Acre
Missão Técnica conclui atividades no Acre
A Missão Técnica que esteve no Acre a pedido do deputado federal Major Rocha (PSDB), concluiu na sexta-feira, 19, o trabalho de análise de mercado realizado no Estado.
A espanhola Mercedes Capitas, o argentino Santiago Gallo e a assessora parlamentar Lídia Lacerda, acompanhados dos engenheiros florestais Robelson Dias e Francineudo Costa e do professo Tarcísio Fernandes (UFAC), percorreram a BR 317 ouvindo as comunidades localizadas na Reserva Chico Mendes, prefeituras, empresários e população em geral.
A visita teve início na Prefeitura de Rio Branco, onde a Missão foi recebida pelo secretário do Gabinete Civil, André Kamai.
Ainda em Rio Branco, a Missão Técnica esteve reunida com os empresários que compõem a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Acre – FIEAC – além de presidentes de sindicatos ligados à indústria. Na oportunidade, Mercedes Capitas apresentou a GARAPEN – Associação Basca de Agências de Desenvolvimento, uma agência de desenvolvimento europeia que pode colaborar com projetos industriais no Estado. Os empresários também receberam informações sobre o FOCEM – Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul.
Os técnicos também estiveram reunidos com a reitoria da Universidade Federal do Acre – UFAC, para, além de apresentar as possibilidades de investimentos, convidar a instituição para ser parceira de uma sessão do Parlasul – Parlamento do Mercosul – que deve ser realizada ainda este ano no Acre. “Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo do Parlasul, requisitei e tive aprovação dos pares, que uma sessão do parlamento se realize em território acreano. Estamos em situação estratégica, de fronteira e precisamos mostrar aos demais países da América do Sul nossa potencialidade”, destacou o deputado federal Major Rocha, durante encontro com o reitor Minoru Kimpara e a vice-reitora Margarida Aquino.
“Em 2015 realizamos a 67ª SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) em Rio Branco e com muita satisfação podemos afirmar que foi uma das melhores e mais organizadas reuniões do país. Encontros deste porte atraem turistas e movimentam a economia na cidade e região”, destacou Kimpara.
Em Assis Brasil a equipe esteve reunida com a Associação de Mulheres de Assis Brasil (AMEAB), Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes (AMOPREAB) e com a Cooperativa de Moradores e Produtores da Resex Chico Mendes (COOPERAB).No encontro os participantes apresentaram trabalhos artesanais produzidos na Resex, a exemplo do Dr. Da Borracha, que demonstrou suas sapatilhas produzidas totalmente com látex. A equipe também conheceu trabalhos realizados com reaproveitamento de resíduos, como vasos e esculturas feitas com pneus. Na prefeitura de Assis Brasil, a Missão Técnica foi recepcionada pelo prefeito dr. Betinho (PSDB). Em cada ambiente os técnicos ouviram as pessoas presentes, repassando orientações às associações e instituições presentes, quanto à forma de recebimento de projetos.
“Esta foi uma viagem muito rica em troca de conhecimento. O Acre tem uma riqueza incrível, que é o seu povo, sua floresta, o seu saber. O potencial de crescimento é grande”, ressaltou Mercedes Capitas.
Assessoria PSDB-AC
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.


Você precisa fazer login para comentar.