Cotidiano
Mulher baleada pelo ex no Acre tem lesão no cérebro e fala comprometida, diz família
Jacicleia Vieira está internada no Pronto-Socorro de Rio Branco desde junho, quando foi baleada pelo ex no bairro Santa Helena.
Por Aline Nascimento
Após mais de um mês, Jacicleia de Castro Vieira, de 39 anos, segue internada no Pronto-Socorro de Rio Branco lutando pela vida.
Atingida com três tiros pelo ex-companheiro em junho, Jacicleia tem uma lesão no cérebro que compromete os sentidos e não consegue falar, segundo a família.
No dia do crime, a vítima retornava da cidade de Senador Guiomard no carro dela com um homem de 31 anos, quando foi perseguida pelo suspeito no bairro Santa Helena, região do Segundo Distrito da capital acreana. Ao encostar o carro ao lado da mulher, o ex-companheiro atirou três vezes.
Ela passou por cirurgia na cabeça e foi internada em estado gravíssimo na UTI do Pronto-Socorro. Três dias após o crime, o suspeito de atirar em Jacicleia se entregou na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam). Ele confessou o crime e foi indiciado por feminicídio tentado.
“Ela está melhor, esteve entre a vida e a morte, está em coma, mas não corre mais risco de morte, segundo os médicos. O cérebro dela ainda está muito inchado, a evolução do cérebro é a que mais demora. A parte da garganta, cordas vocais arrancou tudo. Ela vai falar, é reversível, mas falam que quando tiver alta pode viajar para fazer cirurgia. Até lá não vai falar”, explicou o irmão de Jacicleia, Joney de Castro Vieira.
Sem previsão de alta
Ainda segundo o familiar, a mulher ainda não tem previsão de alta do hospital. A família foi aconselhada a comprar alguns equipamentos médicos para ajudar na recuperação de Jacicleia.
“A veia que manda oxigênio foi apertada pelo projétil e não jogou oxigênio para o cérebro e deu uma lesão. Ela teve duas paradas cardíacas, uma de sete minutos e outra de dez minutos na sala de cirurgia”, relembrou.
Campanha
Jacicleia é estudante de gestão hospitalar e gestão em saúde pública na Faculdade Sensu Acre. Para ajudar a aluna, a coordenação da faculdade iniciou uma campanha entre os estudantes para arrecadar dinheiro e ajudar a adaptar o quarto e banheiro de Jacicleia.
“Estamos fazendo uma arrecadação de R$ 70 por aluno. No decorrer do curso, os alunos têm que ter uma carga horária de 100 horas extra classe, mas os que tiveram devendo essas horas pagam R$ 70 para o irmão da Jacicleia e a gente dá as horas para eles. Vamos falar o balanço no final do mês, começamos na sexta [3]”, falou o coordenador Marcos Mustafá.
Indiciamento
A delegada Elenice Frez, responsável pelas investigações, disse que concluiu o inquérito no dia 28 de junho. Ela destacou que a vítima tinha uma medida protetiva contra o ex-companheiro.
“Ele assumiu que tinha efetuado os disparos, mas que a intenção não era acertar ela e sim terceiros que estavam no carro. Mas, isso é uma coisa muito difícil de acreditar porque acertou três vezes nela, é uma alegação vazia. O inquérito foi enviado à Justiça, ele tem outro crime de ameaça, mas esse corre lá por Senador Guiomard”, concluiu.
Comentários
Cotidiano
Prefeito de Epitaciolândia inicia operação tapa-buracos no bairro Pôr do Sol com recursos de emenda do senador Alan Rick
Serviço de recuperação de ruas na cidade que é uma das que mais crescem no Alto Acre foi viabilizado através de emenda do senador; gestão municipal reforça compromisso com melhorias na infraestrutura urbana

Operação de tapa-buracos iniciada no bairro Pôr do Sol será estendida a outras localidades; município é um dos que mais crescem no Alto Acre. Foto: captada
O prefeito de Epitaciolândia deu início nesta quinta-feira (2) a uma operação tapa-buracos no bairro Pôr do Sol, com foco na recuperação de ruas e melhoria da infraestrutura viária do município. Em publicação nas redes sociais, o gestor destacou que a ação foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do senador Alan Rick.
Em seu pronunciamento, o prefeito agradeceu o apoio do senador e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida da população.
“Essa importante melhoria só foi possível graças à parceria e ao apoio do nosso senador Alan Rick, que destinou uma emenda fundamental para a realização desta obra”, declarou.
A ação integra uma série de intervenções que a prefeitura tem realizado nos bairros da cidade, que é apontada como uma das que mais crescem na regional do Alto Acre. A administração municipal promete continuar com os serviços de manutenção urbana em outras localidades.

A Prefeitura de Epitaciolândia anunciou a expansão dos serviços de recuperação viária para outros bairros da cidade, após dar início à operação de tapa-buracos no bairro Pôr do Sol. Foto: captada
Veja vídeo assessoria:
Publicidde:

Comentários
Cotidiano
Governador Gladson Camelí destaca avanços do Estado durante entrevista
Camelí também abordou os avanços na segurança pública, citando a reforma do 1º Batalhão da Polícia Militar, do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros e da Delegacia da Polícia Civil no bairro Tucumã, em Rio Branco

Em diálogo com a imprensa, o governador do Acre destacou grandes feitos. Foto: Diego Gurgel/Secom
O governador Gladson Camelí concedeu, nesta quarta-feira, 1º, uma entrevista ao programa Gazeta Alerta, apresentado por Luan Rodrigo, onde prestou contas à população acreana e destacou as principais ações recentes de seu governo.
Logo no início da conversa, o governante reforçou o compromisso firmado no início do ano: “Como venho dizendo desde janeiro, 2025 é o ano do executar e, desde então, venho cumprindo a minha promessa”, afirmou.
Entre as realizações mencionadas, o chefe do Executivo citou a entrega da nova sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a continuidade das obras da Maternidade Marieta Messias Cameli e a inauguração da Estrada da Variante, em Xapuri.

Entrega da Estrada da Variante, de quase 18 quilômetros de extensão, foi um dos temas abordados durante a entrevista. Foto: Pedro Devani/Secom
“Estamos construindo e reformando os prédios públicos para humanizar o trabalho dos nossos servidores, realizando uma verdadeira reestruturação para que os servidores retornem um trabalho de eficiência para a nossa sociedade”, disse o governador, destacando o investimento em infraestrutura pública como forma de fortalecer o serviço oferecido à população.
Outro ponto de destaque foi o incentivo ao setor industrial, com a concessão de três terrenos públicos para as empresas Delta Alimentos, Alves e Lima e Plastforte, que deverão instalar unidades em Rio Branco. A medida, segundo Camelí, visa fomentar o desenvolvimento econômico e ampliar a geração de empregos.
“Essa é uma das nossas iniciativas para criar a oportunidade de um estado industrializado e bem equipado. Um dos nossos desafios é a geração de emprego, e estamos empenhados em reverter esse cenário”, afirmou.
Na área da saúde, o governador ressaltou o início do mutirão Opera Mama, ação voltada para a reconstrução mamária de mulheres que venceram o câncer. O programa, que oferece cirurgias e próteses totalmente gratuitas, integra o Programa Opera Acre, responsável por mais de 11 mil procedimentos apenas em 2025, com 573 cirurgias eletivas programadas para o mês de outubro.
Camelí também abordou os avanços na segurança pública, citando a reforma do 1º Batalhão da Polícia Militar, do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros e da Delegacia da Polícia Civil no bairro Tucumã, em Rio Branco. Ele destacou, ainda, a contratação de quase 200 profissionais para o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), realizada em setembro.
“Estamos investindo muito na segurança pública para garantir o bem-estar da nossa população, e isso vai muito além de viaturas e equipamentos. Estamos comprometidos e investindo no sentimento de segurança do nosso Acre”, declarou o governador.

Gladson Camelí ressalta a necessidade de promover um governo participativo, ouvindo a população e dialogando diretamente com a imprensa. Foto: Diego Gurgel/Secom
Comentários
Cotidiano
CBFS divulga os grupos e tabela da 17ª Copa Norte

Foto Glauber Lima: Torneio vai reunir as principais equipes de futsal do Norte
O departamento técnico da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou os grupos e a tabela da 17ª Copa Norte, competição programada em Rio Branco entre os dias 19 e 25 deste mês. O torneio terá nove equipes na disputa e o campeão vai representar a região na Supercopa.
Fórmula de disputa
As equipes irão jogar entre si dentro dos seus grupos e os dois primeiros avançam para a disputa das semifinais. Os vencedores disputam o título da Copa.
“A fórmula de disputa é simples. Vamos ter uma grande competição”, comentou o presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale.
Grupos da Copa Norte
A
Corinthians (AC)
Café com Leite(AC)
Abílio Nery (AM)
Náutico (AM)
Vivaz (RR)
B
Fluminense da Bahia (AC)
Constelação (RR)
Grêmio da Amazônia (AM)
Sartore (AP)
1ª rodada
Vivaz x Café com Leite
Constelação x Grêmio da Amazônia
Sartore x Fluminense da Bahia
Corinthians x Abílio Nery
No dia 19, a partir das 10 horas, no ginásio do Sesc