fbpx
Conecte-se conosco

Acre

No Acre, nova lei estimula empreendedorismo feminino: ‘queremos oportunidades’

Publicado

em

Norma foi publicada nesta quarta-feira (27) no DOE. Coletivo ‘Elas fazem acontecer’ afirma que além de incentivos com capacitações, é preciso garantir espaços adequados para o empreendedorismo feminino.

No Acre, nova lei estimula empreendedorismo feminino — Foto: Shutterstock

No Acre, nova lei estimula empreendedorismo feminino — Foto: Shutterstock

A lei Nº 3.969, que estabelece medidas de apoio e estímulo ao empreendedorismo feminino no Acre, foi sancionada e publicada na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial do Estado (DOE). O objetivo, conforme a publicação, é promover a consolidação de empreendimentos liderados por mulheres.

Par estimular o setor, a medida prevê:

  • Capacitação e formação das mulheres para transformá-las em empreendedoras, através do estímulo ao ensino do empreendedorismo feminino nas escolas, oferta de cursos técnicos e estímulo à formação cooperativista;
  • Promoção da cooperação e interação entre os entes públicos e o setor empresarial, estabelecendo iniciativas para o empreendedorismo feminino;
  • Facilitação do acesso das mulheres empreendedoras às linhas de crédito adequadas para criação, manutenção e expansão dos empreendimentos;
  • Incentivo ao empreendedorismo feminino de micro e pequeno porte.

Além de buscar promover e fortalecer o empreendedorismo feminino, a nova norma quer estimular a criação de trabalho e produção de renda através do desenvolvimento de projetos criados por mulheres e apoiar as práticas que promovam a gestão empresarial eficiente e o planejamento.

“As estratégias para o estímulo ao empreendedorismo feminino devem promover a inclusão social e a reintegração das mulheres no processo educacional, elevando sua escolaridade por meio de formação que lhe possibilite buscar o aumento da produtividade e promoção da competitividade econômica”, diz a lei.

Uma das idealizadoras do coletivo “Elas fazem acontecer”, projeto que reúne mais de 200 mulheres que apostam no empreendedorismo para a autonomia financeira, Lidiane Cabral afirmou que além de incentivos com capacitações, é preciso garantir espaços adequados para a atividades dessas mulheres.

“Para nós do movimento de autonomia econômica para as mulheres é de extrema importância saber que o governo pensa nesse fomento. Mas, além de capacitação, queremos oportunidades, espaços adequados, onde as mães consigam trabalhar e possam deixar seus filhos. A maioria dos espaços públicos onde as feiras acontecem não é adequado para nós, não tem banheiro, não tem iluminação, então é complicado ainda. Sabemos que é uma grande vitória, mas não é apenas isso”, afirmou.

Para Lidiane, é por meio do empreendedorismo feminino que mulheres estão construindo independência, não apenas financeira, mas também emocional. Ela fala que muita entram nesse ramo por necessidade, sobretudo, durante a pandemia, após perderem o emprego ou parentes.

“Na maioria das vezes é um empreendedorismo por necessidade. A pandemia veio e muitas ficaram desempregadas, meninas ficaram órfãs e mulheres viúvas e tiveram que se virar Então, toda essa geração de renda e essa rede de apoio que o coletivo traz. Além da necessidade financeira, há a necessidade também de saúde mental. Mulheres que deixaram outras profissões para empreender em outros ramos para que possam ter felicidade, ter autonomia, empoderamento, se sentirem donas de alguma coisa”, disse.

Ela informou ainda que na Expoacre 2022, cerca de 32 mulheres empreendedoras do projeto estarão com estandes, além das que fazem parte de outras iniciativas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Terça-feira terá sol e chuvas pontuais no Acre, com possibilidade de temporais isolados

Publicado

em

A previsão do tempo para esta terça-feira, 4, indica um dia de sol e nuvens em grande parte do Acre, com possibilidade de chuvas pontuais, que podem ser intensas em algumas regiões, segundo informações do portal O Tempo Aqui.

Apesar do predomínio de sol, pancadas localizadas não estão descartadas. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 45% durante a tarde e atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram de norte, com variações de noroeste e nordeste, em intensidades fracas a calmas.

Confira as temperaturas previstas para esta terça-feira:

• Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Sena Madureira e Manoel Urbano: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo