Geral
No Acre, bebê nasce com doença rara e família pede ajuda para tratamento
Mãe chegou a ser assaltada em hospital e pai precisou largar o emprego para cuidar da família
LEANDRO CHAVES
O pequeno Nícolas Rael, de apenas um mês de vida, nasceu com uma rara doença que prejudica o funcionamento do intestino e provoca a retenção de fezes na sua barriga por conta de um bloqueio constipativo. Assim, seu abdômen fica inchado e ele sente dores por não poder evacuar naturalmente.
_________________
A família é natural de Cruzeiro do Sul e a mãe precisou vir a Rio Branco em busca de melhores condições de tratamento para a chamada Doença de Hirschsprung.
_________________
O Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre todos os procedimentos relacionado à enfermidade. Com poucos dias de vida, o bebê já precisou passar por quatro cirurgias – três em apenas uma semana. Em uma delas, foi preciso abrir um orifício em sua barriga para pode evacuar as fezes e evitar complicações.
Após a mãe do bebê ser assaltada dentro do hospital e ter seus pertences levados, o pai, que ficou em Cruzeiro do Sul, precisou largar tudo para proteger a família na capital e, com isso, perdeu a fonte de renda que tinha para custear o tratamento.
Assim, a família pede doações financeiras para dar continuidade aos cuidados com a saúde do pequeno Nícolas, que está internado em leito pediátrico de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O procedimento ideal para tornar menos difícil a vida do bebê seria a biópsia de congelamento, mas a prática só é feita em unidade particular. Além disso, há outros exames à espera e também a compra constante de materiais de higiene para limpar as fezes que saem do orifício aberto na barriga do bebê.
____________________
Para ajudar, basta fazer transferência ou depósito de qualquer valor para a Agência 0803, Conta Poupança 013 00005097-8, Caixa Econômica Federal, no nome de Maria Pereira da Silva (avó da criança).
___________________
O telefone para contato é (68) 99956-5168.
Comentários
Geral
Justiça do Acre proíbe pais de exporem filho nas redes sociais por prática de “sharenting”
Decisão inédita em Rio Branco reconhece superexposição infantil como violação de direitos e impõe restrições à divulgação de imagens
Comentários
Geral
Feminicídio em Tarauacá: homem mata ex-companheira a facadas na frente dos filhos
Crime ocorreu durante a madrugada; vítima tentou fugir, mas foi executada em via pública
A cidade de Tarauacá, no interior do Acre, foi abalada por mais um caso de feminicídio brutal registrado na madrugada desta segunda-feira (14). A dona de casa Maria José de Sousa foi assassinada a facadas pelo ex-companheiro, Josemar de Amorim Silva, dentro da própria residência, no Beco Maria Anália, Bairro da Praia, na frente dos três filhos do casal — entre eles, um bebê de apenas dois meses.
De acordo com informações da Polícia Militar, moradores acionaram a guarnição após ouvirem gritos de socorro vindos da casa da vítima, por volta de 1h da manhã. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Maria José caída ao chão, com diversas perfurações de faca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas a vítima já estava sem sinais vitais.
Segundo o relato da filha de 13 anos, o agressor invadiu a casa pela porta dos fundos e foi direto ao quarto onde estavam Maria e os filhos. Exigindo que a mulher retomasse o relacionamento, Josemar iniciou uma discussão que rapidamente se transformou em violência. Armado com uma faca, ele passou a golpear a vítima ainda no quarto. Mesmo gravemente ferida, Maria José conseguiu correr para fora da residência, mas foi alcançada e morta em plena via pública.
Após cometer o crime, Josemar fugiu a pé e foi localizado horas depois na casa da própria mãe. Ele estava visivelmente embriagado e confessou o assassinato, alegando ter matado a ex-companheira porque ela se recusava a reatar o relacionamento.
O suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por feminicídio. Os três filhos do casal foram acolhidos por familiares e estão sendo acompanhados pelo Conselho Tutelar. O caso segue sob investigação.
Comentários
Geral
Polícia Civil prende Militar do Exército suspeito de abusar sexualmente de enteada

Investigado se encontra à disposição da Justiça e as investigações seguem em andamento pela DECAV. Foto: cedida
Em mais um trabalho intenso no último fim de semana, a equipe de plantonistas da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV) prendeu, no último domingo, 13, um militar do Exército investigado por estupro contra sua enteada. A ação contou com o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e Departamento da Capital e do Interior (DPCI) que deram umprimento ao mandado de prisão preventiva.
A vítima, uma adolescente de 14 anos de idade, compareceu à Delegacia na noite de sábado, 12, acompanhada de sua genitora, para efetuar o registro da ocorrência.
Diante da gravidade dos fatos, a Delegada de Polícia Plantonista Michelle Boscaro representou imediatamente pela prisão preventiva do suspeito, a qual foi acolhida pelo Poder Judiciário, que expediu o mandado de prisão, devidamente cumprido pela Polícia Civil no domingo.
O investigado se encontra à disposição da Justiça e as investigações seguem em andamento pela Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV).
“A Polícia Civil reforça o seu compromisso com a proteção das vítimas de violência sexual e destaca a importância de denúncias como está para a responsabilização dos autores e a prevenção de novos crimes desta natureza.” Declarou a Delegada Michelle Boscaro.
Fonte: PCAC