fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Com quase 300 imigrantes, cidade de Assis Brasil declara calamidade pública por conta da Covid-19

Publicado

em

Decreto foi publicado nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial do Estado. Medida vai possibilitar compra de insumos e solicitação de serviços com mais agilidade

Com quase 300 imigrantes, cidade no interior do AC declara calamidade pública por conta da Covid-19 — Foto: Odair Leal/Secom-AC

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

A cidade de Assis Brasil, declarou estado de calamidade pública. A medida permite agilizar serviços e procedimentos legais e administrativos que ajudam a conter a disseminação da pandemia da Covid-19. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (2) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Apesar de não ter nenhum caso confirmado da doença, o município enfrenta um outro impasse: os quase 300 imigrantes retidos por conta do fechamento da fronteira do Peru com o Acre. O decreto tem validade de 180 dias.

Município de Assis Brasil necessita de apoio financeiro e logístico para poder manter os imigrantes na cidade.

Um imigrante instalado no abrigo da cidade foi isolado em uma sala com sintomas do novo coronovírus, segundo informou a Saúde Municipal, na terça-feira (31). O homem é natural de Mauritânia, país da África do Norte.

A reportagem tentou atualizar o estado de saúde do homem, mas até última atualização desta reportagem não conseguiu contato com a secretária de saúde, Selma Gomes.

No último dia 23 de março, o prefeito da cidade, Antônio Barbosa, decretou situação de emergência na cidade e pediu ajuda dos governos estadual e federal no custo de insumos e abrigo aos imigrantes.

O aumento do fluxo de imigrantes colocou em alerta os profissionais de saúde do município, assim como a prefeitura. Isso porque, além das ações de enfrentamento da pandemia, eles precisam prestar auxílio humanitário.

O texto prevê que a prefeitura pode convocar voluntários, requisitar equipamentos de terceiros e realizar campanhas de arrecadação junto à comunidade. A ideia é facilitar as ações de assistência.

O novo documento reafirma que a cidade precisa, com urgência, comprar os insumos e contratar profissionais para garantia dos atendimentos. Com a declaração de calamidade, essa medida pode ser tomada sem necessidade de licitação.

O texto prevê ainda que a prefeitura pode convocar voluntários, requisitar equipamentos de terceiros e realizar campanhas de arrecadação junto à comunidade. A ideia é facilitar as ações de assistência.

O Ministério Público do Estado (MP-AC) instaurou, no último dia 30 de março, um procedimento administrativo para acompanhar as medidas que estão sendo tomadas para evitar a propagação da Covid-19 na região de fronteira.

Gastos com alimentação

A prefeitura de Assis Brasil diz que, em 11 dias, gastou mais de R$ 70 mil apenas com alimentação fornecida aos imigrantes. São 900 refeições por dia, entre café da manhã, almoço e janta. Saíram dos cofres público, em menos de 15 dias, R$ 73.800 só para despesas com alimentação.

Ainda não foram contabilizados outros insumos, como gasolina, logística, materiais de consumo, energia e água potável que são necessários para manter o funcionamento dos abrigos. O prefeito Antônio Barbosa chegou a fazer um apelo aos governos estadual e federal.

Prefeito de Assis Brasil, Antônio Barbosa, o Zum – Foto: Alexandre Lima

Barbosa disse que a cidade não tem condições mais de manter os imigrantes. Além de manter 900 refeições por dia aos imigrantes, a falta de profissionais para acompanhar os abrigos tem sobrecarregado as equipes.

Dois abrigos

A Vigilância Sanitária do estado esteve nas duas escolas que servem como abrigo aos imigrantes na semana passada para dar orientações sobre a Covid-19 e informar sobre o estado de isolamento social que o Acre tem adotado.

De acordo com o relatório, são 241 imigrantes, de pelo menos cinco nacionalidades, divididos em dois abrigos da cidade que foram improvisados em escolas.

Na Escola Municipal Edilsa Maria Batista estão 92 pessoas, sendo que são 32 homens, 26 crianças e 34 mulheres, sendo que nove estão gestantes. Já na Escola Estadual Iris Célia, são 149 pessoas. Deste total, 40 são mulheres, delas 7 estão grávidas; 78 homens e 31 crianças.

