Conecte-se conosco

Geral

“No Acre tem muitas famílias endividadas com jogos online”, revela a presidente da Acisa, Patrícia Dossa, ao fazer balanço da Expoacre e do mercado acreano

Publicado

em

Por Evandro Cordeiro – acrenews.com.br

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Patrícia Dossa, é lacônica quando convidada a responder sobre a economia do Brasil e, óbvio, a que mais interessa a ela, a do Estado. Em um jantar chique oferecido pela Federação da Indústria no parque de exposições ao pessoal da panificação, em que ela era convidada especial, dispensou um momento para falar conosco. Enquanto beliscava algum canapé árabe com suco de uva verde, analisou a Expoacre edição 50 e outros assuntos relacionados à economia, meio sem papas na língua. Patrícia elogia a feira, mas cobra mais obras no Acre, porque são os serviços que tiram as pessoas da inadimplência, que dão ebulição no mercado. Ela também analisou o Brasil com Lula provocando os Estados Unidos e sendo punido com um tarifaço que deve balançar o país em dimensão apocalíptica. Papo reto, agradável e revelador.

Veja a seguir trechos de nossa conversa:

AcreNews: Presidente, a economia tem ganhado quanto com essa edição 50 da Expoacre?

Patrícia Dossa: A economia do Acre, principalmente no setor que eu atuo, a construção, está bem fraca, nós estamos precisando de obras. Tem muita mão-de-obra indo embora, isso prejudica, a gente fica sem mão-de-obra. Esse ano está sendo um ano muito difícil. Eu espero que agora, após a Expoacre, apareçam mais obras, e no ano que vem, que é um ano de eleições, que apareçam obras para girar a economia, pelo menos da capital, que não está fácil. Nos outros setores, a venda do Dia das Mães aquece um pouco, a do Dia dos Pais com certeza vai mexer com o mercado, a Expoacre aquece bastante, é muito importante, mas não é aquela coisa constante, são sazonais, são eventos, então não mantém a constância. O mercado precisa dessa constância.

AcreNews: A Acisa tem dados mensais, creio, para ter acesso a números do comércio. Como anda o crédito da população. A inadimplência cresceu, tem reduzido?

Patrícia Dossa: O nível de inadimplência está cada vez maior, as famílias estão endividadas, com essas coisas de tigrinho, esses jogos on-line. Muita gente endividada com isso, endividada mesmo, assim, de vender casa, vender tudo e aí acaba faltando pra pagar outras coisas. Então o número de inclusões só tem aumentado. Uma pena.

AcreNews: Presidente, o acreano precisa se preocupar com o tarifaço do Trump?

Patrícia Dossa: O nosso presidente Lula errou feio, tá errando, deveria dar um passo para trás e ter mais humildade, porque a gente está brigando com uma potência mundial, com a maior do mundo. Então acho que ele está fazendo besteira e acho que vai prejudicar muito o Brasil e, claro, vai chegar ao Acre, sim. Só com o anúncio já prejudicou, imagine quando entrar em vigor? Eu acho que o Trump não vai voltar atrás, não vai arregar. Eu acho que o Lula tem que parar de pensar na ideologia dele e pensar mais na economia do Brasil.

AcreNews: Mudando um pouco o rumo da prosa, você tem sempre se destacado com suas empresas, sempre liderando setores, razão pela qual tem sido cortejada para entrar pra política. Agora, à frente da Acisa, tenho notícias de pelo menos dois partidos com ficha de filiação em branco a sua procura, um deles o PP. Chegou a hora, em 2026?

Patrícia Dossa: Olha, por enquanto não teve nada muito concreto. Alguns convites, sim. Agora minha missão é a frente da Acisa, que não é fácil. Sobre isso vamos deixar mais pra frente.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Prefeitura de Cruzeiro do Sul atende e remove famílias afetadas pelas fortes chuvas

Publicado

em

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou atendimentos emergenciais e removeu duas famílias, totalizando seis pessoas, da Travessa do Cemitério, no bairro da Baixa, após serem atingidas pelas fortes chuvas registradas na terça-feira, 13, no município. De acordo com o monitoramento, o volume de chuva chegou a aproximadamente 50 milímetros.

A equipe da Secretaria de Assistência Social e Cidadania também esteve no local para prestar orientações, e as famílias foram encaminhadas para casas de parentes, após optarem por não aderir ao aluguel social.

