Conecte-se conosco

Cotidiano

No AC, disque coronavírus atendeu mais de 870 pessoas em uma semana

Publicado

em

Grupo criado pela Ufac tem parceria das secretarias de Saúde e Vigilância Epidemiológica do estado e município. Foi criado também o monitoramento remoto.

No AC, disque coronavírus atendeu mais de 870 pessoas em uma semana — Foto: Tácita Muniz/G1

Por Tácita Muniz, G1 AC

A iniciativa voluntária conta também com a parceria da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), além dos órgãos de saúde municipal e recentemente de outras faculdades também.

O grupo disponibilizou números de contato para que as pessoas pudessem tirar dúvidas ou até mesmo serem avaliadas sem sair de casa – é o atendimento remoto, método que vem sendo utilizado em muitos estados.

Balanço

Na semana em que começou a operar, do dia 23 a 29 de março, o disque coronavírus recebeu 878 chamadas relacionadas ao novo vírus. Deste total, 770 foram pelo WhatsApp e 108 por ligações telefônicas. Foram identificados ainda, neste primeiro atendimento, 51 pessoas com síndrome gripal.

“A maioria dos chamados é para tirar dúvidas com relação a procedimentos. Quando identificamos uma sintomatologia ou agravamento do quadro, aí entra a retaguarda dos médicos professores”, explica Osvaldo Leal, professor de atenção primária no curso de medicina na Ufac e um dos médicos envolvidos no projeto.

Os 80 internos de medicina seguem uma escala de 12 horas e, enquanto atendem, contam com a supervisão de dois médicos. Leal explica que muita coisa os internos conseguem resolver sozinhos e que apenas em casos mais complexos ou que fogem das indicações é que chegam até o especialista.

“Construímos uma grade de perguntas e respostas e, se alguma coisa fugir daquilo ali ou houver necessidade de um acompanhamento clínico maior, aí o professor entra na história e vamos discutir o caso e aí pedimos para mandar um áudio ou um vídeo da pessoa, porque conseguimos avaliar o desconforto respiratório e isso tem funcionado muito bem”, explica.

______________

São pedidos, por exemplo, vídeos de um minuto que mostrem o paciente ou até mesmo áudio, que podem ser enviados pelo próprio WhatsApp. Pelas imagens e sons, os médicos podem avaliar o nível de desconforto respiratório deste paciente.

______________

“Quando tem critério de gravidade, a gente faz um encaminhamento e comunicamos à unidade de saúde que aquele paciente está indo procurar atendimento. Então, quando ele chega na unidade o processo é mais rápido, porque ele já foi avaliado pelo grupo”, enfatiza.

Consolidado do Disque Coronavírus no Acre

Registros de chamadas Números
Chamadas no WhatsApp 770
Ligações na OCA 108
Total 878
Estavam com síndrome gripal 51
História de contato 8
História de viagem 10
Grupos de risco 12
Encaminhados para a UPA 2

Fonte: Ufac

Semanas decisivas

No quesito isolamento social, o médico destaca que as próximas semanas são decisivas para se avaliar a curva de contaminação no estado. O que pode contribuir para essa avaliação, ainda segundo o médico, é o aumento de testagem.

O estado do Acre, atualmente, tem a capacidade de fazer, por dia, 48 exames de detecção do novo coronavírus no Centro de Infectologia Charles Mérieux, onde os exames são feitos. O governo agora tenta fazer os exames também no Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen-AC) e assim conseguir dobrar o número de resultados de exames para 96.

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, falou em coletiva nesta quarta-feira (1º), que está tentando comprar mais reagentes para que haja o aumento destes testes.

“Essas duas próximas semanas serão decisivas. A gente vai saber realmente quanto a gente vai conseguir achatar nessa curva, o que percebemos é que não está tão acelerado, mas tem uma variável que estamos tentando avaliar que é a dificuldade de acesso, no país inteiro, de acesso aos testes”, explica Leal.

Atualmente, por uma recomendação da Saúde, os testes são feitos em pacientes mais graves ou do grupo de risco.

