício de sua campanha, exatamente na cidade onde foi prefeito por três vezes.

Denúncia

Bocalom denunciou o que chamou de “mentiras do governador Tião Viana”, referindo-se aos investimentos milionários prometidos e não executados no município de Acrelândia. Bocalom realizou o seu primeiro comício na cidade onde foi prefeito por três vezes e reuniu 4 mil pessoas na noite desta sexta (5), segundo a Polícia Militar.  “O Tião Viana é governador de fato, não de direito. Não nos representa de verdade. A única coisa que ele sabe fazer é mentir, mentir, mentir, mentir. Chegou a hora de tirar o mentiroso do poder”, discursou o candidato democrata.

DEM, PMN e PV, partidos que se coligaram e buscam a eleição de Bocalom, anunciaram que o governador assumiu compromissos de investir em Acrelândia R$ 47 milhões em 2011; R$ 54 milhões em 2012 e 82 milhões em 2013. O candidato permitiu várias intervenções dos moradores que lotaram o centro de Acrelândia durante o seu discurso – a maioria reclamando da falta de esgoto tratado, ruas esburacadas, falta de água tratada e incidência de enfermidades como dengue e malária.

“Vocês são os donos do poder. Vocês colocam. Vocês tiram quem não presta para governar”, afirmou. O candidato comunicou que o Acre é o vigésimo quinto entre os 27 estados brasileiros a “negar” à população as informações sobre investimentos públicos. “No meu governo, seremos o primeiro em transparência. A quem interessa esconder do povo como o dinheiro do povo é usado?”, indagou ele. “Comigo não haverá roubo”.

“Eu só estou aqui por que meu candidato é o Bocalom. Eu não apoiaria outro candidato. Bocalom é um homem honesto, honrado, digno, ético, que trabalha com disciplina. É disso que o Acre precisa hoje no serviço público”, elogiou o candidato ao senado, o advogado Roberto Duarte, que se emocionou com “o tamanho da aceitação” em torno do seu nome naquele município.

A ação no TSE

“A minha eleição para o governo em 2010 foi roubada. Tanto é prova que o processo por abuso de poder econômico, uso da máquina administrativa e exploração aos cargos comissionados ainda está pendente de julgamento em Brasília. Eles têm 42 advogados, contratados para retardar o julgamento, além de um ex-ministro. Eu só tenho Deus e o Ministério Público”, discursou Bocalom, lembrando o parecer da Procuradoria Eleitoral Nacional que pediu a cassação do governador, seu irmão senador, Jorge Viana, e dos demais integrantes da chapa majoritária declarada eleita quatro anos atrás.  “Por que o processo está engavetado? Eles estão gastando milhões com advogados. Esse dinheiro falta na educação, na saúde, na segurança pública, no saneamento básico, na abertura de ramais, no incentivo à produção. Mas o povo vai julgar agora”, afirmou Bocalom.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mulher sofre traumatismo craniano grave após cair de bicicleta em buraco na BR-364

Publicado

em

Vítima foi socorrida pelo SAMU e transferida para Rio Branco; estado de saúde é estável, mas preocupa médicos

 

Na noite desta segunda-feira (07), Valcicleia Costa da Silva, 31 anos, sofreu um acidente grave ao cair de bicicleta no km 02 da BR-364, sentido Manoel Urbano, próximo a um laticínio. Testemunhas relataram que a vítima perdeu o controle da bike após passar por um buraco na pista, sendo arremessada ao solo e batendo a cabeça com força.

Amigos que acompanhavam Valcicleia acionaram o SAMU, que a atendeu no local e a encaminhou ao Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira. Devido à gravidade dos ferimentos – um traumatismo cranioencefálico (TCE) moderado a grave –, ela foi transferida para o Pronto Socorro de Rio Branco.

Segundo médicos, seu estado é considerado estável, mas há risco de agravamento. A vítima segue em observação no Setor de Traumatologia.

Comentários

Continue lendo

Acre

“Justiceiro do crime” é condenado a mais de 28 anos por execução de jovem em Rio Branco

Publicado

em

O presidiário Erlan da Costa Macedo, conhecido como “Boquinha”, foi condenado a 28 anos, 7 meses e 14 dias de prisão pelo assassinato do jovem Gabriel Barreto de Oliveira. O crime, ocorrido na noite de 27 de agosto de 2023, em Rio Branco, foi julgado procedente pelo Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, que acolheu a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Acre.

Além do homicídio qualificado, Erlan também foi condenado por integrar organização criminosa. A pena deverá ser cumprida em regime fechado, e o réu não poderá recorrer da decisão em liberdade.

De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, Erlan e um comparsa, ainda não identificado, invadiram a residência de Gabriel, localizada na Travessa da Garça, no bairro Boa Vista, região da Sobral. Armados, os criminosos surpreenderam a vítima, que ainda tentou fugir, mas foi alcançada e executada a tiros, sem chance de defesa.

A motivação do crime, segundo a polícia, foi vingança. Gabriel teria sido acusado de cometer furtos na comunidade onde vivia. Erlan, apontado como uma das principais lideranças de uma facção criminosa atuante na região, teria ordenado e participado diretamente da execução.

Apesar da condenação, a defesa de Erlan da Costa Macedo ainda pode recorrer da sentença.

Comentários

Continue lendo

Acre

Dois homens são indiciados por latrocínio de vigilante em escola no Acre

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre indiciou, na noite desta segunda-feira (7), Leandro Mendes dos Santos, de 18 anos, e Valdeusmar Bezerra da Silva, de 35 anos, pelo latrocínio — roubo seguido de morte — do vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos. O crime ocorreu na manhã do mesmo dia, na Escola Estadual Maria Raimunda Baldino, localizada na Rua Tião Natureza, bairro Palheiral, em Rio Branco.

Leandro foi um dos criminosos que invadiu a escola com o objetivo de roubar a arma do vigilante. Durante a ação, houve troca de tiros e Raimundo acabou sendo atingido e morto. Leandro também foi baleado, com um disparo na região do pescoço, e foi socorrido ao Pronto-Socorro da capital.

Valdeusmar, que era monitorado por tornozeleira eletrônica e havia rompido o dispositivo pouco antes do crime, foi preso horas depois por policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar, na Rua Blumenau, região da Sobral.

O procedimento de investigação foi concluído pela Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA). Um terceiro suspeito, irmão de Leandro, chegou a ser detido, mas foi liberado por falta de provas.

Leandro e Valdeusmar devem passar por audiência de custódia nesta terça-feira (8), na Vara Estadual do Juiz das Garantias, no Fórum Criminal de Rio Branco. A Justiça decidirá se os acusados permanecerão presos preventivamente enquanto respondem pelo crime.

Comentários

Continue lendo