fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

MPAC recebe relatório de auditoria em programas de saúde mental

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu, nesta terça-feira (13), do superintendente da Controladoria Regional da União, Ciro Jônatas de Souza Oliveira, o relatório de auditoria realizada na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para verificar a aplicação de recursos federais voltados a ações de saúde mental em Rio Branco.

A apresentação reuniu a procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, coordenadora do Núcleo de Atendimento e Apoio Psicossocial (Natera), o promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, titular da 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, e servidores do Natera.

A auditoria compreende os exercícios 2016 e 2017 e foi solicitada pelo Natera e 1ª Promotoria de Defesa da Saúde, após inspeção no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps ad III) e várias tentativas para corrigir falhas na prestação do serviço.

O superintendente da Controladoria expôs que boa parte dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), pouco mais de R$ 2 milhões, deixaram de ser investidos. Segundo ele, no Caps ad III foram ainda constatados indícios de fraudes no fornecimento de alimentação, falta de profissionais especializados e descumprimento do plano de trabalho.

Em Rio Branco, são realizados serviços de saúde mental, com a oferta de leitos, no Hospital de Saúde Mental (Hosmac), Pronto-Socorro e Caps ad III, além do programa de prevenção ao suicídio e programa “Crack, é possível vencer”.

Diante das informações, o promotor Glaucio Ney Shiroma Oshiro garantiu que providências serão tomadas pelo MP acreano. “Certamente o MP encaminhará o relatório ao Ministério Público Federal para adoção de providências eventuais, mas internamente também tomará providências no sentido de analisar os motivos dessa falta de emprego dos recursos necessários e eventualmente a busca de responsabilização”, disse.

Desde 2012, o MPAC mantém com a Controladoria Regional da União um acordo visando à cooperação em atividades que resultem no combate à corrupção, ao desperdício dos recursos públicos, renúncia de receitas e prejuízos ao erário.

Agência de Notícias do MPAC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasil é vice-campeão na Copa América de basquete em cadeira de rodas

Publicado

em

Foto: Reprodução X / Comitê Paralímpico Brasileiro

O Brasil ficou com a medalha de prata da Copa América de basquete em cadeira de rodas após ser derrotado pelos Estados Unidos pelo placar de 77 a 37, na noite desta quinta-feira (14) no Coliseo Cayetano Cañizares, em Bogotá (Colômbia).

Apesar do revés, a participação da seleção brasileira na competição garantiu a classificação para o Mundial da modalidade, que será disputado em 2026 em Ottawa (Canadá).

O Brasil entrou em quadra nesta quinta com a expectativa de garantir o bicampeonato da competição, após a conquista da edição 2013 do torneio.

A partir da próxima sexta-feira (15) terá início a Copa América masculina da modalidade, que será disputada até a próxima quarta-feira (20). A seleção brasileira masculina está no grupo B da competição ao lado de Estados Unidos, México e Colômbia. A chave A é formada por Canadá, Argentina, Porto Rico e Venezuela.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ponte de madeira cede e caminhão boiadeiro despenca em igarapé do ramal da Comunidade do Cuidado em Sena Madureira

Publicado

em

Estrutura precária no Ramal da Comunidade do Cuidado, em Sena Madureira, já era conhecida por riscos; moradores iniciam reconstrução

Um caminhão boiadeiro ficou totalmente destruído após a queda em uma ponte de madeira que cedeu sobre o Igarapé Suricaba na quinta-feira (14). O acidente ocorreu no Ramal da Comunidade do Cuidado, região rural próxima ao Rio Caeté, deixando o veículo soterrado sob os escombros da estrutura.

Detalhes do incidente
  • Estrutura condenada: Moradores relatam que a ponte, em estado crítico há meses, já apresentava risco de colapso

  • Histórico de problemas: Esta não é a primeira ocorrência no local – outras passagens pela ponte terminaram em sustos e pequenos acidentes

  • Resposta rápida: A prefeitura enviou máquinas para remover os destroços do caminhão ainda no dia do acidente

Comunidade se mobiliza

Enquanto aguardam uma solução definitiva do poder público, os moradores iniciaram um mutirão para reconstruir a ponte provisoriamente. A estrutura é vital para o escoamento da produção local e acesso à cidade.

Fala de morador:

“Todo mundo sabe que essa ponte é perigosa, mas é a única ligação que temos. Já pedimos ajuda várias vezes, e agora estamos fazendo com nossas próprias mãos”, disse um agricultor que preferiu não se identificar.

Alerta para outras regiões

O caso expõe a precariedade da infraestrutura em ramais rurais do Acre. Só neste ano, a Defesa Civil estadual registrou 12 colapsos em pontes de madeira no interior. A prefeitura informou que estuda a substituição da ponte por uma estrutura metálica, mas não há prazo definido. Enquanto isso, a comunidade segue com a reconstrução manual.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Secretaria de Segurança reforça combate à violência contra a mulher com Operação Shamar

Publicado

em

Foram mobilizados 30 policiais militares para reforçar as ações nos municípios participantes, atuando em cidades como Senador Guiomard, Capixaba, Manoel Urbano, Feijó, Mâncio Lima, Xapuri, Tarauacá, Rodrigues Alves e Plácido de Castro.

Operação Shamar é realizada pela Secretaria de Segurança em Cruzeiro do Sul e outras cidades do Acre no combate à violência contra a mulher. Foto: Dhárcules/Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) realiza, desde o dia 12 de agosto, uma série de ações integradas da Operação Shamar em Cruzeiro do Sul, com atividades que seguem até o próximo dia 16. A operação ocorre de forma simultânea em diversos municípios do estado, com foco no enfrentamento à violência contra as mulheres.

A ação faz parte de um esforço nacional coordenado que, no Acre, mobiliza 33 profissionais da Segurança Pública atuando de maneira articulada entre as forças estaduais, no período de 4 a 30 de agosto de 2025. Em Cruzeiro do Sul, os trabalhos contam com o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Proteção de Crianças e Adolescentes (DEMPCA), onde parte das atividades foram realizadas.

A segunda-tenente Luana Torres destacou a importância da iniciativa da Operação. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A segunda-tenente Luana Torres destacou a importância da iniciativa da Operação dizendo que é uma ação nacional integrada de combate à violência doméstica e ao feminicídio. “Nosso papel, enquanto secretaria, é coordenar o processo de alinhamento da operação, promovendo a integração entre as instituições, planejando as estratégias no âmbito estadual e garantindo a inserção dos dados operacionais na Plataforma Córtex, ferramenta que consolida as informações em todo o país. O objetivo principal é concentrar esforços em ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, mostrando que a violência contra a mulher não será tolerada. Esse trabalho conjunto fortalece a proteção às vítimas, a responsabilização dos agressores e reafirma o compromisso do Estado do Acre com a defesa da vida e dos direitos das mulheres”, destacou.

O envolvimento integrado das instituições estaduais e o apoio das comunidades locais são essenciais para o sucesso da operação e para a proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o Acre.

Agente de polícia Jeferson Veríssimo atua na DEMPCA de Cruzeiro do Sul. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O agente de polícia Jeferson Veríssimo, que atua na DEMPCA de Cruzeiro do Sul, enfatizou o impacto positivo que a operação traz para o município, destacando que também traz bastante retorno pra sociedade. “A gente aguarda todos os anos com muita expectativa, porque é quando a população passa a conhecer mais o que fazemos aqui e percebe a seriedade com que lidamos com os casos de violência. Só de medidas protetivas, atendemos em média 20 mulheres por mês. E com as campanhas, como essa da Shamar, as mulheres ganham coragem de denunciar”, disse.

Reforço em todo o estado

Foram mobilizados 30 policiais militares para reforçar as ações nos municípios participantes, atuando em cidades como Senador Guiomard, Capixaba, Manoel Urbano, Feijó, Mâncio Lima, Xapuri, Tarauacá, Rodrigues Alves e Plácido de Castro.

Além das atividades de fiscalização e aplicação de medidas protetivas, a operação também envolve ações de inteligência, patrulhamento preventivo, palestras e rodas de conversa com foco em prevenção e conscientização da população.

A expectativa é de que, até o fim do mês, centenas de mulheres sejam alcançadas com atendimento especializado, ações educativas e encaminhamentos legais que reforcem seus direitos e garantam mais segurança em seus lares e comunidades.

A ação faz parte de um esforço nacional coordenado que, no Acre, mobiliza 33 profissionais da Segurança Pública. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Comentários

Continue lendo