A situação na cidade é crítica e a prefeitura teme que se crie uma crise social, porque a população não tem aceitado bem o suporte dado aos imigrantes.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Morre aos 51 anos, cantor Anderson do Grupo Molejo: ‘Lutava contra câncer!’

Publicado

em

Por

O cantor Anderson Leonardo morreu nesta sexta-feira (26), conforme anunciou o perfil oficial do grupo Molejo no Instagram. A informação também foi confirmada ao gshow pela assessoria de imprensa da banda de pagode.

O artista lutava contra um câncer na região inguinal, na área da virilha, desde 2022 e, na manhã desta sexta-feira (26), Anderson Leonardo teve uma piora no estado de saúde. Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O cantor deixa quatro filhos, Alissa, Leozinho Bradock, Rafael Felipe e Alice. A caçula nasceu em 2020, depois que o artista já era avô. “Nosso guerreiro ANDERSON LEONARDO lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos”, dizia o anuncio.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Anaiza brilha nos contos de ‘Pra Sempre’

Publicado

em

Por

“Uma curiosidade sobre o filme, é que além de eu ter participado como atriz do elenco principal, sou a compositora e a intérprete da música tema, ‘O Tempo’”,revela a jovem.

A atriz e cantora Anaiza está  no elenco do filme “Pra Sempre”, produzido pela FW Filmes, que estreou no último dia 24 nos cinemas. O filme apresenta seis contos distintos que se entrelaçam ao longo da narrativa.

Anaiza interpreta Mari, uma personagem central no segundo conto do filme. Mari é reconhecida por seu mau humor e sua antiga amizade com as outras protagonistas. Apesar de sua personalidade meio grossa, as personagens conseguem lidar com ela devido à sua longa convivência.

“O filme é dividido em pequenas histórias diferentes que se completam no fim de tudo. A Mari desempenha um papel fundamental no avanço do suspense, sendo uma das primeiras a explorar o intrigante quarto secreto da casa”, comenta a atriz.

Além de atuar no elenco principal, ela também foi a mente criativa por trás da música tema do filme,’ O Tempo’, assumindo o papel de compositora e intérprete. Sua composição reflete os elementos recorrentes dos diferentes contos, destacando a ideia central de que momentos da vida, mesmo simples, permanecem “pra sempre” em nossas memórias e corações. Em breve a canção estará disponível nas plataformas digitais.

“Além da música tema, na história que eu participo logo na primeira cena começa a tocar a minha música “Here With You” e é engraçado porque a Mari é a única que está de saco cheio e não querendo curtir e ouvir a canção”, conta Anaiza

Esta é sua primeira aparição nas telonas, uma experiência que ela descreve como única e surreal:

“É uma sensação única para mim, nunca imaginei me ver na telona do cinema. Ainda mais emocionante é ouvir duas das minhas músicas tocando ao longo do filme. É surreal pensar que faço parte desse projeto. A pequena Ana jamais sonharia com algo assim!”

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em contato constante com Lucas Buda, Camila Moura diz se reata relação: ‘Será?’

Publicado

em

Por

Após a revelação de Lucas Buda, em que ele expunha que estava em contato constante com Camila Moura, sua ex-mulher, a influenciadora abriu o jogo sobre uma possível reconciliação com o ex-BBB.

Para quem não se lembra, a polêmica começou depois que Camila pediu o divórcio quando Lucas ainda estava confinado no reality show, já que o fim do casamento se deu por causa dos flertes do professor com Pitel. No entanto, ele afirmou que estava mantendo contato com Camila, o que levantou rumores de que ela estaria cogitando voltar com ele.

Porém, em entrevista ao Portal Leo Dias, a assessoria de Camila Moura revelou que a notícia não é boa para os fãs do ex-casal. “Camila realmente conversou com o Lucas, mas todas as vezes para resolver assuntos de ordem burocrática, em momento algum foi falado sobre uma volta ou assuntos relacionados a sentimentos. Camila não está voltando com ninguém e nem pensando nisso“, dizia a nota divulgada.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo