fbpx
Conecte-se conosco

Acre

No Acre, treinamento prático intensivo para combate à febre aftosa prepara médicos veterinários de todo o Brasil

Publicado

em

Ações não menos importantes, também previstas no Plano de Contingência estão sendo realizadas. Dentre elas, o atendimento a campo, a logística de envio de amostras para análise laboratorial

A realização deste treinamento é uma das ações previstas no Plano Estratégico de Febre Aftosa (PNEFA), visando a manutenção do Status de Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

A febre aftosa é uma das doenças mais devastadoras para a pecuária, exigindo um preparo rigoroso e uma resposta eficiente para ser controlada e erradicada. Pensando nisso, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), em parceria o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) e com o Centro PanAmericano de Febre Aftosa (Panaftosa), está realizando em Cruzeiro do Sul, um extenso treinamento aplicado para atualizar e capacitar 124 profissionais que incluem veterinários, técnicos e profissionais de saúde animal nas melhores práticas e protocolos para enfrentar surtos de febre aftosa.

A febre aftosa é uma das doenças mais devastadoras para a pecuária, exigindo um preparo rigoroso e uma resposta eficiente para ser controlada e erradicada. Pensando nisso, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), em parceria o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) e com o Centro PanAmericano de Febre Aftosa (Panaftosa), está realizando em Cruzeiro do Sul, um extenso treinamento aplicado para atualizar e capacitar 124 profissionais que incluem veterinários, técnicos e profissionais de saúde animal nas melhores práticas e protocolos para enfrentar surtos de febre aftosa.

“Sou de Brasília e entendo que o Brasil todo tem que estar preparado para combater essa doença vesicular. Foram dias de treinamentos intensos, principalmente nessa reta final, no qual estou fixada em barreiras de fiscalização, parando e desinfectando carros e motos, simulando e realizando as técnicas que precisam ser adotadas”, relata Lorena Soares, médica veterinária Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural de Brasília/DF.

Para um treinamento muito próximo de uma situação real, as barreiras sanitárias contam com a presença também das equipes de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento de Trânsito (Detran) e de seguranças (Grupo Especial de Fronteira, Polícia Militar, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal) nas principais vias para fiscalização de trânsito da região.

“Esse treinamento mostra o comprometimento do estado do Acre com a saúde animal. Unindo veterinários do Brasil em uma só missão, ou seja, capacitando com um só propósito, pois a vigilância sempre tem que estar mais ativa e pronta para detectar qualquer tipo de sintomas da doença”, disse Danilo Mazzo do Sacramento, auditor fiscal estadual agropecuário do Idaf e coordenador do Programa Estadual de Sanidade dos Suínos e das Aves.

Ações não menos importantes, também previstas no Plano de Contingência estão sendo realizadas. Dentre elas, o atendimento a campo, a logística de envio de amostras para análise laboratorial, além do treinamento de como deve ser a atuação dos serviços de comunicação e assessoria de imprensa em situação de atendimento a emergência sanitária.

Na investigação dos casos suspeitos, as equipes técnicas estão visitando propriedades rurais da região, obedecendo a todos os procedimentos de biossegurança, que segundo Katherine Fragoso, médica veterinária do Mapa/PA,  visam evitar que o serviço veterinário oficial possa carrear o vírus da febre aftosa para outros animais susceptíveis. “ É necessário ter todo cuidado na saída de propriedade com caso provável ou foco de febre aftosa, visto que o homem pode transportar o vírus nos sapatos, roupas, veículos, equipamentos”.

Conforme Anselmo Rivetti, instrutor do Laboratório do LFDA/MG, assim que as equipes chegam do campo, logo se direcionam ao setor de Preparo das Amostras para fazer a entrega do material. “Essas amostras são recebidas em uma caixa de isopor e são devidamente acondicionadas, embaladas e enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (LFDA/MG) para análise”.

A realização deste treinamento é uma das ações previstas no Plano Estratégico de Febre Aftosa (PNEFA), visando a manutenção do Status de Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação e um corpo técnico preparado para atuar de forma segura e imediata na defesa de um rebanho livre de febra aftosa.

Comentários

Continue lendo

Acre

Terça-feira terá sol e chuvas pontuais no Acre, com possibilidade de temporais isolados

Publicado

em

A previsão do tempo para esta terça-feira, 4, indica um dia de sol e nuvens em grande parte do Acre, com possibilidade de chuvas pontuais, que podem ser intensas em algumas regiões, segundo informações do portal O Tempo Aqui.

Apesar do predomínio de sol, pancadas localizadas não estão descartadas. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 45% durante a tarde e atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram de norte, com variações de noroeste e nordeste, em intensidades fracas a calmas.

Confira as temperaturas previstas para esta terça-feira:

• Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Sena Madureira e Manoel Urbano: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo