Missão_Tecnica1

A Missão Técnica que esteve no Acre a pedido do deputado federal Major Rocha (PSDB), concluiu na sexta-feira, 19, o trabalho de análise de mercado realizado no Estado.

A espanhola Mercedes Capitas, o argentino Santiago Gallo e a assessora parlamentar Lídia Lacerda, acompanhados dos engenheiros florestais Robelson Dias e Francineudo Costa e do professo Tarcísio Fernandes (UFAC), percorreram a BR 317 ouvindo as comunidades localizadas na Reserva Chico Mendes, prefeituras, empresários e população em geral.

A visita teve início na Prefeitura de Rio Branco, onde a Missão foi recebida pelo secretário do Gabinete Civil, André Kamai.

Ainda em Rio Branco, a Missão Técnica esteve reunida com os empresários que compõem a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Acre – FIEAC – além de presidentes de sindicatos ligados à indústria. Na oportunidade, Mercedes Capitas apresentou a GARAPEN – Associação Basca de Agências de Desenvolvimento, uma agência de desenvolvimento europeia que pode colaborar com projetos industriais no Estado. Os empresários também receberam informações sobre o FOCEM – Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul.

Os técnicos também estiveram reunidos com a reitoria da Universidade Federal do Acre – UFAC, para, além de apresentar as possibilidades de investimentos, convidar a instituição para ser parceira de uma sessão do Parlasul – Parlamento do Mercosul – que deve ser realizada ainda este ano no Acre. “Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo do Parlasul, requisitei e tive aprovação dos pares, que uma sessão do parlamento se realize em território acreano. Estamos em situação estratégica, de fronteira e precisamos mostrar aos demais países da América do Sul nossa potencialidade”, destacou o deputado federal Major Rocha, durante encontro com o reitor Minoru Kimpara e a vice-reitora Margarida Aquino.

“Em 2015 realizamos a 67ª SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) em Rio Branco e com muita satisfação podemos afirmar que foi uma das melhores e mais organizadas reuniões do país. Encontros deste porte atraem turistas e movimentam a economia na cidade e região”, destacou Kimpara.

Em Assis Brasil a equipe esteve reunida com a Associação de Mulheres de Assis Brasil (AMEAB), Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes (AMOPREAB) e com a Cooperativa de Moradores e Produtores da Resex Chico Mendes (COOPERAB).No encontro os participantes apresentaram trabalhos artesanais produzidos na Resex, a exemplo do Dr. Da Borracha, que demonstrou suas sapatilhas produzidas totalmente com látex. A equipe também conheceu trabalhos realizados com reaproveitamento de resíduos, como vasos e esculturas feitas com pneus. Na prefeitura de Assis Brasil, a Missão Técnica foi recepcionada pelo prefeito dr. Betinho (PSDB). Em cada ambiente os técnicos ouviram as pessoas presentes, repassando orientações às associações e instituições presentes, quanto à forma de recebimento de projetos.

“Esta foi uma viagem muito rica em troca de conhecimento. O Acre tem uma riqueza incrível, que é o seu povo, sua floresta, o seu saber. O potencial de crescimento é grande”, ressaltou Mercedes Capitas.

Assessoria PSDB-AC

Comentários