“O isolamento social junto à testagem massiva da população, são dois parâmetros muito importantes para tomarmos medidas que possam ajudar no ponto de vista epidemiológico. São essas duas coisas, porque as demais não se aplicam, não tem tratamento nem outra medida, as duas medidas mais eficazes são essas”, reforça.

Com esse aumento nos testes, o número de casos deve aumentar, mas, é possível ter noção da real curva de contaminação.

“Com isso, a gente pode ter uma ideia de como está essa curva, porque ela vai subir, mas não necessariamente com pessoas que precisam de um cuidado mais intensivo.”

Telemonitoramento

Paralelo ao disque coronavírus, o grupo iniciou também esta semana o serviço de telemonitoramento, que consiste em acompanhar casos suspeitos e confirmados dentro do estado.

____________

O acompanhamento é remoto e estabelece relatório de cada paciente. Esse serviço começou na terça-feira (31), com 32 casos monitorados, sendo 16 confirmados; oito suspeitos e oito que estão no grupo de risco.

____________

“Ligamos para as pessoas diariamente, acompanhamos os sintomas, e, se houver necessidade, a gente faz o mesmo movimento de encaminhar para a unidade de saúde. Tudo a partir da ligação para aquela pessoa.”

Além disso, os casos que podem ser resolvidos pelo telessaúde tem vários desdobramentos, desde receita ou alguma outra demanda que pode ser resolvida sem que as pessoas precisem ir até uma unidade de saúde.

“A ideia é essa mesmo, que a pessoas possa tirar dúvidas ou ter um acompanhamento sem que ela precise sair de casa para isso”, finaliza.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Rainhas da Bola inicia com 4 partidas na quadra do Lourenço Filho

Publicado

em

Foto João Valente: Torneio deve iniciar com jogos bem equilibrados

Começa neste domingo, 8, a partir das 8 horas, na quadra do Colégio Lourenço Filho, o Campeonato Rainhas da Bola de Futsal Feminino. A competição terá oito equipes e marca a abertura da temporada para as mulheres.

“Pensamos em realizar um evento rápido e com boas equipes. Vamos ter um torneio bem disputado”, declarou o coordenador Marcelo Fontenele.

Porto Acre

Porto Acre, classificado para a 1ª divisão do futsal acreano em 2026, será uma das atrações do torneio. O time entra na disputa como um dos favoritos ao título.

1ª rodada

Borussia x Real Sociedade

HuniKuin x Assermurb

Calafate x Porto Acre

Veneza x Boleiras FC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sindicato dos Médicos acusa secretário de Saúde de disseminar fake news sobre Conselho Estadual

Publicado

em

Entidade nega controle sindical no CES e critica condução do processo de entrega do Hospital de Brasiléia

O Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) manifestou preocupação com o que classifica como uso de desinformação por parte do secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal. Em entrevista concedida em Brasiléia, nesta semana, o gestor afirmou que os sindicatos controlariam 70% das cadeiras do Conselho Estadual de Saúde (CES) e que esses representantes estariam embargando a privatização da saúde.

De acordo com o Sindmed-AC, a informação não procede. O sindicato esclarece que os representantes de entidades de trabalhadores ocupam apenas 25% das vagas no conselho. A entidade também contesta a narrativa em torno do processo de transferência da gestão do Hospital de Brasiléia para a iniciativa privada, afirmando que o procedimento ocorreu de forma obscura, sem o cumprimento de ritos essenciais, como o debate no âmbito do CES, colegiado composto majoritariamente por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em nota, a direção do sindicato alerta ainda para o que considera mais uma fake news atribuída ao secretário, ao responsabilizar os sindicatos pelos problemas enfrentados pela unidade hospitalar. Para a entidade, a postura do gestor estimula discursos de ódio e tenta colocar a população contra os trabalhadores da saúde.

O Sindmed-AC afirma que a conduta demonstra falta de respeito com os profissionais que atuam na rede pública, muitos dos quais cumprem plantões sem a garantia de receber integralmente seus salários. Segundo o sindicato, a própria Sesacre vem, há anos, realizando descontos sistemáticos e ilegais nas remunerações dos servidores, situação que tem levado os trabalhadores a recorrerem à Justiça para assegurar seus direitos.