Como medida de segurança, as equipes da Defesa Civil irão realizar, nesta quarta-feira, 14, a demolição das residências afetadas, evitando novos riscos à integridade dos moradores e da área.

O agente da Defesa Civil, Iranilson Nery, ressaltou o trabalho contínuo das equipes e o apoio da gestão municipal às famílias atingidas pelas chuvas.

“Estamos vivendo um período de fortes chuvas e muitas famílias são afetadas por desmoronamentos, desbarrancamentos e enxurradas de córregos. Temos atuado diariamente para levar o suporte necessário às pessoas afetadas. O prefeito Zequinha Lima tem nos pedido para que, neste momento em nossa cidade, possamos chegar com nosso apoio às famílias o mais rápido possível”, destacou Iranilson.

Comentários

Continue lendo

Geral

Governo do Acre firma contrato de quase R$ 2 milhões para curso avançado de operações SWAT

Publicado

em

Capacitação especializada na área de segurança pública será realizada por empresa internacional e terá vigência de sete meses

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), firmou um contrato no valor de R$ 1.980.000,00 para a realização do curso SWAT Operations Advanced, voltado à capacitação técnica especializada na área de segurança pública. O extrato do contrato nº 08/2026 foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (14).

A contratação ocorreu por meio de inexigibilidade de licitação, com fundamento na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, e contou com parecer favorável da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A empresa responsável pela execução do curso é a U.S. Police Instructor Team – USPIT (AA & Saba Consultants, Inc.), que ficará encarregada das atividades teóricas e práticas, do acompanhamento integral da capacitação e da supervisão do cumprimento dos critérios exigidos pela legislação vigente.

A capacitação visa atender demandas estratégicas da Sejusp e será custeada com recursos provenientes de emenda parlamentar. O contrato terá vigência de sete meses, com início em 12 de janeiro de 2026 e término previsto para 11 de julho de 2026, podendo ser prorrogado, desde que respeitada a vigência da emenda que financia a ação.

O documento foi assinado em Rio Branco no dia 12 de janeiro de 2026 pelo gestor do Fundo Estadual de Segurança Pública da Sejusp, José Américo de Souza Gaia, e pelo representante da empresa contratada, Charles Akari Saba.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil cumpre novos mandados e encontra depósito clandestino de medicamentos em Rio Branco

Publicado

em

Em mais um desdobramento das investigações sobre o desvio de medicamentos e insumos hospitalares da rede estadual de saúde, a Polícia Civil do Acre (PCAC) cumpriu, nesta quarta-feira, 14, dois mandados de busca e apreensão em Rio Branco.

Um dos locais inspecionados fica na região da Gameleira, onde a equipe policial localizou mais um depósito clandestino utilizado para o armazenamento irregular de medicamentos oriundos da rede pública de saúde. De acordo com a investigação, a autoridade policial trabalha com a hipótese de que o local seja de responsabilidade do mesmo idoso de 74 anos que já vinha sendo investigado desde a semana passada por envolvimento no esquema. O segundo alvo da operação foi uma clínica que presta serviços de saúde, pois os proprietários do estabelecimento são investigados sobre a hipótese de crime de receptação de medicamentos.

A ação faz parte de uma investigação mais ampla, iniciada há alguns meses a pedido do secretário de Estado de Saúde, e conduzida por meio de uma força-tarefa da Polícia Civil. Com os mandados cumpridos nesta quarta-feira, já são cinco ordens judiciais executadas no âmbito da apuração, que busca identificar todos os envolvidos no esquema criminoso, bem como o destino final dos medicamentos desviados.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destacou a importância do trabalho investigativo e o compromisso da instituição com a defesa da saúde pública. “Estamos tratando de um crime extremamente grave, que atinge diretamente a população que depende do sistema público de saúde. A Polícia Civil está atuando de forma firme e contínua para identificar todos os responsáveis, desarticular esse esquema criminoso e garantir que os culpados sejam responsabilizados na forma da lei. Esse é um trabalho técnico, sério e que seguirá até o completo esclarecimento dos fatos”, afirmou o delegado-geral.

As investigações seguem em andamento, e novas diligências não estão descartadas. A Polícia Civil reforça que denúncias podem contribuir de forma decisiva para o avanço das apurações, através do 181.

Comentários

Continue lendo