Acre
Ministério faz simulado de caso suspeito no Acre
Por Amanda Mendes, da Agência Saúde
Realizado em Brasileia, o exercício tem como objetivo a preparação da rede de vigilância em saúde para um eventual caso de suspeito da doença no país
Um novo simulado para treinar as equipes de saúde a um eventual caso suspeito de Ebola no Brasil foi realizado nesta quarta-feira (3), em Brasileia (AC). O município é rota migratória para a entrada de estrangeiros por via terrestre no país. O exercício foi realizado no Hospital Estadual Raimundo Chaar, em parceria do Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde do Acre. Ao todo, cerca 100 pessoas participaram da simulação.
A ação teve como objetivo colocar em prática os planos de preparação e protocolos elaborados para essa situação, servindo como treinamento das instituições envolvidas, em condições que simulam um caso real. O exercício contemplou os passos que devem ser adotados, desde a chegada do paciente na unidade de saúde, o procedimento de identificação de caso suspeito, isolamento e manejo inicial do paciente no pronto atendimento e uma simulação de transporte do paciente ao hospital de referência, em Rio Branco (AC).
“É importante ressaltar que foi um treinamento programado como parte do processo de preparação do Brasil”, afirmou o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, alertando para o fato que, até o momento, houve apenas um caso suspeito pelo vírus ebola (DVE) no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco de transmissão da doença por viajante internacional é considerado muito baixo.
Esse é o terceiro simulado realizado no país. Outros dois foram aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo, quando foi treinado o protocolo de atendimento de caso suspeito em aeroporto internacional, com base em exemplo fictício de resgate de um suspeito com Ebola procedente dos países onde há epidemia do vírus (Libéria, Serra Leoa e Guiné).
SIMULAÇÃO – O exercício teve início com a entrada do paciente de Serra Leoa (país da África Ocidental com transmissão de ebola) no Hospital Estadual Raimundo Chaar. Professor de história e estudante da língua portuguesa, 42 anos, o paciente relatou febre e mal estar no dia anterior, sendo 18 dias entre a saída de países afetados pelo vírus ebola e início dos sintomas, se enquadrando, assim, na definição de caso suspeito.
Após a entrega do passaporte na recepção do hospital, deu-se início o protocolo de resposta hospitalar. Uma equipe de enfermagem foi chamada pelo funcionário da recepção, que constatou tratar-se de um caso suspeito de ebola. O paciente foi imediatamente isolado para iniciar a investigação. Um médico da unidade, vestindo equipamento de proteção individual (EPI), iniciou a entrevista, que busca relembrar todos os fatos relacionados com a doença e à pessoa doente, a fim de ajudar no seu diagnóstico.
Enquanto isso, o Núcleo de Vigilância do Hospital notificou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SES-AC) da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (SES-AC) e a Secretaria de Saúde do Município de Brasileia. Em seguida o CIEVS comunicou à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde por meio do Disque Notifica.
Depois de exames clínicos e estabilização do paciente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado para fazer o seu transporte à capital Rio Branco para tratamento até que o Ministério da Saúde faça o transporte do paciente ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que, como a simulação foi para treinamento da unidade de saúde de Brasileia, a pessoa – que seria o caso suspeito – não foi transportada para Rio Branco e nem para o Rio de Janeiro.
Além do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Acre, a ação contou com a participação das Secretarias Municipais de Brasileia, Assis Brasil e Epitaciolândia, além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e SAMU.
SOBRE O ACRE – O Estado do Acre está situado no sudoeste da região Norte e tem como limites os estados do Amazonas a norte, Rondônia a leste, a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste. Nos últimos anos, o estado tornou-se rota migratória importante para a entrada de estrangeiros por via terrestre a partir de seus municípios de fronteira: Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia.
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.



















Você precisa fazer login para comentar.