Cotidiano
‘Não há explicação científica’, diz médico que se emocionou ao fazer parto raro em Rio Preto
Segundo o ginecologista obstetra Luiz Fernando Gonçalves Borges, parto empelicado – quando a bolsa amniótica não rompe antes do nascimento da criança – ocorre uma a cada 80 mil vezes.

Parto empelicado foi feito em hospital de Rio Preto — Foto: Luiz Fernando Gonçalves Borges/Arquivo Pessoal
Por Heloísa Casonato, G1 Rio Preto e Araçatuba
Não há explicação científica para o parto empelicado – quando a bolsa amniótica não rompe antes do nascimento da criança, segundo o médico ginecologista obstetra que realizou pela primeira vez o procedimento considerado raro em São José do Rio Preto (SP).
“A gente já tem uma experiência grande. Tenho 44 anos, 19 de profissão e foi uma emoção diferente. Isso acontece em um a cada 80 mil partos. Não há uma explicação científica em cima disso, talvez a membrana da bolsa das águas seja mais firme ou espessa”, afirma o médico Luiz Fernando Gonçalves Borges.
O procedimento raro ganhou repercussão nas redes sociais depois que o médico publicou o vídeo do nascimento do bebê, que até o fim da tarde de domingo (30) contabilizava 86 mil visualizações, 3,4 mil interações e mais 2,3 mil compartilhamentos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/v/E/uAL9u1Tnq9LXjCwGmpRQ/um-dos-bebes-teve-parto-empelicado-que-e-considerado-raro-em-rio-preto-sp-.jpg)
Um dos bebês teve parto empelicado, que é considerado raro, em Rio Preto (SP) — Foto: Luiz Fernando Gonçalves Borges/Arquivo Pessoal
“Depois de realizar inúmeros partos, este foi diferente porque a gente pôde observar o bebê fora do útero da mãe, mas ainda na bolsa das águas. Isso me tocou ainda mais por ser época de Natal”, conta. “Foi emocionante”.
A gestação era gemelar e ocorreu na sexta-feira (28), por volta das 23h. Momentos antes do vídeo, o primeiro bebê, um menino, nasceu em uma cesariana no Hospital Beneficênia Portuguesa. O bebê que teve o parto empelicado é uma menina.
“Meu testemunho é que Deus é perfeito e, podem acreditar, eu senti naquele instante a presença ‘Dele’ naquela sala. Meu amigo obstetra que me auxiliava (a quem agradeço) em um momento nos olhamos e pensamos a mesma coisa! Ainda mais nessa época de Natal”, disse o médico na publicação do Facebook.
Segundo o médico, o casal de bebês nasceu com cerca de 2,5 quilos, teve alta da UTI e segue em observação no hospital. As crianças estão bem, segundo o profissional. A mãe teve alta na manhã deste domingo, mas continua no hospital acompanhando os gêmeos.

Médico de Rio Preto fez parto de gêmeos e um dos bebês tem nascimento empelicado — Foto: Luiz Fernando Gonçalves Borges/Arquivo Pessoal
Comentários
Cotidiano
“Os de Dentro contra Os de Fora”: Brasileense reacendem amizade e tradição em pelada de fim de ano
Jogo reúne quem saiu da cidade em busca de oportunidades e quem ficou; 4ª edição do evento celebra mais que futebol, mas união e memórias de décadas

Em sua 4ª edição, pelada “Os de Dentro de Verde contra Os de Fora de Azul” teve placar elétrico, mas a grande vitória foi o reencontro de amigos para celebrar o fim de ano. Foto: Marcus José
Foi muito mais que uma simples pelada. Neste sábado (27), filhos de Brasileia reuniram-se para a 4ª edição do já tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora” organizado pelo boleiro Nokim Gugel. A partida reuniu aqueles que saíram do município em busca de sonhos profissionais e os que permaneceram, revivendo em campo as brincadeiras e a cumplicidade dos tempos de garoto.
O evento, que marca o fim de ano, transcendeu os 90 minutos de jogo. Foi um reencontro para matar a saudade da distância, fortalecer laços e manter viva uma história de amizade construída ao longo de décadas. Em campo e fora dele, o espírito foi de união, paixão e celebração de uma origem comum, provando que algumas tradições são mantidas não apenas pela bola, mas pela força do coletivo.

A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas. Foto: Marcus José

Emoção até o último minuto: jogo tradicional de Brasileia termina em empate de 4 a 4 após virada e reação nos acréscimos. Foto: Marcus José
A partida foi tão emocionante quanto o reencontro que a motivou. A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas.
‘Os de Casa’ abriram o placar, mas ‘Os de Fora’ conseguiram empatar, virar e ampliar para 4 a 2. A reação veio no final: já no segundo tempo, os da casa diminuíram e, em uma arrancada nos últimos dois minutos, conseguiram o gol do empate. O resultado, no entanto, foi apenas um detalhe para a celebração maior do evento: a alegria de rever amigos de longa data e matar a saudade em mais uma confraternização de fim de ano.
Fotos da Confraternização
Veja vídeos:
Comentários
Cotidiano
Mailza acompanha sala de situação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil diante do avanço das cheias no Acre

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, acompanhou, neste sábado, o trabalho realizado na sala de Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, onde são monitoradas em tempo real as condições climáticas, o nível dos rios e os impactos das chuvas em todo o estado.
A estrutura reúne informações de todos os municípios e permite o acompanhamento permanente do período chuvoso e das cheias que podem ocorrer.
Durante a visita, a vice-governadora destacou que o estado mantém vigilância constante sobre os principais rios e está preparado para prestar o suporte necessário às populações atingidas.
“Aqui nós temos todo o controle de todo o estado, todos os rios, todos os municípios, e estão sendo muito bem observados e também estamos prontos para acolher e dar o suporte que for necessário e que caiba ao estado”, disse.
A sala de situação concentra dados atualizados, observações técnicas e o planejamento das ações emergenciais, garantindo resposta rápida em caso de agravamento do cenário.
Em Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, provocando alagamentos em áreas ribeirinhas e acendendo o alerta das autoridades para a possibilidade de novas ocorrências, caso o volume de chuvas se mantenha elevado.
A Defesa Civil Estadual segue em articulação com os municípios, monitorando os níveis dos rios e orientando as ações preventivas e de atendimento às famílias afetadas. A recomendação é que moradores de áreas de risco permaneçam atentos aos comunicados oficiais e sigam as orientações dos órgãos de segurança e proteção.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Cotidiano
Elenco do Vasco começa última fase de treinos visando o Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Recuperado de uma cirurgia no joelho, o volante Bernardo vem treinando forte
O elenco do Vasco realizou um treino leve neste sábado, 27, na Fazendinha, e começou a última fase de preparação visando o Campeonato Estadual. A primeira etapa de treinamento foi desenvolvida em Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro.
“Fizemos um regenerativo e neste domingo(28), vamos trabalhar em dois períodos. Os trabalhos serão intensos até o início do Estadual”, declarou o técnico Erick Rodrigues.
Cabeludo recebe proposta
O volante Cabeludo recebeu uma proposta do futebol do Bahia e a diretoria do Vasco avalia se libera ou não o atleta.
“Vamos avaliar com cautela. Se liberarmos o Cabeludo, precisaremos ir em busca de um jogador para posição”, explicou Erick Rodrigues.
Contra o Galvez
Depois de realizar amistosos no Rio de Janeiro, o Vasco enfrenta o Galvez na terça, 30, na Fazendinha. Erick Rodrigues vai montar a equipe com força máxima.



















Você precisa fazer login para comentar.