Conecte-se conosco

Cotidiano

No AC, 13 pessoas morrem vítima de acidente de trânsito nos primeiros meses do ano

Publicado

em

Fator predominante que influencia nestes casos são os motociclistas que representam 43% da frota do estado e são os mais vulneráveis, o Detran-AC.

Motociclistas são os mais vulneráveis — Foto: Débora Ribeiro/Rede Amazônica Acre

Por Quésia Melo

Nos primeiros quatro meses do ano de 2019, 13 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito no Acre. Destas, 11 eram motociclistas, segundo dados do Departamento Estadual de e Trânsito do Acre (Detran-AC).

As mortes aconteceram tanto em rodovias estaduais como dentro da cidade, informou o diretor de Operações do Detran, Izaias Brito.

“No ano de 2019 já foram computadas, infelizmente, 13 mortes no trânsito. Isso de janeiro a abril, porque o mês de maio ainda não fechou”, disse o diretor.

De acordo com Brito, o fator predominante que influencia nestes casos são os motociclistas que representam 43% da frota do estado e são os mais vulneráveis.

“Junta um pouco da vulnerabilidade do meio de transporte com a imprudência do condutor e acaba virando uma mistura mortal”, explica.

Maio Amarelo

Criada com o objetivo de chamar as pessoas à reflexão sobre o comportamento no trânsito, a Campanha Maio Amarelo acontece em todo país durante o mês, como uma ferramenta para tentar reduzir estes números.

“O maio amarelo é dedicado a ações de educação no trânsito, uma campanha nacional do Denatran e são desenvolvidas ações de educação em órgãos públicos, escolas, nas ruas, bares e empresas que chamam as pessoas para refletirem sobre a responsabilidade de cada um no trânsito”, explicou Brito.

Além disso, o diretor ressalta que, às vezes, é melhor perder um pouco mais de tempo no trânsito do que perder a vida.

“É importante lembrar que vale mais perder cinco minutos no trânsito do que perder a vida. Mais vale chegar atrasado do que não chegar. Lembre que sempre tem alguém em casa esperando por você. Então, dirija com cuidado, principalmente você motociclista”, concluiu.

Acidentes

O jovem Felipe Lima Saraiva, de 23 anos, morreu no dia 27 de abril, após ficar em coma no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Ele sofreu um acidente de trânsito no dia 26, no cruzamento da Rua José de Melo com a Avenida Nações Unidas, em Rio Branco, ao lado do Pronto-Socorro, não resistiu e foi a óbito.

O motociclista Magnum Bezerra da Silva morreu após colidir contra um carro, no dia 28 de abril, na Rua WF do bairro Tucumã, em Rio Branco. De acordo com informações do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTrans), a motorista do carro chegou a fazer teste de bafômetro, mas deu negativo para o uso de bebida alcoólica.

Elisangêla da Silva Matias, de 42 anos, morreu durante um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um carro no mês de janeiro. O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) informou que o acidente ocorreu no cruzamento das ruas Rio de Janeiro e São Paulo, no bairro Dom Giocondo, em Rio Branco.

A vítima fatal estava na garupa da moto e faleceu antes de receber atendimento médico. Segundo a polícia, o marido dela conduzia a moto e ficou ferido. Ele foi levado para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo