Acre
Município de Rio Branco e Estado alinham parcerias para recuperação de ruas judicializadas

Secretário e prefeito trataram de diversos assuntos (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito Tião Bocalom recebeu uma visita institucional do secretário de governo Alysson Bestene.
O secretário e o prefeito trataram de diversos asuntos, como os investimentos em infraestrutura na cidade, os programas em andamento como o Recupera Rio Branco, Asfalta Rio Branco, Minha Dignidade e o 1.001 Dignidades que visa alcançar famílias em vulnerabilidade social.
Outro assunto em discussão, foi a pareceria para a recuperação das ruas judicializadas que fazem parte do Programa Ruas do Povo, que é do Governo do Estado, de gestões anteriores
Segundo o prefeito, com esse alinhamento a população não ficará prejudicada.
“Tratamos da questão do Ruas do Povo porque é de interesse da prefeitura, é de interesse do governo do Estado também, do governador Gladson Cameli resolver um problema que não é dele e não é meu, mas é nosso, porque vem lá de trás e que agora sobra para o colo do governador fazer, ou ter que devolver milhões ou até bilhões de reais. Então, nós estamos juntos nessa parceria e a população só precisa saber que são ruas que estão judicializadas e a gente já está trabalhando. A prefeitura já fez, por exemplo, mais de 95 ruas aqui em Rio Branco, que estão judicializadas, que são do Ruas do Povo porque não tinha jeito de não fazer, onde passa ônibus, onde fica em frente do hospital, em frente a uma escola. Agora, nós estamos afinando tudo direitinho, para resolver esse problema que é sério”, enfatizou o prefeito.
O secretário disse que o governador Gladson Cameli já está disposto a firmar as parcerias.
“O governador está disposto, já pediu à toda a equipe de governo, que em parceria com os municípios, em especial aqui com a Prefeitura de Rio Branco, nosso prefeito Tião Bocalom, tenho certeza que a gente vai gerar frutos pra população de Rio Branco, que é buscar e atender essa expectativa nas ruas.”
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.