A entidade reforça a defesa da transparência, do diálogo institucional e do respeito aos profissionais da saúde e aos espaços de controle social do SUS.

VEJA NOTA ABAIXO

Nota contra a propagação de Fake News

O Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) externa preocupação com o uso de desinformação, popularmente conhecida como fake news, por parte do secretário de Estado de Saúde (Sesacre), Pedro Pascoal. Em entrevista realizada em Brasiléia nesta semana, o secretário afirmou que os sindicatos controlam 70% das cadeiras do Conselho Estadual de Saúde (CES). Ele ainda acusa esses representantes de embargarem a privatização da saúde.

Acontece que o número correto de representantes de entidades de trabalhadores chega a 25% do total de conselheiros. Ainda se faz necessário restabelecer a verdade sobre os fatos envolvendo a entrega do Hospital de Brasileia para a iniciativa privada: todo o procedimento foi realizado de forma obscura, deixando de seguir ritos fundamentais, como o debate dentro do conselho, que é composto em sua maioria por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os diretores deste Sindicato ainda alertam para a propagação de mais uma fake news por parte de Pedro Pascoal, que culpou os sindicatos pelos problemas existentes no hospital, disseminando discursos de ódio e buscando virar a população contra os trabalhadores. Tal atitude demonstra que o gestor não possui nenhum respeito pelos profissionais que, todos os dias, realizam plantões sem sequer saber se receberão seus salários de forma integral, uma vez que a própria Sesacre vem retirando há anos, sistematica e ilegalmente, valores das remunerações às quais os servidores fazem jus, exigindo até a tomada de ações judiciais para tentar reverter tamanho desrespeito para com os trabalhadores.

O Sindmed-AC, de forma reiterada e há décadas, vem alertando para o sucateamento da estrutura hospitalar e para a falta de condições de trabalho em Brasiléia, o que culminou em uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público Estadual, obrigando o governo do estado a construir o novo hospital. Também é importante afirmar que, todos os anos, esta entidade produz relatórios alertando sobre a carência de servidores para garantir as escalas e a falta de especialistas — um problema que está na raiz do próprio Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), que não permite o aumento de vagas.O governo gastou, há mais de ano, cifra quase milionária para a confecção de um novo PCCR por empresa privada, mas procrastina para aprová-lo, uma vez que não consegue eleger a saúde como prioridade, não se planejando nunca para que o orçamento do estado se adeque à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outra desinformação propagada por Pedro Pascoal refere-se à suposta falta de interesse pelas vagas no interior. Desmentindo o secretário, este Sindicato alertou para a alteração nas vagas antes mesmo do lançamento oficial do edital, pois a minuta do certame já demonstrava falhas que dificultavam o preenchimento de especialidades que sequer existiam em número suficiente na própria capital, como a nefrologia.

Em verdade, tudo indica ter havido manipulação governamental para se chegar a este momento em que a incompetência da Sesacre é exposta. O órgão assume que não consegue administrar os hospitais, terceirizando a operação para uma suposta Organização Social (OS) — o mesmo sistema que, em outros estados, resultou em casos de polícia e investigações por supostos desvios de verbas.O governo não consegue explicar, de forma embasada, por qual motivo declara-se incompetente para cumprir a sua missão constitucional de gerir o serviço essencial da saúde e falha na tentativa de explicar as razões pelas quais decidiu pela terceirização da sua gestão.

A Diretoria do Sindmed-AC comunica que já acionou o setor jurídico para avaliar as medidas necessárias para impedir que novas irregularidades ocorram.

A Diretoria do Sindmed-AC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Setor turístico do Acre apresenta atrativos do estado para comitiva da Rússia

Publicado

em

Atrativos turísticos do Acre como o Rio Crôa, Parque Nacional da Serra do Divisor, etno vivências e sítios arqueológicos geoglifos foram apresentados para comitiva empresarial da Rússia, pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), nesta sexta-feira, 6, em Rio Branco.

