fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Natera: Com ações voltadas para a garantia dos direitos fundamentais de pessoas hipervulneráveis, órgão auxiliar do MPAC completa 11 anos de atuação

Publicado

em

Criado com o objetivo de atuar no atendimento e atenção psicossocial, focando na saúde mental de grupos vulneráveis, o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), completa, nesta quarta-feira, 17 de abril, 11 anos de atuação, com atendimento destinado a pessoas e grupos com problemas relacionados ao uso prejudicial ou abusivo de álcool e outras drogas, bem como outras questões de saúde mental.

O Natera foi criado por meio do Ato nº 33/2013 da Procuradoria-Geral de Justiça e instituído pela Lei Complementar nº 291/2014. O órgão não substitui os serviços públicos de proteção social ou de atenção psicossocial, mas trabalha em conjunto com as redes de atendimento para aproximar a demanda identificada dos órgãos de atendimento do poder executivo.

A coordenadora-geral do Natera, procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, destaca que o órgão é um divisor de águas no Ministério Público acreano e brasileiro no que diz respeito às questões relacionadas à população em situação de rua, saúde mental, à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), à dependência de álcool e outras drogas, e aos públicos vulneráveis em geral, como migrantes e indígenas.

“O Natera é uma iniciativa pioneira no Brasil. Não há em nenhum Ministério Público brasileiro algo semelhante que seja uma porta de entrada e um órgão de articulação dentro do Ministério Público, bem como para fora da instituição, com a rede de proteção, a sociedade civil, os órgãos governamentais e não governamentais, para discussão dessas temáticas e para garantia efetiva dos direitos fundamentais desses públicos mais vulneráveis. Temos que celebrar essa data e essa mudança de paradigma no tratamento dessas questões dentro do MP, que tem ressonância para fora do MP, na rede de proteção e nas políticas públicas”, disse a procuradora.

Natera em números

A página do Natera, disponível no portal do MPAC, no endereço: https://www.mpac.mp.br/natera/, traz informações atualizadas referentes aos atendimentos, histórico de atuação, perfil das pessoas atendidas com dados da situação socioeconômica, faixa etária e escolaridade. Além disso, apresenta informações sobre atendimentos por região e município do estado.

Segundo os dados disponíveis da página, desde 2013 até março deste ano, o Natera já realizou 7.790 atendimentos. Os gráficos demonstram um aumento considerável na demanda de atendimento do órgão ao longo dos anos.

Além disso, a página contém informações sobre projetos e campanhas realizadas pelo órgão, relatórios anuais de gestão, publicações de leis sobre o tema de saúde mental, orientações sobre como buscar atendimento, entre outros detalhes.

Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Curta-metragem acreano explora contos indígenas da Amazônia em ambiente lúdico de contação de histórias

Publicado

em

Boto Cor-de-Rosa, Mapinguari e Curupira são os personagens principais das histórias contadas no curta-metragem “Vozes da Floresta – Contos Mágicos da Amazônia”, lançado nesta quinta-feira, 26, em plataformas digitais gratuitas. Com direção de Marcus Ramon, o audiovisual valoriza a preservação e divulgação dos contos indígenas e sensibiliza o público em geral para a importância do patrimônio cultural amazônico.

O cenário explora o ambiente lúdico de contação de histórias, conhecimento transmitido oralmente numa interação entre gerações. O curta-metragem traz a narrativa de um avô que reúne seus netos ao entardecer para compartilhar histórias e lendas mágicas.

O curta-metragem será exibido em eventos culturais, escolas, redes sociais e plataformas de streaming. O trabalho foi realizado com o financiamento do Governo Federal, por intermédio da Lei Paulo Gustavo, em parceria com o governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Nem chocolate escapa: Câmeras registram ação de dois homens na Cacau Show

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (25), dois homens foram flagrados por câmeras de segurança enquanto furtavam barras de chocolate na loja Cacau Show, situada em um centro comercial na avenida Efigênio Sales, na Zona Centro-Sul de Manaus.

As imagens mostram os suspeitos atuando de forma dissimulada, simulando interesse nos produtos da loja e mantendo uma conversa ostensiva. Uma funcionária, alheia à situação, estava ocupada fazendo anotações e não percebeu quando um dos homens passou as barras de chocolate para dentro de sua camisa.

Após o ato, os dois indivíduos deixaram a loja tranquilamente, sem levantar suspeitas. O incidente é um lembrete da importância da atenção e vigilância em estabelecimentos comerciais. As autoridades estão investigando o caso, e o vídeo das câmeras de segurança pode ajudar na identificação dos responsáveis.

Comentários

Continue lendo

Acre

Peruano é baleado em caçada e transferido para hospital no Acre

Publicado

em

Foto: Davi Sahid/ac24horas

Gutierrez Pereira Abad, de 35 anos, sofreu um disparo acidental enquanto caçava em uma fazenda na província de Iñapari, no Peru, na tarde dessa terça-feira (25). A região faz fronteira com o município de Assis Brasil, no Acre.

De acordo com relatos do irmão da vítima, Gutierrez se preparava para a caçada quando percebeu a presença de animais silvestres. Ao tentar se aproximar rapidamente com sua espingarda, ele escorregou devido à chuva fraca que caía no momento. A arma caiu no chão e disparou acidentalmente, atingindo sua perna e provocando uma fratura no fêmur.

Foto: Davi Sahid/ac24horas

Diante da gravidade do ferimento, moradores da região ajudaram no resgate, improvisando uma espécie de cama para transportar Gutierrez até um veículo. Ele foi levado para a Unidade Mista de Assis Brasil e, em seguida, transferido para o pronto-socorro de Rio Branco, onde permanece sob cuidados médicos e aguarda avaliação para possível cirurgia.

Comentários

Continue lendo