fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

‘Não há explicação científica’, diz médico que se emocionou ao fazer parto raro em Rio Preto

Publicado

em

Segundo o ginecologista obstetra Luiz Fernando Gonçalves Borges, parto empelicado – quando a bolsa amniótica não rompe antes do nascimento da criança – ocorre uma a cada 80 mil vezes.

Parto empelicado foi feito em hospital de Rio Preto — Foto: Luiz Fernando Gonçalves Borges/Arquivo Pessoal

Por Heloísa Casonato, G1 Rio Preto e Araçatuba

Não há explicação científica para o parto empelicado – quando a bolsa amniótica não rompe antes do nascimento da criança, segundo o médico ginecologista obstetra que realizou pela primeira vez o procedimento considerado raro em São José do Rio Preto (SP).

“A gente já tem uma experiência grande. Tenho 44 anos, 19 de profissão e foi uma emoção diferente. Isso acontece em um a cada 80 mil partos. Não há uma explicação científica em cima disso, talvez a membrana da bolsa das águas seja mais firme ou espessa”, afirma o médico Luiz Fernando Gonçalves Borges.

O procedimento raro ganhou repercussão nas redes sociais depois que o médico publicou o vídeo do nascimento do bebê, que até o fim da tarde de domingo (30) contabilizava 86 mil visualizações, 3,4 mil interações e mais 2,3 mil compartilhamentos.

Um dos bebês teve parto empelicado, que é considerado raro, em Rio Preto (SP) — Foto: Luiz Fernando Gonçalves Borges/Arquivo Pessoal

Um dos bebês teve parto empelicado, que é considerado raro, em Rio Preto (SP) — Foto: Luiz Fernando Gonçalves Borges/Arquivo Pessoal

“Depois de realizar inúmeros partos, este foi diferente porque a gente pôde observar o bebê fora do útero da mãe, mas ainda na bolsa das águas. Isso me tocou ainda mais por ser época de Natal”, conta. “Foi emocionante”.

A gestação era gemelar e ocorreu na sexta-feira (28), por volta das 23h. Momentos antes do vídeo, o primeiro bebê, um menino, nasceu em uma cesariana no Hospital Beneficênia Portuguesa. O bebê que teve o parto empelicado é uma menina.

“Meu testemunho é que Deus é perfeito e, podem acreditar, eu senti naquele instante a presença ‘Dele’ naquela sala. Meu amigo obstetra que me auxiliava (a quem agradeço) em um momento nos olhamos e pensamos a mesma coisa! Ainda mais nessa época de Natal”, disse o médico na publicação do Facebook.

Segundo o médico, o casal de bebês nasceu com cerca de 2,5 quilos, teve alta da UTI e segue em observação no hospital. As crianças estão bem, segundo o profissional. A mãe teve alta na manhã deste domingo, mas continua no hospital acompanhando os gêmeos.

Médico de Rio Preto fez parto de gêmeos e um dos bebês tem nascimento empelicado — Foto: Luiz Fernando Gonçalves Borges/Arquivo Pessoal

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vídeo: Carnaval 2025 | Festa vai até o dia 4 de março com Multiculturalidade e Alegria vão tomar conta da cidade de Brasiléia

Publicado

em

O centro histórico da cidade, como a “Praça Hugo Poli” servirá de palco para atrações que prometem valorizar a cultura local, consolidando o Carnaval de Brasiléia como um dos eventos mais aguardados da região de fronteira

Brasiléia, no Acre, já se prepara para a maior festa popular da regional do Alto Acre. Nesta sexta-feira (7), o prefeito Carlinhos do Pelado apresentou à imprensa a etapa do cronograma do Carnaval de Brasiléia 2025, que promete cinco noites de celebração com autenticidade e muita vibração.

P prefeito Carlinhos do Pelado ressaltou que “O Carnaval de Brasiléia é a cara da gente”, é a programação deste ano reforça a identidade cultural e a participação da comunidade na festa. Um dos destaques será o retorno do reinado do Rei Momo 2025, resgatando uma tradição carnavalesca marcante no município.

Além das festividades, o centro histórico da cidade, como a “Praça Hugo Poli” servirá de palco para atrações que prometem valorizar a cultura local, consolidando o Carnaval de Brasiléia como um dos eventos mais aguardados da região de fronteira.

Secretaria de saúde fará campanha de conscientização sobre assédio nas noites de carnaval 

A Secretaria de Saúde é Políticas e Promoção da Mulher (Brasiléia/acre) promoverá durante o Carnaval uma Campanha de Conscientização, que prevê a distribuição de materiais informativos para orientar e apoiar as mulheres sobre assédio e violência contra a mulher. Uma equipe de apoio especializada atuará durante a festa como vem realizando em anos anteriores, com profissionais identificadas e preparadas para oferecer suporte imediato em casos de assédio ou violência nas cinco noites de carnaval.

