fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

MPAC recebe relatório de auditoria em programas de saúde mental

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu, nesta terça-feira (13), do superintendente da Controladoria Regional da União, Ciro Jônatas de Souza Oliveira, o relatório de auditoria realizada na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para verificar a aplicação de recursos federais voltados a ações de saúde mental em Rio Branco.

A apresentação reuniu a procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, coordenadora do Núcleo de Atendimento e Apoio Psicossocial (Natera), o promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, titular da 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, e servidores do Natera.

A auditoria compreende os exercícios 2016 e 2017 e foi solicitada pelo Natera e 1ª Promotoria de Defesa da Saúde, após inspeção no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps ad III) e várias tentativas para corrigir falhas na prestação do serviço.

O superintendente da Controladoria expôs que boa parte dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), pouco mais de R$ 2 milhões, deixaram de ser investidos. Segundo ele, no Caps ad III foram ainda constatados indícios de fraudes no fornecimento de alimentação, falta de profissionais especializados e descumprimento do plano de trabalho.

Em Rio Branco, são realizados serviços de saúde mental, com a oferta de leitos, no Hospital de Saúde Mental (Hosmac), Pronto-Socorro e Caps ad III, além do programa de prevenção ao suicídio e programa “Crack, é possível vencer”.

Diante das informações, o promotor Glaucio Ney Shiroma Oshiro garantiu que providências serão tomadas pelo MP acreano. “Certamente o MP encaminhará o relatório ao Ministério Público Federal para adoção de providências eventuais, mas internamente também tomará providências no sentido de analisar os motivos dessa falta de emprego dos recursos necessários e eventualmente a busca de responsabilização”, disse.

Desde 2012, o MPAC mantém com a Controladoria Regional da União um acordo visando à cooperação em atividades que resultem no combate à corrupção, ao desperdício dos recursos públicos, renúncia de receitas e prejuízos ao erário.

Agência de Notícias do MPAC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Seletiva do Judô no Jeb´s Sub-18 será realizada em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto CBDE: Fade pretende realizar um bom torneio no interior

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) confirmou para Epitaciolândia, no dia 6 de abril, a Seletiva do Judô e o objetivo é definir os representantes acreanos na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. O evento será promovido em Maceió, Alagoas.

“Queremos montar uma equipe com 16 alunos/atletas nos dois gêneros. Levar essa competição para Epitaciolândia também é simbólico por causa dos problemas com a enchente do rio Acre”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Data limite

As inscrições para disputa da competição são limitadas e poderão ser feitas até o dia 3 de abril no endereço www.fadeac.com.br

“Esse é mais um evento com financiamento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) por meio do Programa de Apoio às federações”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Independência vai tentar efeito suspensivo para o zagueiro Jean

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Jogo entre Independência e Vasco terminou com muita confusão

A diretoria do Independência vai tentar um efeito suspensivo para o zagueiro Jean. O atleta foi expulso no jogo contra o Vasco e recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de quatro partidas de suspensão.

“Vamos pedir o efeito suspensivo e o Jean estará em campo contra o Andirá no sábado (30). Estamos apresentando o recurso baseado na Lei Pelé”, explicou o advogado do Independência, Atevaldo Santana.

Representação contra o árbitro

Atevaldo Santana confirmou uma representação contra o árbitro da partida Independência e Vasco, Antônio Marivaldo.

“O árbitro relatou na súmula uma troca de agressões entre o Jean (Independência) e o Ker (Vasco). As imagens do jogo não mostram essas agressões, o que ocorre são empurrões naturais nas jogadas dentro da área. O árbitro tem obrigação de ser preciso nos seus relatórios”, afirmou o advogado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético e Veneza ganham jogos e seguem invictos no Estadual

Publicado

em

Foto PHD: Veneza deu um passo importante para conquistar a classificação

Atlético e Veneza venceram seus jogos nesta terça, 26, no ginásio Álvaro Dantas, pela fase de classificação do Campeonato Estadual de Futsal Feminino e se aproximaram das vagas para a segunda fase do torneio.

O Atlético bateu o Glória por 8 a 4 e o Veneza derrotou o Acre Esporte por 2 a 1.

Mais dois jogos

A primeira fase do Estadual de Futsal Feminino terá mais duas partidas na quinta, 28, a partir das 18h45, no Álvaro Dantas. Villa e Cidade do Povo disputam o primeiro confronto e na sequência a Assermurb joga contra o Borussia.

Comentários

Continue lendo