fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

No AC, disque coronavírus atendeu mais de 870 pessoas em uma semana

Publicado

em

Grupo criado pela Ufac tem parceria das secretarias de Saúde e Vigilância Epidemiológica do estado e município. Foi criado também o monitoramento remoto.

No AC, disque coronavírus atendeu mais de 870 pessoas em uma semana — Foto: Tácita Muniz/G1

Por Tácita Muniz, G1 AC

A iniciativa voluntária conta também com a parceria da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), além dos órgãos de saúde municipal e recentemente de outras faculdades também.

O grupo disponibilizou números de contato para que as pessoas pudessem tirar dúvidas ou até mesmo serem avaliadas sem sair de casa – é o atendimento remoto, método que vem sendo utilizado em muitos estados.

Balanço

Na semana em que começou a operar, do dia 23 a 29 de março, o disque coronavírus recebeu 878 chamadas relacionadas ao novo vírus. Deste total, 770 foram pelo WhatsApp e 108 por ligações telefônicas. Foram identificados ainda, neste primeiro atendimento, 51 pessoas com síndrome gripal.

“A maioria dos chamados é para tirar dúvidas com relação a procedimentos. Quando identificamos uma sintomatologia ou agravamento do quadro, aí entra a retaguarda dos médicos professores”, explica Osvaldo Leal, professor de atenção primária no curso de medicina na Ufac e um dos médicos envolvidos no projeto.

Os 80 internos de medicina seguem uma escala de 12 horas e, enquanto atendem, contam com a supervisão de dois médicos. Leal explica que muita coisa os internos conseguem resolver sozinhos e que apenas em casos mais complexos ou que fogem das indicações é que chegam até o especialista.

“Construímos uma grade de perguntas e respostas e, se alguma coisa fugir daquilo ali ou houver necessidade de um acompanhamento clínico maior, aí o professor entra na história e vamos discutir o caso e aí pedimos para mandar um áudio ou um vídeo da pessoa, porque conseguimos avaliar o desconforto respiratório e isso tem funcionado muito bem”, explica.

______________

São pedidos, por exemplo, vídeos de um minuto que mostrem o paciente ou até mesmo áudio, que podem ser enviados pelo próprio WhatsApp. Pelas imagens e sons, os médicos podem avaliar o nível de desconforto respiratório deste paciente.

______________

“Quando tem critério de gravidade, a gente faz um encaminhamento e comunicamos à unidade de saúde que aquele paciente está indo procurar atendimento. Então, quando ele chega na unidade o processo é mais rápido, porque ele já foi avaliado pelo grupo”, enfatiza.

Consolidado do Disque Coronavírus no Acre

Registros de chamadas Números
Chamadas no WhatsApp 770
Ligações na OCA 108
Total 878
Estavam com síndrome gripal 51
História de contato 8
História de viagem 10
Grupos de risco 12
Encaminhados para a UPA 2

Fonte: Ufac

Semanas decisivas

No quesito isolamento social, o médico destaca que as próximas semanas são decisivas para se avaliar a curva de contaminação no estado. O que pode contribuir para essa avaliação, ainda segundo o médico, é o aumento de testagem.

O estado do Acre, atualmente, tem a capacidade de fazer, por dia, 48 exames de detecção do novo coronavírus no Centro de Infectologia Charles Mérieux, onde os exames são feitos. O governo agora tenta fazer os exames também no Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen-AC) e assim conseguir dobrar o número de resultados de exames para 96.

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, falou em coletiva nesta quarta-feira (1º), que está tentando comprar mais reagentes para que haja o aumento destes testes.

“Essas duas próximas semanas serão decisivas. A gente vai saber realmente quanto a gente vai conseguir achatar nessa curva, o que percebemos é que não está tão acelerado, mas tem uma variável que estamos tentando avaliar que é a dificuldade de acesso, no país inteiro, de acesso aos testes”, explica Leal.

Atualmente, por uma recomendação da Saúde, os testes são feitos em pacientes mais graves ou do grupo de risco.

“O isolamento social junto à testagem massiva da população, são dois parâmetros muito importantes para tomarmos medidas que possam ajudar no ponto de vista epidemiológico. São essas duas coisas, porque as demais não se aplicam, não tem tratamento nem outra medida, as duas medidas mais eficazes são essas”, reforça.

Com esse aumento nos testes, o número de casos deve aumentar, mas, é possível ter noção da real curva de contaminação.

“Com isso, a gente pode ter uma ideia de como está essa curva, porque ela vai subir, mas não necessariamente com pessoas que precisam de um cuidado mais intensivo.”

Telemonitoramento

Paralelo ao disque coronavírus, o grupo iniciou também esta semana o serviço de telemonitoramento, que consiste em acompanhar casos suspeitos e confirmados dentro do estado.

____________

O acompanhamento é remoto e estabelece relatório de cada paciente. Esse serviço começou na terça-feira (31), com 32 casos monitorados, sendo 16 confirmados; oito suspeitos e oito que estão no grupo de risco.

____________

“Ligamos para as pessoas diariamente, acompanhamos os sintomas, e, se houver necessidade, a gente faz o mesmo movimento de encaminhar para a unidade de saúde. Tudo a partir da ligação para aquela pessoa.”

Além disso, os casos que podem ser resolvidos pelo telessaúde tem vários desdobramentos, desde receita ou alguma outra demanda que pode ser resolvida sem que as pessoas precisem ir até uma unidade de saúde.

“A ideia é essa mesmo, que a pessoas possa tirar dúvidas ou ter um acompanhamento sem que ela precise sair de casa para isso”, finaliza.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá e Vasco empatam com expulsões e confusão após a partida

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Humaitá e Vasco tentaram a vitória, mas perderam chances

Humaitá e Vasco empataram por 1 a 1 nesta quinta, 18, no fechamento da 3ª rodada do segundo turno do Campeonato Estadual. Vitinho fez 1 a 0 para o Humaitá e nos acréscimos, cobrando uma penalidade, Daniego empatou.

Na tabela 

O empate manteve o Humaitá na segunda colocação do returno com 5 pontos, mas o resultado agradou aos atletas.

“Tínhamos a partida decidida e levamos o empate em uma penalidade inexistente. Fomos prejudicados e agora precisamos pensar na próxima partida”, declarou o zagueiro Gabriel.

Para o volante Dudu, o Vasco não se entregou e o resultado poderia ter sido outro.

“Voltamos a falhar e uma equipe que sonha com título isso pode ser fatal. Ainda temos chance e vamos lutar até o fim”, afirmou Dudu.

Expulsões e confusão

O lateral Wellington foi expulso na segunda etapa e o Humaitá terminou a partida com dez jogadores. Após o apito uma confusão envolvendo o zagueiro Reginaldo, do Vasco, e o volante Pisica resultou nas expulsões dos dois jogadores.

O técnico Kinho Brito e o atacante Caíque, ambos do Humaitá, foram expulsos por reclamações.

Próximos jogos

Galvez x Humaitá

Independência x Rio Branco

No domingo, 21, a partir das 15 horas, no Florestão

Vasco x São Francisco

Na segunda, 22, a partir das 15h30, no Florestão

Classificação

1º Rio Branco 7 Pts

2º Humaitá 5 Pts

3º Independência 4 Pts

4º Galvez 4 Pts

5º Vasco 2 Pts

6º São Francisco 1Pt

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Meta e Colégio Acreano são campeões na seletiva do vôlei de praia

Publicado

em

Foto PHD: 15 duplas nos dois naipes participaram da competição escolar

As equipes do Meta, no feminino, e do Colégio Acreano, no masculino serão as representantes do vôlei de praia acreano na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. A fase nacional será promovida entre os dias 15 e 20 de junho em Palmas, Tocantins.

“Conseguimos realizar um grande evento no Parkipê e estamos cada vez mais mostrando a força do esporte escolar. Teremos equipes competitivas na fase nacional”, declarou o presidente da Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade), João Renato Jácome.

Finais bem disputadas

Na decisão do feminino, o Meta derrotou o Sesi por 2 sets a 0, com parciais de 21×16 e 21×19

Na final do masculino, o Colégio Acreano bateu o Sigma por 2 sets a 1, com parciais 20×22, 21×15 e 16×14 no tie break.

Fade fez convocação

Após as finais, a Fade realizou a convocação dos atletas para a fase nacional dos Jeb´s.

Atletas do feminino

Maria Clara (Meta)

Maria Luíza (Meta)

Atletas do masculino

Gabriel(Colégio Acreano)

Carlos Eduardo(Colégio Acreano)

Matheus(Colégio Acreano)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe de Davi explica por que ele ainda não se encontrou com Mani Rêggo: ‘Agenda’

Publicado

em

Por

Após vencer o Big Brother Brasil 24 e deixar o confinamento, Davi Brito chamou a atenção por não ter se encontrado com a sua namorada, Mani Rêggo.

Diversos rumores surgiram nas redes sociais, mas a equipe do ex-BBB resolveu soltar uma nota para esclarecer os fatos: “Sabemos que a agenda de um campeão de um reality é totalmente corrida e, devido aos compromissos, não conseguiu se reencontrar com Mani. Mas podem ter certeza de que, assim que tiver oportunidade, nosso menino irá encontrá-la, assim como toda a sua família”.

Inclusive, na manhã desta quinta-feira (18), diversos internautas apontaram uma suposta indireta de Ana Maria Braga com a mensagem do dia: “Presta atenção no valor que as pessoas te dão, porque ninguém é tão ocupado assim! É tudo uma questão de prioridade! Vale para todo mundo”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo