Acre
Moda sustentável: Alunos de escola do AC reaproveitam peças e recriam roupas com tinta natural e restos de tecidos
Técnicas, ensinadas por professora de biologia em disciplina eletiva, visa conscientizar sobre importância do reaproveitamento e do impacto no meio ambiente. Estudantes criaram peças, roupas e expuseram durante desfile na escola.

Alunos de escola pública do AC criam peças a partir de roupas e tecidos que não têm mais serventia — Foto: Arquivo pessoal
Consciência ambiental aliada à moda e à rotina estudantil. Este foi o desafio enfrentado por estudantes do 1º ano do ensino médio da escola Dr. Santiago Dantas, localizado na rodovia Transacreana, em Rio Branco, que resolveram dar ‘uma nova roupagem’ a peças que não utilizavam mais.
As técnicas sustentáveis foram ministradas pela professora de biologia, Denise Arruda, por meio da disciplina eletiva de Moda e Costura Sustentável. Por meio da produção de tinta natural com folhas de açafrão e urucum, uma turma de 25 alunos pôde desenvolver habilidades com costura e customização de roupas através do reaproveitamento de tecidos.
A docente conta ainda que foram produzidas ecobags, toucas, roupas infantis e adultas e demais itens por meio da costura à mão e na máquina. Todas as peças passaram por processos de tingimento natural e por reaproveitamento.
“Meu objetivo é que eles tenham uma visão realmente consciente a respeito da moda e de meio ambiente porque eles saem comprando e achando que tem que ser dessa forma. Com essa eletiva, eles puderam entender que poderiam reaproveitar as próprias peças. Eles puderam customizar, colocar aplicações, em relação a tingimento eles tingiram roupas que não estavam legais, transformaram elas. Meu objetivo era que eles entendessem o pensamento consciente de que podem fazer reaproveitamentos”, comentou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/s/2/y2WtwOS5ml0wFO2TPgzw/whatsapp-image-2023-08-09-at-07.41.33.jpeg)
Para desenvolvimento de técnicas de tingimento, alunas de escola do AC usam folhas de açafrão e urucum — Foto: Arquivo pessoal
Obras de arte
A Érica Silva tem 15 anos e foi uma das estudantes que se empenharam na produção de peças. Ela, que desfilou com as próprias criações em uma apresentação organizada na escola, fez até coleção de bolsas: uma jeans, com o uso de ‘perna’ de calça; uma branca, com resto de cortina; e uma vermelha, com o uso de ‘blusão’.
“Foi uma ótima experiência poder vestir minhas próprias criações de moda. Inovar, criar, transformar, reutilizar. Nessa eletiva reutilizamos tecido e fizemos várias criações como shorts, toucas, ecobags, bolsas e etc. Foi algo novo pra mim poder desfilar na frente de todos e mostrar minha peça de roupa foi muito satisfatório. Moda é minha primeira paixão e estou muito feliz por ser reconhecida pelo meu trabalho. Espero poder crescer mais ainda nesse ramo de ecomoda”, comentou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/R/A/7WJHDCRz6ivh6tYZCgrg/whatsapp-image-2023-08-09-at-09.17.41.jpeg)
Aluna cria bolsas através das técnicas de reaproveitamento de tecidos — Foto: Arquivo pessoal
A aluna Priscila Bernardo, de 15 anos, também disse que ficou empolgada ao produzir as peças. “Essa matéria exige muito da nossa capacidade, talento e muita criatividade. Muitas vezes o processo é demorado, parece que vai dar tudo errado. Mas no resultado final vi que criei uma obra de arte”, disse.
O sentimento também é compartilhado pela Luna Evelyn, de 16 anos. “A experiência foi ótima, aprendemos várias técnicas de costura, tingimento natural […] eu e as meninas realmente nos esforçamos muito nessa eletiva e tivemos grandes resultados”, comentou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/B/Q/4sP0K0TquUGKoYTtAJAw/whatsapp-image-2023-08-09-at-07.39.17.jpeg)
Alunas criam peças de roupas através do reaproveitamento de peças que não tinham mais utilidade — Foto: Arquivo pessoal
A gestora da escola, Elidiane Tamburini, falou que a proposta da disciplina foi de, justamente, nortear os alunos que desejam seguir nas vertentes da moda, com foco na sustentabilidade.
“Trabalhamos durante todo o semestre a autoimagem dos estudantes, técnicas de costura, designer de modas e noções de desfile de moda e passarela (hairstylist, skin care, make up), sem esquecer o meio ambiente, claro”, comentou.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.