Acre
Motociclista sofre fratura grave em colisão com caminhonete em Boca do Acre
Na tarde desta quinta-feira, 05, um grave acidente envolvendo uma caminhonete Triton e uma motocicleta Titan 160 resultou em ferimentos graves no motociclista Antônio Marcos Silva de Matos, de 20 anos. O incidente ocorreu na BR-317, na Cidade Alta de Boca do Acre, durante uma tentativa de ultrapassagem mal-sucedida.
O jovem motociclista sofreu uma fratura exposta na perna esquerda e foi imediatamente levado ao Hospital Regional de Boca do Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido para o Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco, onde passará por avaliação ortopédica. Seu estado de saúde é considerado estável.
De acordo com testemunhas, o motorista da caminhonete sinalizou uma conversão à esquerda para entrar em um posto de gasolina, quando o motociclista tentou ultrapassá-lo pela mesma faixa. Sem conseguir frear, Antônio colidiu com o veículo, sofrendo lesões graves. A Polícia Civil investiga o caso para determinar as circunstâncias exatas do acidente.
Comentários
Acre
Associação Nacional da Advocacia Criminal institui seu conselho no Acre
Chegou ao Acre, neste mês de fevereiro, a Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim). A entidade anunciou oficialmente a expansão para o Acre, com Helcínkia Albuquerque, na presidência, Vanessa Paes na vice-presidência e Marcos Venicius Nunes na secretária-geral, a entidade tem o propósito de qualificar e promover mais segurança, respaldo e valorização para a classe.

(Foto cedida: Helcinkia Albuquerque e Vanessa Paes)
A Anacrim atua diretamente na defesa das prerrogativas dos advogados criminalistas, na promoção de capacitação profissional e na construção de um ambiente tanto justo quanto estruturado para o exercício da profissão.
A ampliação foi celebrada pelo presidente nacional, James Walker, que destacou o apoio irrestrito da entidade à nova liderança. Agora, a Anacrim está presente em 20 estados, e no Distrito Federal.
“Os colegas chegam com imensa disposição para trabalhar pela advocacia criminal, promovendo a integração com colegas de todo o Brasil. Eles terão o incondicional apoio da nacional para lutarem pela união, valorização e defesa da nossa classe”, destacou.
Além do currículo profissional, a escolha e convite feitos à Dra. Helcinkia Albuquerque levou em conta que a mesma é ex-presidente da comissão de direito processual penal do Conselho Federal, ex-membro do Conselho Nacional de Justiça, e atualmente coordenadora do Curso de Direito da Estácio Unimeta.
A presidente também deseja enfrentar e combater os desafios constantes dos advogados da área, questões relacionadas às prerrogativas dos profissionais e até o reconhecimento de seu papel essencial no sistema de Justiça.
“Para isso contamos como vice-presidente com a Dra Vanessa Paes que teve atuação destacada como presidente da comissão de prerrogativas, membro da comissão nacional de prerrogativas do Conselho Federal e ainda foi presidente do fórum de presidentes de comissões de prerrogativas do Brasil, com isso a Anacrim surgirá como uma voz ativa e muito atenta em garantir que os criminalistas atuem com segurança, respaldo e reconhecimento, elevando o nível da atuação dos mesmos no estado”, disse Albuquerque.
A associação afirma que uma das formas de promover a valorização da advocacia criminal é aumentar a qualificação técnica dos advogados. Para isso, uma série de workshops e palestras serão disponibilizadas para os associados, já a partir dos próximos meses.
Por fim a nova diretoria conclama todos os advogados criminalistas que atuam no Estado do Acre para se associarem.
O procedimento, por gentileza, para efetivação na associação é o seguinte:
- Pagar a anuidade de R$ 140,00 (jovem advogado) ou R$ 280,00 (advogado com mais de 5 anos), pode ser por boleto, pix, cartão, através do site:
https://anacrim.adv.br/associe-se/
- Em seguida enviar o comprovante e todos os dados para os e-mails:
[email protected] e [email protected]
- Dados: Nome completo; Número de celular com DDD; Endereço completo, incluindo o CEP; Número da OAB indicando o estado; Comprovante do pagamento da anuidade.
- Em 72h úteis enviamos seu certificado (*se todos os dados e documentos forem efetivamente encaminhados).
- Pelo WhatsApp (21) 99733-5433 solicite sua inclusão nos grupos de relacionamento nacional, pelo WhatsApp (68) 99927-6800 solicite sua inclusão no grupo local e faça networking com centenas de advogados criminalistas de todo o Brasil!
Comentários
Acre
Prefeitura e ICMBIO firmam parcerias para promover políticas públicas dentro da Reserva Chico Mendes visando a preservação da biodiversidade
O prefeito Sérgio Lopes recebeu na manhã desta terça-feira, 25, em seu gabinete, representantes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para discutir parcerias e melhorias no atendimento dentro da reserva ambiental. O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o município e o órgão federal, visando a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável da região.
Participaram da reunião o chefe da Reserva Extrativista Chico Mendes, Marcos Carlos de Mesquita/ICMBIO, Luiza Carlota e Romário Campelo representando a Amopreab Regiane Moreira, Secretaria de Administração e Jonas Cavalcante Secretário de turismo.
O representante do ICMBIO apresentou um projeto para levar um dia de ação com atendimentos médicos, sociais e jurídicos para os moradores da reserva, que deverá acontecer ainda neste primeiro semestre. O prefeito Sérgio Lopes de pronto aceitou o desafio e vai disponibilizar toda a equipe e apoio necessário para a realização do projeto.
Durante a reunião, foram abordados ainda temas como a infraestrutura necessária para o atendimento aos visitantes, a promoção do turismo ecológico com a revitalização da Trilha Chico Mendes e Geoglifos e a implementação de políticas públicas que garantam a conservação do meio ambiente. O prefeito destacou a importância de aliar o crescimento econômico à proteção dos recursos naturais, garantindo que as atividades humanas sejam realizadas de forma responsável e em harmonia com o ecossistema.
Comentários
Acre
Gonzaga apresenta PL que defende uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública do Acre
O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, apresentou nesta semana projeto de lei (PL) que institui o Programa de Farmácias Vivas no Estado do Acre e dispõe sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública de saúde.
De acordo com o projeto, o programa tem o objetivo de promover o acesso seguro, sustentável e racional ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública de saúde, ampliando as opções terapêuticas disponíveis à população e valorizando o uso seguro da biodiversidade regional.
Gonzaga, que é um entusiasta da medicina natural, afirmou que o programa vai proporcionar alternativas a tratamentos usando medicamentos baseados em plantas medicinais e fitoterápicos, ampliando assim a chance de cura dos pacientes acreanos.
“O Acre é um estado rico em plantas medicinais e precisamos usar essa riqueza para salvar vidas”, disse o parlamentar.
O PL também tem como objetivo incentivar a pesquisa, inovação e desenvolvimento de fitoterápicos a partir de plantas nativas e adaptadas ao bioma local, promovendo estudos científicos de eficácia, segurança e aplicação clínica; e apoiar a produção sustentável de plantas medicinais em âmbito local, incentivando a cadeia produtiva e promovendo geração de renda em comunidades vulneráveis.
O deputado tucano já procurou instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade do Acre (Ufac), para viabilizar uma parceria entre indústria farmacêutica da Índia e o Acre visando a produção de fármacos a base de ervas medicinais. Gonzaga, inclusive, visitou o país asiático e conheceu um pouco do potencial farmacêutico da nação que tem o maior número de fábricas farmacêuticas do mundo.
“A Índia tem a mão de obra e nós temos a matéria-prima. Temos, aliás, o laboratório natural mais cobiçado do mundo, que é nossa floresta. A proposta é explorar esse potencial de forma sustentável, tendo a tecnologia e a expertise do maior mercado farmacêutico do mundo a nosso favor”, destacou Gonzaga.
Você precisa fazer login para comentar.