A comitiva está no Acre com o objetivo de dialogar com empresários e com o governo do Estado sobre parcerias e futuros investimentos nas áreas da bioeconomia, agronegócio, logística, sustentabilidade, turismo e inovação, alinhando desenvolvimento econômico à preservação ambiental.

Governo do Acre, Sete e trade turístico apresentaram atrativos do Acre para comitiva da Rússia. Foto: Cedida

O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil–Rússia, Gilberto Ramos, explicou que a visita da comitiva acreana na Rússia, em novembro de 2025, fez a diferença na tomada de decisão para o grupo vir ao Acre. “E então já houve uma resposta pô meio desse grupo que tem interesse também na questão de relacionamento e de turismo”, relata.

Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil–Rússia, Gilberto Ramos. Foto: Neto Lucena/Secom

Segundo a secretária-adjunta de Turismo e Empreendedorismo, Núbia Musis, a troca de experiências na agenda foi estratégica para o governo do Acre, a pasta e o trade turístico, abrangendo profissionais e empresários do setor.

“Nós trouxemos o trade para poder fazer a comercialização de tudo que foi apresentado. Conseguimos apresentar as modalidades do turismo que o nosso Estado tem. As imagens falam por si só, então eles se interessaram. Tanto a Rússia se interessou pelo Acre, como o Acre se interessou pela Rússia. Foi uma troca de experiências, um networking, e eu acredito que vai dar bons frutos tanto para nós quanto para eles”, apontou.

Troca de experiências na agenda foi estratégica para o governo do Acre e o trade turístico. Foto: cedida

A comitiva russa é liderada pela Associação de Fertilizantes Orgânicos da Rússia e conta com especialistas em recuperação de solos e agricultura orgânica; farmacologia e cosmetologia; e desenvolvimento de energias sustentáveis.

Ainda nesta sexta-feira, o grupo cumpriu agenda com a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, e com a reitoria e pró-reitoria de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Acre (Ufac). O objetivo é criar um canal de cooperação técnica para a troca de insumos e tecnologias que possam ser aplicadas à realidade amazônica, além de destacar a localização estratégica do Acre e dos potenciais turísticos do estado.

Sergey Pasetchnik, vice-presidente da Associação de Fertilizantes Orgânicos da Rússia, classificou o encontro como um marco inicial. “Falamos de negócios, mas também de conexões humanas entre nações, fortalecendo a confiança e os acordos firmados”, afirmou. Foto: Neto Lucena/Secom

Na reunião, a Sete e representantes do trade local apresentaram as potencialidades do turismo étnico, ecológico, arqueológico e gastronômico com a degustação de sorvetes naturais, castanhas, farinha e chocolates.“O Acre está no centro da América do Sul. Discutimos o turismo transfronteiriço com a Bolívia e o Peru, além da vivência com os povos originários e a riqueza gastronômica, representada aqui pela chef Izanelda Magalhães”, explicou o presidente da Câmara.

Turismo arqueológico e gastronômico também atraíram atenção da comitiva russa. Foto: cedida

Após o encontro, Ramos diz estar otimista quanto aos frutos da visita. “Já estamos levando alguns produtos conosco, como a castanha do Acre. Esta visita extraordinária é apenas o começo de uma colheita de grandes investimentos para o futuro próximo”, concluiu.

Presenças

Também estiveram presentes os representantes do escritório Dtaktuba Zakona, Sergey Perepetchaev, membro do conselho superior; e Roman Shevelev, superintendente de relações internacionais; a tradutora Aleksandra Shogenova; e Fabiana Tenório Amorim.

Representaram o trade turístico acreano Thaly Figueiredo, Thiago Higino, Thaysa Azevedo e Izanelda Magalhães. O deputado estadual, Luiz Gonzaga também esteve presente.

Pelo governo do Estado também estiveram presentes o coordenador da Secretaria de Estado da Casa Civil, Ítalo Medeiros; e Aline Albuquerque; a arqueóloga e servidora da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, Raquel Frota; e, ainda, o secretário adjunto de Estado de Agricultura, Edivan Azevedo.














The post Setor turístico do Acre apresenta atrativos do estado para comitiva da Rússia appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo