Esses resultados refletem um compromisso coletivo em proteger o meio ambiente e garantir qualidade de vida à população. A integração entre instituições, tecnologia, reforço operacional e ações preventivas demonstra que o enfrentamento ao fogo exige estratégia, união e responsabilidade. Seguimos firmes nesse propósito, reduzindo os impactos das queimadas e construindo um futuro mais sustentável para todos.
Flash
Nicolau Júnior vai ao DNIT em busca de melhores condições para a Balsa que está operando na BR364

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior se reuniu com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Ricardo Araújo, na manhã desta segunda-feira, 27, na sede da instituição.
Preocupado com situações de demora e falta de organização e infraestrutura, relatadas por passageiros que transitam pela BR364, no trecho sobre o Rio Caeté, que atualmente está operando com Balsa, o deputado solicitou o encontro para junto do órgão buscar soluções que possam amenizar o transtorno e as dificuldades enfrentadas pela população.
“A população depende da BR 364 para diversas situações: de saúde, de trabalho, de estudos, para escoar a produção, enfim, esta via é fundamental para os acreanos. Além dos relatos que recebi, pude ver de perto algumas dessas dificuldades, de passagem pela BR. A minha intenção é unir forças com o DNIT para amenizar esses problemas e ajudar no que mais for preciso”, disse.

Ricardo Araújo explicou que após avaliação técnica do DNIT, foi necessário interditar a ponte sobre o Rio Caeté, pois ela apresentou falhas geológicas há cerca de 50 metros de profundidade, o que colocava em risco a vida dos transeuntes. “Depois de muitos estudos e visitas técnicas realizadas, a nossa ideia é levantar as cabeceiras e construir uma torre, prolongando a ponte. Assim entendemos que o problema será resolvido”.
Durante a reunião, o deputado questionou a possibilidade de liberar a ponte, pelo menos para a passagem de veículos de pequeno porte. Solicitação que foi atendida pelo órgão. “A partir de quarta-feira, dia 29, a ponte será liberada para carros pequenos. Os veículos maiores como caminhões, carretas e ônibus passarão por baixo, mas nós já estaremos contando com uma equipe de agentes de trânsito do DNIT para organizar o fluxo”, destacou Ricardo.
Nicolau também pediu que banheiros fossem instalados e recebeu a garantia do superintende de que banheiros químicos já estarão lá a partir de quarta, além disso, Araújo informou que terá internet dos dois lados da balsa.
“Esse encontro é também uma oportunidade para eu me colocar à disposição do DNIT e ajudar no que estiver ao nosso alcance, com vistas a diminuir os transtornos, uma vez que a obra de manutenção da ponte deve levar cerca de um ano para finalizar”, reforçou o deputado.
Comentários
Continue lendo
Flash
Acre avança no enfrentamento ao fogo com redução de 77,75% dos focos de calor
Flash
Rio Branco concentra quase 90% dos casos de aids do Acre e lidera taxa de detecção entre capitais
Dados do Ministério da Saúde apontam avanço da doença e aumento da mortalidade no estado na última década
Rio Branco concentrou a maior parte dos casos de aids registrados no Acre em 2024 e aparece entre as capitais brasileiras com as maiores taxas de detecção da doença. De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados em dezembro de 2025, a capital acreana contabilizou 114 casos no período, com taxa de detecção de 29,4 casos por 100 mil habitantes, índice bem acima da média estadual.
No mesmo ano, o Acre registrou 129 notificações de aids, o que significa que quase 90% dos casos ocorreram em Rio Branco, evidenciando a centralização da epidemia na capital. Em 2025, o número total de registros no estado caiu para 83 casos, indicando uma redução no volume absoluto, embora os desafios no controle da doença permaneçam.
Os dados também revelam um cenário preocupante em relação à mortalidade. Entre 2014 e 2024, enquanto o Brasil apresentou uma queda de 37% na taxa padronizada de mortalidade por aids, o Acre registrou aumento de 34,8%, figurando entre as quatro unidades da federação com crescimento desse indicador.
Outro ponto de alerta é o avanço da taxa de detecção no estado. Em uma década, o Acre teve aumento de 65,9%, um dos maiores do país. Em 2024, a taxa estadual foi de 14,6 casos por 100 mil habitantes, enquanto Rio Branco apresentou índice praticamente duas vezes maior, reforçando o papel da capital como principal foco da doença no estado.
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia analisa projeto de regularização fundiária do Bairro Nazaré
Reunião tratou do avanço do REURB, que garante segurança jurídica a centenas de moradores do núcleo urbano informal
A Prefeitura de Brasiléia realizou, na última quarta-feira (21), um encontro técnico na sede do setor de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do município para análise do projeto de Regularização Fundiária Urbana (REURB) do núcleo urbano informal do Bairro Nazaré.
Durante a reunião, foi destacada a importância do avanço no processo de regularização fundiária da área, considerada essencial para garantir segurança jurídica aos moradores e demais envolvidos, além de promover a organização urbana e o acesso a direitos básicos.
Participaram do encontro o gerente de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do município, Luciano Augusto; a secretária municipal de Meio Ambiente, Liane Chaves; o economista da Secretaria de Planejamento, Nevisson Tavares; a secretária municipal de Assistência Social, Suly Guimarães; o consultor em Engenharia Civil, Anselmo Ricardo; o representante da Secretaria Municipal de Obras, Jefferson Luis Araújo; a consultora em Arquitetura, Leovânia Moraes; e Felipe Braga, da empresa Braga Consultoria e Serviços LTDA.
Apesar da relevância da iniciativa, a ação teve pouca divulgação institucional, mesmo beneficiando centenas de moradores com a regularização definitiva do bairro, que teve origem a partir de uma ocupação irregular e agora caminha para a legalização fundiária.








Você precisa fazer login para comentar.