Geral
MPAC dialoga sobre implementação de Centro Especializado em Reabilitação no Alto Acre
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, promoveu, na terça-feira, 31, uma reunião para discutir a proposta de implantação de um Centro Especializado em Reabilitação na região do Alto Acre, o CER II. O objetivo foi dialogar junto aos representantes do Estado e dos municípios que compõem a regional os avanços na cooperação para a concretização do projeto.
Pelo MPAC, estiveram presentes a coordenadora do Centro de Apoio Operacional (Caop) de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, e o promotor de Justiça Juleandro Martins. O encontro também contou com a participação dos prefeitos Francisco Ubiracy, de Xapuri, Jerry Correia, de Assis Brasil, e Fernanda Hassem, de Brasileia, além de representantes da Secretaria de Estadual e Municipais de Saúde.
Durante o encontro, a Sesacre informou que o projeto de criação do Centro Especializado em Reabilitação foi submetido e está sob análise do Ministério da Saúde, que solicitou informações sobre o local onde o Centro será construído.
Como encaminhamento da reunião, destaca-se a apresentação de uma proposta de área de terra em Brasileia que poderia ser utilizada na construção do Centro. A planta da área será encaminhada à equipe técnica da Sesacre, que a avaliará se o terreno atende aos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Além disso, os prefeitos presentes se comprometeram a buscar apoio financeiro dos parlamentares federais para adquirir os equipamentos e recursos humanos necessários para o funcionamento do Centro.
Texto: Hudson Castelo
Fotos: Clóvis Oliveira
Comentários
Geral
Quarteto acusado de torturar e matar jovem é levado a júri popular no Acre
Presos responderão por homicídio qualificado, corrupção de menores e participação em organização criminosa; crime ocorreu durante guerra entre facções
Comentários
Geral
Pastor vira réu por feminicídio e defesa pede transferência para presídio do interior
Acusado já foi condenado por outros crimes e agora responde por matar a esposa e tentar assassinar dois familiares
Comentários
Geral
Polícia Civil participa da abertura da Expoacre 50 anos com a delegacia itinerante

Polícia Civil presente na tradicional Cavalgada da Expoacre 2025. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC) marcou presença na tradicional Cavalgada que abriu oficialmente a Expoacre 50 anos, neste sábado, 26, em Rio Branco. Em um evento que reúne milhares de pessoas todos os anos, a instituição reforçou seu compromisso com a segurança da população e levou ao Parque de Exposições uma estrutura completa de atendimento ao cidadão no primeiro dia da feira agropecuária.
A delegacia itinerante, montada estrategicamente dentro do parque, contou com a atuação da primeira equipe plantonista composta por delegado, escrivão e agentes de polícia, garantindo atendimento a ocorrências, registro de boletins de ocorrência e orientações jurídicas imediatas. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços da Polícia Civil durante todos os dias de feira, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor.
Além disso, também foi disponibilizado um espaço exclusivo para atendimento do Programa Bem-Me-Quer, iniciativa da Polícia Civil especializada no acolhimento e orientação a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual.

Equipe plantonista da Polícia Civil durante a abertura da feira. Foto: cedida
Durante a abertura, o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, destacou a importância da atuação integrada da instituição em grandes eventos públicos como a Expoacre.
“A presença da Polícia Civil na Expoacre 50 anos simboliza nosso compromisso com uma segurança pública cada vez mais próxima da população. A delegacia itinerante é um instrumento de cidadania, que garante que todos tenham acesso rápido e eficaz aos serviços da polícia. Além disso, com o Bem-Me-Quer, reforçamos nossa missão de acolher com sensibilidade e responsabilidade as mulheres, crianças e adolescente vítimas de violência, mesmo em espaços de entretenimento e lazer”, afirmou o delegado-geral.
A estrutura montada pela Polícia Civil permanecerá no Parque de Exposições durante todos os dias da feira, com plantões diários.
Fonte: PCAC
Você precisa fazer login para comentar.