Veja vídeo divulgação do ‘Carnaval Brasiléia 2025’
Publicidade:

 

📢 Anuncie Aqui Você Também! 🚀

Destaque sua marca e sua empresa nas plataformas do Jornal O Alto Acre! 📰✨
Apareça para milhares de leitores e seguidores todos os dias, a qualquer hora.

✅ Aumente sua visibilidade
✅ Alcance mais clientes
✅ Impulsione suas vendas

Não perca essa oportunidade! Entre em contato agora e leve sua marca ainda mais longe!

📲 WhatsApp (68) 99214 – 2033

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Nuvens carregadas persistem no Acre nesta sexta-feira, alerta Censipam

Publicado

em

De acordo com o órgão, o oeste acreano terá céu nublado a encoberto, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. Já na capital, Rio Branco, e nas demais regiões, o sol aparece entre muitas nuvens

Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Capixaba e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 21°C e a máxima de 33ºC.

O Acre segue sob influência de instabilidade atmosférica nesta sexta-feira (7), conforme o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera mantém o tempo fechado em grande parte do estado.

De acordo com o órgão, o oeste acreano terá céu nublado a encoberto, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. Já na capital, Rio Branco, e nas demais regiões, o sol aparece entre muitas nuvens.

“O dia será de céu nublado a encoberto com chuva a qualquer hora do dia nas cidades do oeste acreano. Já na capital e demais regiões do estado a previsão é de sol entre muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite”, disse o Censipam.
Confira abaixo as temperaturas por região.
Alto Acre

Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Capixaba e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 21°C e a máxima de 33ºC.

Baixo Acre

Mínima de 22°C e máxima de 32ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Waltere Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 23ºC e 31ºC.

Vale do Purus

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 22ºC e 31ºC.

Vale do Tarauacá/Envira

Por fim, em Feijó, Tarauacá e Jordão as temperaturas variam entre 23ºC e 31ºC.

Publicidade:

📢 Anuncie Aqui Você Também! 🚀

Destaque sua marca e sua empresa nas plataformas do Jornal O Alto Acre! 📰✨
Apareça para milhares de leitores e seguidores todos os dias, a qualquer hora.

✅ Aumente sua visibilidade
✅ Alcance mais clientes
✅ Impulsione suas vendas

Não perca essa oportunidade! Entre em contato agora e leve sua marca ainda mais longe!

📲 WhatsApp (68) 99214 – 2033

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após veto, PL que proíbe nomeação de condenados por violência doméstica e sexual é reapresentado em Rio Branco

Publicado

em

Vereadora Elzinha Mendonça apresentou novamente, na última quarta (5), o Projeto de Lei que proíbe a nomeação em cargos públicos municipais. Prefeito Tião Bocalom vetou PL em 2024

Projeto de Lei visa proibição de condenados por violência doméstica volta para a câmara. Foto: Reprodução

A vereadora Elzinha Mendonça apresentou novamente, na última quarta-feira (5), o Projeto de Lei que proíbe a nomeação de pessoas condenadas por violência doméstica ou familiar e sexual em cargos públicos municipais. O PL foi vetado pelo prefeito Tião Bocalom no início de dezembro do ano passado depois de ter sido aprovado pela Câmara de Vereadores da capital.

O veto se baseou no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a caracterização de condenações anteriores e penas já cumpridas como maus antecedentes. Além disso, o veto questionou a competência do legislativo municipal para tratar sobre o tema.

Cerca de dois meses depois, a vereadora justificou que atualizou a redação do PL, fez os ajustes sugeridos pela Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal e que o projeto mantém o mesmo objeto e essência da versão anterior.

“Trata-se de uma medida que encontra sustentação tanto no ordenamento jurídico brasileiro quanto em princípios sociais e éticos fundamentais, e que se justifica pelo imperativo de se garantir que o exercício de funções públicas, especialmente em cargos administrativos e políticos, seja pautado pela moralidade, integridade e respeito aos direitos humanos”, disse.

Aprovação do projeto

Os vereadores de Rio Branco aprovaram, em outubro do ano passado, o projeto proibindo a nomeação de pessoas condenadas por violência doméstica ou familiar e sexual em cargos públicos municipais, durante sessão no dia 24 de outubro. Na ocasião, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) n.º 28/2024 foi aprovado por sete votos a um.

“A aludida vedação inicia com a certificação do trânsito em julgado da decisão judicial de condenação definitiva e se encerra com a sentença judicial que julga extinta a punibilidade pelo cumprimento integral da pena”, afirmava o paragrafo único do PLO.

A proibição, segundo o texto, seria válida apenas após o trânsito em julgado e durante o cumprimento da pena.

O texto revogava a Lei 2.321/2019, de autoria do então vereador Mamed Dankar, aprovado em uma legislatura anterior. Elzinha reconheceu que um projeto semelhante já havia sido aprovado, mas afirmou que este amplia para além da violência doméstica, que era a abrangência do texto anterior.

O único parlamentar que votou contra o projeto foi o vereador não reeleito Arnaldo Barros (Podemos). Para ele, o texto dava margem para injustiças, e culpou até mesmo a imprensa por supostas “armações”.

Comentários

Continue lendo