fbpx
Conecte-se conosco

Geral

MP apura falta de transparência em dispensa de licitação em Epitaciolândia

Publicado

em

O MP ainda expediu uma recomendação ao Município de Epitaciolândia e à Secretaria de Administração da cidade para que, no prazo de 10 dias, adotem as providências administrativas necessárias para disponibilizar todos os documentos

Até o momento, não há notícia de que os documentos citados tenham sido devidamente publicizados. Foto Gleilson Miranda

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) instaurou uma investigação para apurar a falta de transparência de uma dispensa de licitação da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia. A decisão foi publicada na edição do Diário Eletrônico desta sexta-feira, 26.

Segundo o promotor Rafael Silva, consta na Notícia de Fato 01.2024.00001712-6 que a Prefeitura de Epitaciolândia, por motivo não esclarecido, deixou de divulgar no portal da transparência dados referentes à dispensa de licitação 002/2024. Apesar de a Prefeitura ter enviado ao Ministério Público cópia do procedimento citado e de ter sido oficiada pelo prefeito municipal e pelo procurador do município (ofícios 226 e 227/2024/PJC/EPITAC) para cumprir o dever de alimentar o portal da transparência com as informações relativas à dispensa de licitação em 26/06/2024, até 11/07/2024 a Prefeitura ainda não havia cumprido essa obrigação. Até o momento, não há notícia de que os documentos citados tenham sido devidamente publicizados.

O promotor destacou que a situação, se persistir, pode comprometer o amplo acesso do público às informações e a concretização do princípio da publicidade em sua plenitude. Por isso, decidiu abrir um procedimento preparatório que antecede o inquérito civil. “Resolve instaurar procedimento preparatório”, afirmou.

O MP ainda expediu uma recomendação ao Município de Epitaciolândia e à Secretaria de Administração da cidade para que, no prazo de 10 dias, adotem as providências administrativas necessárias para disponibilizar todos os documentos pertinentes ao procedimento de dispensa de licitação 002/2024 no portal da transparência da Prefeitura de Epitaciolândia, comprovando documentalmente essa disponibilização.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas em Tarauacá

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de investigação da Delegacia Geral de Tarauacá, prendeu dois homens por tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira, 03.

A ação foi desencadeada após denúncias anônimas informarem que os suspeitos estariam escondendo entorpecentes em uma residência no bairro Triângulo. Com base nas informações, os investigadores se deslocaram até o local e abordaram os dois indivíduos.

Sem oferecer resistência, um dos suspeitos confessou que havia drogas na casa e indicou os locais onde estavam escondidas: uma mochila, a gaveta de uma penteadeira e uma jaqueta ao seu lado. Durante a busca, os policiais apreenderam aproximadamente meio quilo de oxidado de cocaína e 97 gramas de maconha.

Os suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos ao hospital para exame de corpo de delito. Em seguida, foram encaminhados à delegacia, onde ficaram à disposição da Justiça.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil localiza e prende criminoso envolvido em roubo com troca de tiros no 2º Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Após investigação da DCORE, foragido da Justiça é capturado por envolvimento em roubo com troca de tiros contra policiais. Foto: cedida.

O mandado foi expedido pelo Juízo da Vara de Roubos e Extorsões da Comarca de Rio Branco, com base em decisão que considerou a gravidade do crime e a necessidade de garantir a ordem pública. Na ocasião, vários bens foram subtraídos da residência de um casal, incluindo um veículo. Durante a fuga, os suspeitos trocaram tiros com uma guarnição da Polícia Militar, colocando em risco a vida dos policiais.

Após minucioso trabalho de investigação e inteligência, os agentes da DCORE conseguiram localizar o foragido e dar cumprimento à ordem judicial, demonstrando mais uma vez a eficiência da unidade no combate a crimes patrimoniais.

O delegado coordenador da DCORE, Dr. Leonardo Santa Bárbara, ressaltou a importância da atuação rápida e coordenada da equipe. “A pronta atuação da DCORE demonstra nosso compromisso em combater o crime e proporcionar segurança à nossa comunidade. A prisão do envolvido é mais um passo na luta contra a criminalidade em nossa região”, afirmou.

Após ser capturado, o indivíduo foi conduzido à sede da DCORE e, em seguida, encaminhado à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde foram realizados os procedimentos de praxe. Ele está à disposição da Justiça e passará por audiência de custódia ainda nas próximas horas.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

OAB de Cruzeiro do Sul fica sem comando após Justiça derrubar posse de presidente eleito

Publicado

em

Decisão judicial anula eleição e determina novo pleito; subseção que atende três municípios permanece sem gestão há mais de 10 dias

A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Cruzeiro do Sul enfrenta um vácuo de poder há mais de 10 dias após decisão judicial que derrubou a posse do presidente Rafael Dene, eleito em novembro de 2023. A situação afeta também os municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, que compõem a região do Juruá.

Em 22 de novembro de 2023, Dene venceu as eleições por dois votos contra o advogado Efrain Santos

  • A chapa adversária impugnou o resultado, alegando que Dene não se desincompatibilizou a tempo de seu cargo como Procurador Geral de Guajará (AM)
  • Após idas e vindas judiciais, o Juiz Federal Moisés da Silva Maia derrubou em 20 de março o mandado de segurança que garantia a posse de Dene
  • A decisão anulou a eleição sem declarar vencedor alternativo, determinando novo pleito

Situação atual

  • A subseção não tem diretoria interina nem data marcada para novas eleições
  • Rafael Dene, que governou por três meses, afirma ter suspendido todas as atividades: “Está sem presidência, sem nada aqui”
  • O ex-candidato Efrain Santos descartou nova disputa por assumir cargo no Ministério Público

Dene, que classifica sua breve gestão como “gratificante”, sinaliza disposição para concorrer novamente: “Se for vontade de todos e a saúde permitir, seremos candidato sim”.

Enquanto isso, a segunda maior cidade do Acre segue com sua representação advocatícia paralisada, aguardando definições da Justiça e da OAB nacional sobre o processo eleitoral.

Comentários

Continue lendo