Cotidiano
No AC, jovem ‘peregrina’ em busca de resposta para doença que a fez nascer sem ovários e trompas
Maria Ivanilda de Oliveira, de 20 anos, luta para ter o diagnóstico da doença há mais de 10 anos.

Maria Ivanilda de Oliveira tenta um diagnóstico de doença que atrofia os órgãos — Foto: Arquivo pessoal
Por Alcinete Gadelha, G1 AC — Rio Branco
A acreana Maria Ivanilda de Oliveira, de 20 anos, luta para ter o diagnóstico de uma doença que começou a se manifestar quando ela tinha 10 anos. A partir daí, as mãos começaram a atrofiar. Com a peregrinação em vários médicos, a jovem também descobriu que nasceu sem os ovários e as trompas e tem o útero reduzido.
A jovem mora na zona rural do município de Cruzeiro do Sul, no interior do estado. Há quase dois meses, ela e a mãe Elisângela Costa estão em Rio Branco, hospedadas na casa de uma amiga. E aguarda para fazer o exame eletroneuromiografia dos quatro membros para tentar o diagnóstico.
“Sinto muita dor no pé da barriga e nas mãos. Choro muito, muito mesmo”, conta a jovem sobre o sofrimento diário que só alivia depois do uso de medicamentos.
“Não tenho mais o que chorar”, diz a mãe que, hoje, com o avanço da doença e ainda sem um diagnóstico, vê a filha sofrendo com muitas dores e está pesando 27 quilos. Maria chegou a ficar internada por cerca de 30 dias.
Segundo a mãe, os médicos acreditam em uma relação entre a atrofia das mãos e a falta das trompas e ovários da jovem, mas continuam sem um resposta concreta.
Falta de recursos para exames
Elisângela conta que precisa fazer esse exame para tentar chegar à causa das dores e atrofiamento da filha e fazer um tratamento adequado.

Atrofia das mãos começou quando Maria tinha 10 anos — Foto: Arquivo pessoal
“Estamos passando algumas dificuldades e o exame que ela precisa fazer custa R$ 1 mil. Nesse exame é que vão tentar descobrir qual é a doença”, contou.
A mãe da jovem informou a reportagem que a filha corre o risco de ficar sem andar se não tiver um tratamento adequado.
“O que os médicos sempre disseram é que ela pode ficar cadeirante, mas nunca deram um diagnóstico. Agora aqui em Rio Branco é que estou esperando para fazer o exame e descobrir o que ela tem”, ressalta sobre a luta.
Elisângela é agricultora e vive da produção de farinha e, há mais de um mês sem trabalhar, a única renda que elas podem contar é um benefício que Maria recebe no valor de R$ 600.
Comentários
Cotidiano
Safra de grãos do Acre deve crescer 9% e chegar a 231 mil toneladas em 2025/26, aponta Conab
O exame permite aos participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas. Foto: captada
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberaram nesta sexta-feira (16) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os participantes podem consultar as notas na Página do Participante, utilizando login gov.br com CPF e senha.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, permitindo concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, além de programas de financiamento e bolsas. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre na segunda-feira (19) e segue com inscrições até sexta (23), dando início ao processo seletivo para instituições públicas.
Os treineiros — estudantes que ainda não concluíram o ensino médio — terão suas notas divulgadas em até 60 dias. As provas regulares foram aplicadas em 9 e 16 de novembro, com uma aplicação especial em três municípios do Pará nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Como acessar o resultado do Enem 2025
- Acesse a Página do Participante em enem.inep.gov.br/participante/ e clique em “Página do Participante – entrar com gov.br“.
- Insira seu CPF, clique em “Continuar”, coloque sua senha e selecione “Entrar”.
- Clique na aba “Resultado” e selecione a opção correspondente a 2025.

Resultado do Enem 2025 já está disponível. Foto: Reprodução
Comentários
Cotidiano
Deracre e Prefeitura definem ações para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), alinhou ações para recuperação de ramais, intervenções em vias urbanas e pontes, canalização do Igarapé Cascata e a elaboração do projeto da Estrada Parque em Assis Brasil, que passam a integrar o planejamento operacional do Estado para o município.

As demandas foram apresentadas pelo prefeito Jerry Correia e analisadas pelas equipes do Deracre, sob coordenação da presidente da autarquia, Sula Ximenes. Entre as definições estão a priorização dos ramais para o período pós-chuvas e o levantamento de trechos urbanos e estruturas de pontes que necessitam de intervenção. Segundo a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o foco foi organizar a execução das ações com base em critérios técnicos.
“Fizemos a análise das demandas apresentadas para definir prioridades e estruturar a execução dos serviços dentro da capacidade operacional do Estado”, afirmou.

Em relação à canalização do Igarapé Cascata, o projeto técnico está concluído e apto para execução, aguardando a liberação de recursos. A obra tem como objetivo corrigir pontos recorrentes de alagamento e melhorar o ordenamento urbano em Assis Brasil.
Também avançou a elaboração do projeto da Estrada Parque, que deverá ser implantada ao longo de uma trilha ecológica até a cidade de Iñapari, com foco no turismo sustentável e na integração regional na faixa de fronteira. O prefeito Jerry Correia destacou que a definição das ações permite avançar no planejamento das obras no município.
“Com esse alinhamento, conseguimos organizar intervenções que impactam diretamente a mobilidade, a drenagem urbana e o turismo em Assis Brasil”, afirmou.
The post Deracre e Prefeitura definem ações para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf retorna aos treinos e mira competições importantes

Foto arquivo pessoal: Joaquin Assaf terá um 2026 com muitos desafios
Joaquin Assaf(Miragina) voltou aos treinamentos e começa a pensar nas competições da temporada de 2026. Recordista Estadual Absoluto nas provas 50 e 100 costas, 50 peito e 50 e 200 metros livres, o atleta da AABB vai trabalhar para quebrar as marcas e conquistar resultados mais expressivos.
“A última temporada do Joaquin foi excelente e hoje ele é um dos melhores nadadores do Norte. Isso significa muito para a natação acreana”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
Definir provas
Joaquin Assaf ainda vai definir quais serão as principais provas a partir do início das competições.
“Vamos realizar o trabalho e próximo dos eventos, definiremos as provas. O mais importante, agora, é trabalhar forte porque essa base é fundamental para toda a temporada”, afirmou Joaquin Assaf.

Você precisa fazer login para comentar.