Conecte-se conosco

Acre

Na 14ª Sessão, vereadores justificam rejeição do uso da tribuna e fizeram reivindicações

Publicado

em

Os vereadores da Câmara Municipal de Brasiléia realizaram nesta ultima Terça-Feira, 05, a 14ª Sessão Ordinária de 2024, em uma das pautas, estava requerimento de um presidente de bairro conhecido como Adolfinho Saadi para a utilização na tribuna para fazer reivindicações, mas foi rejeitado pelos vereadores uma vez que é de competência dos próprios vereadores fazer as reivindicações. Todas as outras pautas, matérias, ATA e reivindicações da sessão anterior foram aprovados.

No uso da fala com direito a 15 minutos o vereador Elenilson Cruz reiterou o motivo da rejeição do requerimento de adolfinho, desmentiu o mesmo quando, segundo o vereador, disse que a 7 anos não há obras em seu bairro. O vereador nomeou algumas ruas que foram feitos a benfeitoria fortificando a sua fala contra o autor do requerimento ora rejeitado.

“quero dizer ao Presidente do bairro que foram feitos benfeitoria sim naquele bairro inclusive o nomeei alguns aqui, rua Tereza Pimentel todo mundo sabe que foi feito ali no bairro asfaltada né inclusive foi feito dois aterros ali para que duas ruas que tinham ali vereador que não davam acesso você sabe disso né e foram colocados ele inclusive é pedido meu foram feitos dois aterros ali aí duas ruas tão dando acesso ali no bairro que há anos não dava um acesso né foi feita a rua 12 de outubro que é aquela rua do IOP ali foi feito também a rua Valdemir Lopes todo mundo sabe a rua Valdemir Lopes que é que sai de lá mangueira era uma rua muito feia que que tinha ali que passa ao lado do afro né então foi feito a rua 5 de dezembro que é uma rua que inicia ali na antiga pousada ali do do antigo dono ali do bairro né que eles falam Zé Braúna para começar não existe o bairro ali se chama mas quando o município tomou conta virou bairro três botequim então eu fico triste quando vejo essas coisas e o presidente vem aqui querer fazer o nosso serviço”. Ressaltou Elenilson.

A vereadora Neiva Badotti foi breve em sua fala em tempo regimental, parabenizou as três universidades da Bolívia pelo Intermed, parabenizou a sua filha Celine Badotti pela conquista de ganhar a Miss Intermed 2024 e agradeceu a Leila Galvão pelo patrocínio cedido a sua filha para concorrer ao campeonato.

A vereadora destacou as necessidades do Hospital Regional do Alto Acre, citou que o hospital está em escassez de Dermatologista e que os pacientes que precisam deste atendimento precisam recorrer a capital Rio Branco, o mesmo se aplica a Cardiologista e Reumatologista, citou com entusiasmo o equipamento de ressonância magnética que foi dado ao Juruá pelo governador do Estado, mas pediu para que olhe com carinho para a região do Alto Acre.

A vereadora requereu a casa legislativa que encaminhe ao Hospital de Brasiléia que realize o Raio X com os laudos, atualmente, segundo ela, não é possível realizar Raio X com laudo. A vereadora destacou que tem aparelho de Raio X para os dentes, mas falta periféricos como filme e funcionários para fazer a revelação dos dentes, pediu para que a SESACRE verifique e corrija esta situação.

Na Educação, a vereadora disse que a educação está carente, salas de aulas estão superlotadas e ninguém se manifesta e que professores e alunos não aguentam mais a superlotação que facilita o calor em sala de aula, solicita assim, que seja providenciado mais escolas no município.

O vereador João Rocha comentou sobre a reinauguração do ginásio poliesportivo em Brasiléia que já foi dito pelo vereador Elenilson, agradeceu as emendas cedidas para a obra através do Deputado Leo de Brito e Vanda Milani. O vereador solicitou que a casa legislativa faça uma sessão solene voltada para as vítimas da enchente, COVID-19 e os funcionários que trabalharam nesta causa importante. Pede que seja registrado as suas considerações e respeito para com as vítimas e trabalhadores destas trágicas causas naturais.

O vereador Jurandir Queiroz em sua fala citou o abrigo de Brasiléia, disse que foi até o local para verificar como as pessoas estão vivendo naquele abrigo, citou a situação de um cidadão que sofreu um acidente e quebrou a coluna, após isso, o mesmo teve seus bens destruídos por estar distantes deles, uma vez que o cidadão estava em Rio Branco e seus bens estavam no pátio em Brasiléia, destacou a importância de o poder executivo assuma a responsabilidade do causo acionando o setor competente.

O vereador destacou relatos sobre a alimentação para indígenas que é cotidianamente carne de Boi, os mesmos disseram que é sempre bom variar para uma um Peixe, Frango ou algo do tipo. O vereador destacou ainda que falta intermediário da assistência social para cobrar dos setores competente maiores cuidados para que os residentes tenham uma alimentação saudável e direito a saúde no referido abrigo.

O vereador finalizou com uma observação de que alguns vereadores não receberam o convite para a reinauguração do ginásio poliesportivo de Brasiléia, parabenizou a filha da vereadora Neiva Badotti pela conquista como musa da Intermed 2024. Ressaltou a prerrogativa do requerimento negado pelos vereadores com a afirmação de que cabe aos vereadores fazer suas reinvindicações no uso da tribuna em sessão plenária.

A vereadora Marinete Mesquita iniciou sua fala afirmando que a casa aprovou através dos vereadores mais de 142 milhões para que a prefeitura executasse o projeto de forma integra, o orçamento está bem dividido nas pastas das secretarias e nós vereadores devemos garantir que a prefeitura execute o orçamento com responsabilidade, a mesma disse que não é viável um cidadão assumir as responsabilidades dos vereadores da casa através de requerimento.

A vereadora finalizou sua fala parabenizando a reinauguração do ginásio poliesportivo de Brasiléia e os deputados Leo de Brito e Vanda Milani que alocaram emenda.

O vereador Lessandro Jorge iniciou sua fala falando sobre o requerimento negado pelos vereadores em nome de Adolfo Saadi Filho, o mesmo disse que o requerimento pede para que Adolfo fale em tribuna para fazer reinvindicações, no entanto as reinvindicações já são feitas pelos próprios vereadores todas as terças feiras e que, se caso o requerimento passasse, não seria mais necessário ter vereador no poder legislativo, uma vez que as atribuições de um vereador seria também a atribuição de qualquer popular.

Lessandro Jorge também destacou um documento da Policia Federal que chegou a casa legislativa pedindo a copia da ATA da quadragésima segunda sessão que ocorreu dia 13 de dezembro de 2022 referente a eleição da mesa diretora para o biênio 2023/2024, o vereador disse que o papel da casa é fornecer os documentos ora solicitados por outros poderes e zelar pela legislação municipal e o motivo da solicitação não cabe a casa responder, é assunto do órgão solicitado e que a referida sessão ocorreu dentro dos tramites da lei sem qualquer indiferença de outras sessões ora realizados.

Durante a sessão, não houve projetos para serem votados ou apresentados.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Último dia do ano será de calor e chuvas rápidas em todo o Acre

Publicado

em

Quarta-feira (31) terá tempo quente e abafado, com sol entre nuvens e baixa probabilidade de chuva forte

Sipam prevê quarta-feira (8) com céu claro a parcialmente nublado e possibilidade de chuvas no AC — Foto: Juan Vicent/Arquivo pessoal

A quarta-feira (31), último dia do ano, será marcada por tempo quente e abafado em todo o Acre. A previsão indica predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e pontuais ao longo do dia, conforme informações do portal O Tempo Aqui. Apesar da possibilidade de pancadas mais intensas em áreas da Região Norte e Centro-Oeste, como Rondônia e Mato Grosso, o risco de chuva forte no território acreano é considerado baixo.

Leste e sul do estado

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de calor, com variação de nuvens e chuvas isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% durante a tarde, podendo alcançar entre 80% e 90% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.

Centro e oeste do Acre

No centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário será semelhante, com tempo quente, abafado, sol entre nuvens e chuvas pontuais. A umidade mínima varia entre 45% e 55% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 95% ao amanhecer. Os ventos seguem fracos a calmos, com predominância do quadrante norte.

Temperaturas nos municípios

Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.

Já em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, os termômetros devem marcar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas mais elevadas, entre 33°C e 35°C.

Em Plácido de Castro e Acrelândia, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.

Para Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, a previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C e máximas de até 34°C.

