Cotidiano
No Acre, cerca de duas pessoas foram estupradas por dia em 2022; veja pesquisa
Do total de abusos sexuais ocorridos no ano, 75% foram contra crianças e adolescentes menores de 14 anos

Acre, a cada 11 horas e 45 minutos uma pessoa foi estuprada. Do total de abusos sexuais ocorridos, 75% foram contra vulneráveis. Foto: assessoria
Há pelos menos três anos, uma adolescente de 15 anos sofria abusos sexuais por parte do próprio pai na zona rural do município de Xapuri, no interior do Acre. No início desta semana, a jovem foi resgatada pela Polícia Militar do Acre (PMAC).
Casos como esse são rotineiros no Estado. Em 2023, uma operação da Polícia Civil do Acre (PC/AC) mostrou que 80% dos presos são parentes, um número que mostra o reflexo da sociedade acreana perante a esse tipo de crime.
Todos os anos, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulga dados sobre estupro e estupro de vulnerável pelo país. A 17ª Edição do Anuário foi publicada e mostrou que em 2022, no Acre, a cada 11 horas e 45 minutos uma pessoa foi estuprada. Do total de abusos sexuais ocorridos, 75% foram contra vulneráveis.
No mesmo ano, o Acre apresentou a 2ª maior taxa de estupros, por grupo de 100 mil habitantes, dentre os outros Estados brasileiros, com 22,6, segundo o estudo. Vale ressaltar que a taxa do Brasil é de 8,9, o que significa que o número no Acre é quase o triplo do nacional.

Sobre os estupros de vulneráveis – com crianças e adolescentes abaixo de 14 anos –, o Acre também aparece na segunda posição do ranking nacional, também por grupo de 100 mil habitantes, com uma taxa de 67,1, atrás apenas de Roraima.

Fonte: 17ª Edição do Anuário Fórum Brasileiro de Segurança Pública
No contexto que envolve estupro e estupro de vulnerável, o Estado acreano também está na 2ª colocação de casos em 2022, com uma taxa de 89,8, na frente do Amapá, que apresenta 85,6, e abaixo de Roraima, que aparece com 114,1.

Fonte: 17ª Edição do Anuário Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Em 2023, o estudo foi feito nos municípios do Acre para mostrar a situação em cada localidade e região. Assis Brasil aparece na primeira posição no ranking de estupros e estupros de vulneráveis por grupo de 100 mil habitantes, com uma taxa de 222,22. A taxa do Estado como um todo é de 106,86, ou seja, Assis Brasil apresenta mais que o dobro. Já a capital Rio Branco está em 13ª posição da lista, com a taxa de 97,87.

Fonte: Polícia Civil do Acre
Em relação aos casos de estupro de vulneráveis, Assis Brasil também aparece no topo da lista, com taxa de 197,53, seguida por Capixaba, Manoel Urbano, Bujari e Acrelândia, com taxa de 153,96, 141,71, 139,35 e 135,51, respectivamente.

Fonte: Polícia Civil do Acre
Em sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleca) nesta quinta-feira, 9, a procuradora do Ministério Público do Acre (MPAC), Patrícia Amorim Rêgo, apresentou os dados à casa e falou sobre o motivo de municípios mais distantes aparecerem nas primeiras posições.
“O crime sexual, quanto mais distante, mais de zona rural e mais difícil acesso, maior a incidência, e maior também a subnotificação. A gente precisa olhar para essa região com mais cuidado”, destaca a procuradora
_____________________
“A gente precisa ir para esses municípios, precisamos falar sobre violência sexual, empoderar e fortalecer a rede”
_____________________
Entre os anos de 2022 e 2023, segundo a Polícia Civil do Acre, houve um aumento de 13% nos casos de estupro de vulnerável e de 9,4% quando envolve estupro e estupro com menores de 14 anos.
No ano de 2022, foram registrados 606 estupros de vulneráveis no Acre. Já em 2023, o número subiu para 685. Quando se fala nos dois tipos de abusos sexuais, tanto com maiores de 14 anos e menores, 2022 registrou 881, enquanto 2023 contabilizou 887.

Fonte: Polícia Civil do Acre
Maio Laranja
O “Maio Laranja” busca otimizar ações e atividades de combate a esses crimes, pois dia 18 é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil.

Combate à exploração e abuso sexual contra crianças é estendido para todo o mês pela primeira vez como lei nacional. conscientizar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no ambiente on-line, com orientações a pais, mães e cuidadores
Conforme dados disponíveis no site Maio Laranja: “A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil” e “todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente”. Diante desse cenário, a união de esforços é necessária e mais do que cumprir com legislação e tratados internacionais, visam garantir proteção à infância.
Por conta disso, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), lançou a campanha contra o abuso sexual infantil “Nunca é tarde”, nesta quinta-feira, 9, no Palácio da Justiça.
O material é composto por peças audiovisuais e gráficas que circularão nas mídias digitais do Judiciário, mas contará com a parceria da imprensa local que divulgará as peças. Em 2023, os meios de comunicação acreanos oficializaram cooperação com a Justiça acreana para realizarem a veiculação de campanhas institucionais educativas. E, agora, abraçam mais essa causa em prol da mobilização social para estimular na sociedade o compromisso coletivo em proteger crianças e adolescentes.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.