Nos municípios de Tarauacá e Feijó, as temperaturas variam entre 22°C e 24°C nas mínimas, com máximas entre 33°C e 35°C.

No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, enquanto as máximas oscilam entre 33°C e 35°C.

Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, os termômetros devem registrar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 32°C e 34°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco garante assistência integral a famílias afetadas pela alagação

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco segue prestando todo o suporte necessário às famílias que precisaram deixar suas casas em decorrência da Cheia do Rio Acre. Em uma ação coordenada entre diversas secretarias municipais, os abrigos montados pelo município oferecem acolhimento, atendimento em saúde, alimentação e acompanhamento diário às famílias afetadas.

Atualmente, os abrigos instalados nas escolas Jorge Kalume e Álvaro Vieira acolhem, cada um, 14 famílias, totalizando cerca de 100 pessoas atendidas. Nos locais, equipes realizam atendimentos médicos e mantêm acompanhamento constante da situação de cada família, garantindo segurança, cuidado e dignidade durante o período de permanência.

Escolas abrigados 12
Equipes realizam atendimentos médicos e mantêm acompanhamento constante da situação de cada família, garantindo segurança, cuidado e dignidade durante o período de permanência (Foto: Val Fernandes/Secom)

Além do acolhimento, as famílias recebem todas as refeições diárias — café da manhã, almoço e jantar — asseguradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O cuidado também se estende aos animais de estimação. Os abrigos contam com atendimento específico para os pets, com o apoio da equipe de Zoonoses, que realiza o recolhimento e o acompanhamento dos animais.

Escolas abrigados 1
De acordo com a coordenadora do abrigo da Escola Jorge Kalume, Daniele da Silva, o trabalho integrado tem sido fundamental para atender às necessidades dos acolhidos. (Foto: Val Fernandes/Secom)

De acordo com a coordenadora do abrigo da Escola Jorge Kalume, Daniele da Silva, o trabalho integrado tem sido fundamental para atender às necessidades dos acolhidos.

“A Escola Jorge Kalume está com 14 famílias, somando 52 pessoas. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está oferecendo toda a questão da alimentação, assistência e atendimento médico na área da saúde e a Zoonoses está vindo para recolher e acompanhar os animais”, destacou.

Escolas abrigados 11
Entre as pessoas acolhidas está o senhor Rosimar Lopes, morador do bairro Triângulo Novo. Pessoa com deficiência, ele precisou deixar sua residência após o imóvel ser tomado pelas águas e ressaltou o apoio recebido do poder público municipal. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Entre as pessoas acolhidas está o senhor Rosimar Lopes, morador do bairro Triângulo Novo. Pessoa com deficiência, ele precisou deixar sua residência após o imóvel ser tomado pelas águas e ressaltou o apoio recebido do poder público municipal.

“Está ótimo, graças a Deus, as meninas tratam a gente muito bem. Não tenho o que reclamar. O atendimento, a alimentação, tudo certinho”, afirmou.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que continuará mobilizada para garantir assistência às famílias afetadas, priorizando o bem-estar, a dignidade e a segurança da população durante este período. As famílias que necessitarem de apoio podem entrar em contato pelo telefone 193. As equipes seguem de prontidão para atender e garantir assistência à população afetada.

Escolas abrigados 4
Escolas abrigados 9
Escolas abrigados 7
Escolas abrigados 6
Escolas abrigados 5
Escolas abrigados 2
Escolas abrigados 8

<p>The post Prefeitura de Rio Branco garante assistência integral a famílias afetadas pela alagação first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre entra em vazante e registra queda no nível em Rio Branco

Publicado

em

Boletim da Defesa Civil aponta redução para 14,75 metros, mas rio segue acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre manteve tendência de vazante nesta terça-feira (31) em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o monitoramento, às 5h16 o rio marcava 14,88 metros, apresentando queda em relação aos dias anteriores. Na medição das 9h, o nível baixou ainda mais, atingindo 14,75 metros, confirmando a redução do volume do manancial.

A Defesa Civil informou que não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas na capital, com volume acumulado de 0,00 milímetro, fator que contribuiu para a manutenção da vazante.

Apesar da redução gradual, o Rio Acre permanece acima da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e ainda ligeiramente acima da cota de transbordo, estabelecida em 14,00 metros. As autoridades seguem monitorando a situação e mantendo o estado de atenção nas áreas ribeirinhas.

Comentários

Continue lendo